terça-feira, 31 de julho de 2012

JUSTINO DO FUNDO...


Faz anos hoje que Justino do Fundo nasceu. Não interessa quantos. Este mês que agora termina, também faz alguns anos que faleceu. Também não interessa quantos. A certas pessoas, os números não interessam, porque são intemporais. Justino do Fundo morreu uma vez, mas mataram-no várias vezes. Aqui na sua cidade, foi e está a ser assassinado constantemente, olhando para os crimes de lesa património penafidelense que estão a ser praticados nesta terra de vaidosos, de políticos, de candidatos a palanques do poder, sempre à procura de um eventual espelho para mirar se a gravata escolhida de manhã foi uma boa opção. 
Esta terra é ingrata, porque produz criminosos, cujas armas são o quero, posso, mando, faço e desfaço como me apetecer e ninguém tem nada com isso. Esta terra é ingrata, porque cria gente sem escrúpulos, que não olha a meios para destruir, e deixar a sua marca. E quanto mais alto melhor. Quem tiver dúvidas, que vá  ver aquela vergonha que está a crescer no meio da rua na Praceta da Alegria. 
De pouca vergonha em pouca vergonha, andamos nisto há um bom par de anos. Quem destruiu a Praça do Mercado para dar lugar à maior estupidez urbanística que existe em Penafiel? Foi o PSD. Quem construiu o mamarracho que está "agarrado" ao antigo Magistério? Foi o PSD e o "contra-peso" CDS. Quem está a destruir a Praceta da Alegria? É o PSD e o "contra peso" CDS. Quem acinzentou a nossa principal avenida da cidade? Foi o PSD e o "contra-peso do" CDS.  
Uma vez perguntei a Justino do Fundo, o que pensava da substituição da calçada à portuguesa pelo granito nos passeios (ele ainda era vivo). Ele não disse nada. Limitou-se a sorrir. Porque ele sabia que o sorriso é a crítica mais eficaz, quando se descobre que o vento sopra do lado errado.  
Não tenho dúvidas que Justino do Fundo está a ser apunhalado todos os dias... e pelas costas....

O SR. POLÍCIA...

Chamem a polícia!
Foto DN

segunda-feira, 30 de julho de 2012

A AVÓ LEOPOLDINA...


Eu peço desculpa aos meus amigos, por esta pieguice. Eu gosto muito de partilhar as minhas simpatias, os meus gostos, as minhas emoções. E como pessoa de afectos, aqui deixo esta foto, que mostra a minha avó Leopoldina Correia de Beça, com duas netas ao colo e mais dois netos no chão.  Eu sou o da esquerda com dois anos de idade. Esta minha avó e voltando ao tema da minha árvore genealógica, é neta de João Marçal Correia de Freitas Beça, que era irmão de Rodrigo de Freitas Beça, que por sua vez era pai do ex-presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Coriolano de Freitas Beça. 
Há meia dúzia de anos, no Jornal 3 de Março, eu fiz a biografia destes dois ilustres penafidelenses, embora o Rodrigo fosse natural do Porto, numa rubrica chamada "Nome de Rua", longe de imaginar que estava a falar de meus familiares. Mais tarde, em 2010 no opúsculo dedicado às Penafidelências, fiz umas quintilhas dedicadas ao Dr. Coriolano, que foi actor de teatro no Recreatório. Pronto era só mais isto que eu queria dizer... 

"WILD THING" DOS TROGGS...

Foi no dia 30 de Julho de 1966 que nasceu esta belíssima canção "Wild Thing dos Troggs, uma banda inglesa. tenho muita simpatia por esta canção. Quando a ouço lembro-me da animação musical do Jardim do Calvário, do seu lago e da sua esplanada, esta hoje em estado de quase putrefacção. Pronto deixemos de coisas tristes e ponham o volume um pouco mais alto porque é um som inesquecível... 

domingo, 29 de julho de 2012

QUEM DIRIA!...

Há dias, escrevi aqui no meu ADN, que tinha descoberto que o ex-presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr. Coriolano de Freitas Beça, residiu na "minha" Travessa dos Fornos.
Hoje descobri coisas muito mais engraçadas. De certidões em certidões, de assentamentos em assentamentos, fiquei a saber coisas que nunca imaginei. Foi com alguma surpresa que que fiquei a saber que a minha família tem no passado, no século XIX, pessoas muito importantes na vida pública de Penafiel. 
Depois de todas as pesquisas, de todas as consultas cheguei a certezas impensáveis.
O Dr. Coriolano de Freitas Beça (1834-1914), que era advogado e foi presidente da Câmara de Penafiel entre 1880 e 1882 e tem uma rua com o seu nome na zona do Trinta e Três, era filho de Rodrigo de Freitas Beça.
Este Rodrigo de Freitas Beça, era médico e cirurgião e foi director do Hospital de Penafiel. Fundou o "Teatro Penafidelense". Privou com o poeta Joaquim Araújo e fundou o jornal "Gazeta de Penafiel". Também tem uma rua com o seu nome na zona do Trinta e Três-

Rodrigo de Freitas Beça (1805-1874) era irmão de João  Marçal Correia Freitas Beça. Este por sua vez, era pai de Guilhermina Correia Beça. Esta senhora era mãe de Leopoldina Correia Beça. A senhora Leopoldina era a mãe de Margarida Pinto Beça. E esta Margarida foi a mãe de Fernando Beça Moreira, eu próprio...

Não sei se perceberam? Recapitulando: o pai do Dr. Coriolano Freitas Beça era irmão do meu trisavô, João Marçal Correia de Freitas Beça.
Afinal,  eu, que não passo de um “borra botas”, tive gente importante na família.  Até um presidente de Câmara. Quem diria!...

É evidente que há muito mais gente no meio desta gente. Por exemplo: o Dr. Coriolano era um de doze irmãos. Nasceu em Penafiel. Que seu pai era natural do Porto e era filho de gente modesta da freguesia da Madalena do concelho de Paredes. E muito mais peripécias.
A foto de cima é de Coriolano de Freitas Beça e a de baixo é de seu pai Rodrigo de Freitas Beça...

sábado, 28 de julho de 2012

CRISTO É ISTO?...



Ordenação de 'mulheres padres' desrespeita "vontade de Cristo"

Novo prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé considera que a exclusão das mulheres da ordenação sacerdotal na Igreja Católica segue a "vontade e chamamento de Cristo".

A ser verdade, Jesus Cristo era preconceituoso  e reaccionário. Há tantos anos e já havia gente assim!...

CARTÃO RELVAS...


SEM AMOR... NADA...

Sem amor... nada

In "Portugal porreiro, pá"

A OITAVA MARAVILHA...

Não podia deixar passar esta página em branco. Em  28 de Julho de 1939, faz hoje 73 anos,  Judy Garland, gravou pela primeira vez "Over The Rainbow" que serviu de banda sonora para o filme "o Feiticeiro de Oz". Uma canção que de facto é música para ouvidos apurados e sensíveis. É a oitava maravilha...

sexta-feira, 27 de julho de 2012

TEXTO DE OPINIÃO...

Clicar na imagem para poderem ler

"FEAST IN RETIRO"?...


Façam o favor de acreditar. Isto não é no Chade, no Uganda ou no Haiti.  Isto é em Penafiel. Mesmo à porta do falecido Cine Teatro S. Martinho, está esta porcaria há muito tempo. Que nome terá esta "lixeira"? "Feast in Retiro"? É capaz de estar bem. Não estará Dr. Antonino? O senhor é que percebe de festas e essas coIsas com nomes estrangeirados...

FEAST IN RIOS...

"E foi assim que surgiu o 1º Feast in Rios, que ao longo do último fim-de-semana encheu de gente o bonito cais de Entre-os-Rios. As propostas de actividades foram muitas e variadas, para que todos os visitantes se sentissem integrados. Desde demonstrações de Kung Fu, Kickboxe, Hip Hop e Fitness, a desfiles de moda, paraquedistas, e actuações de bandas e Dj’s, houve um pouco de tudo neste animado fim-de-semana."


Quem quiser saber de festas e grandes animações em Penafiel é ler os textos de Antonino de Sousa de 15 em 15 dias, no jornal "Verdadeiro Olhar". Foi assim com a Noite Branca, foi agora em Entre-os- Rios com o "Feast in Rios" com demonstrações de toda a espécie. É assim, disse o vereador do ambiente da câmara municipal de Penafiel, que se finta a crise. 
Está bem Dr. Antonino, é com danças, modas, Kung Fus, Kickboxe e coisas assim, que as pessoas se esquecem que este governo local mantém em silêncio sepulcral o Jardim do Calvário, que não tem animação musical há um bom par de anos. Até a pobre e vergonhosa esplanada nem lágrimas tem para chorar, porque o pequeno lago está seco, que até mete raiva. 
Dr. Antonino de Sousa, quando é que faz a festa de inauguração do bar da esplanada e consequentemente encher de alegria o lago que no passado tinha "cisnes"?
Ah pois, a câmara não tem dinheiro para tal. Pois é. Os dois milhões de euros da "regeneração" não chegam para isso! Pois sim, o granito nos passeios é lindo. Tão lindo que até me comovo. Lamento é que o PS não tenha grandes soluções, para substituir um executivo que nem sequer é digno do logótipo (Sentir Penafiel) que ostenta em tudo quanto é "invento"...

quinta-feira, 26 de julho de 2012

NOCTURNOS...

Vamos deixar a cidade de Penafiel em paz. Se o poder deseja que ela feneça, que deseje. Vamos desviar as atenções, os nossos sentidos para outras bandas. Vamos repousar nas sonoras ondas que um piano nos pode proporcionar. Eu por mim, escolho este conhecido Nocturno de Chopin. Não há nada melhor para ouvir antes da tempestade nocturna que se avizinha. Poupem-se. Deixem lá Penafiel morrer mais um pouco e vamos respirar outros ares. Estes... 

BELO ESTACIONAMENTO...


Parecia um novo stand de venda de automóveis. Parecia também uma exposição de carros modernos. Não. Não era nem uma coisa nem outra. Os ocupantes destes automóveis, deviam ter ido à festa  dos avós no Parque da Cidade e deixaram aqui os seus pópós. 
Este local é de facto um belo parque de estacionamento inventado por Alberto Santos e Paula Teles. Ainda por cima gratuito. Por mim não há problemas. Podem estacionar onde quiserem. Quero ver se não me incomodo muito com isso. Pelo contrário, para mim, isto é uma risota. 
Os responsáveis desta terra poderão alegar que isto é falta de civismo por parte das pessoas. Eu próprio já pensei assim, mas não é. Isto não é falta de civismo, é falta de passeios.   Antes da eliminação dos desníveis dos passeios, isto nunca aconteceu. Agora é isto. Tudo por culpa, não das pessoas, não da ausência da GNR, mas de quem manda nesta cidade. Esta é a cidade que temos, que tem os políticos que tem, que foram colocados no poder por alguém, digo eu...

DIA DOS AVÓS


Porque razão hoje é dia dos avós e não dia dos avôs. Eu sou avô, não sou avó. Será por isso que não vô à festa no Parque da Cidade? Eu não vô à festa, porque mais uma vez digo que estas coisas organizadas pelas autarquias, pelo menos pela de Penafiel, cheira-me a comício político-partidário.
Porque razão este ano não foram a Fátima à missinha? Porque não foram ao Pombal,  para verem no palco uma dúzia de políticos a escorregarem discursos "profundos", perante uma plateia toda engalanada de bonés "Sentir Penafiel" na cabeça? Que bem que lhes fica. Para a semana lá estarão eles a fazerem as primeiras páginas dos jornais locais.
No entanto, acho de facto o Parque da Cidade ser o melhor local para juntarem uns tantos milhares de pessoas que merecem, não uma festa, mas uma atenção que não têm. Os convívios são interessantes, mas era num país em que os velhos fossem tratados como merecem. Não fossem abandonados nos hospitais. Tivessem pensões dignas. Tivessem dinheiro para os medicamentos. Não morressem sozinhos, tristes e abandonados às suas sortes. Isto é que era um país. Festas? Trailarós? Foguetes? Ainda por cima levam com a pior música que há no país ...da-se! Que puto de frete...

quarta-feira, 25 de julho de 2012

SOM PARA REFRESCAR...

Com este deserto em Penafiel. Com este aquecimento do ar provocado pelo granito nos passeios, começa a baixar o nível de qualidade de vida na cidade. Então nada melhor que fugirmos dela e recolhermo-nos em casa e ver o ouvir este vídeo. Faz esquecer as agruras por que um penafidelense passa quando vai apenas tomar um simples café. 
Um dia destes vou-lhes dar conta de uma conversa que tive com um antigo colega de escola secundária nocturna. Hoje é arquitecto paisagista e encontrei-o por acaso. Está de férias e esteve cá apenas umas horas.
Mas vamos ouvir e ver este som que mete todas as coisas que se julgam boas, num bolso...  


terça-feira, 24 de julho de 2012

UMA "CÂNDIDA" TURA...


Ora aqui está o melhor anúncio de uma candidatura à Câmara Municipal de Penafiel. Simpático, colorido, e brilhante. Mário Magalhães pode ter todos os defeitos, (que para mim são os suficientes para não votar nele) mas sabe muito bem com quantas letras se escreve a palavra PRESIDENTE. Não voto nele, por muitos motivos e mais um: é do PSD, um partido que não chupo desde os tempos de Sá Carneiro, isto é, desde sempre. Um partido que eu abomino, que me causa uma imensa brotoeja, um partido que neste momento e em Penafiel, me faz sentir um intruso dentro da minha própria casa.
Mas atenção que posso fazer uma histórica excepção. Eu até posso vir a votar no PSD. Meu caro amigo Mário, eu só voto em ti se deitares a Torre da Alegria abaixo, se devolveres a calçada à portuguesa aos passeios e no Largo da Misericórdia, se arrasares com aquela coisa que dizem chamar-se quiosque, se repuseres   o passeio que estava em frente à Câmara Municipal, ou seja, tens o meu voto se interromperes  esta coisa chamada "regeneração".  
Depois levas o meu voto para seres o maior desta terra, porque eu sei que aspiras a isso, se me disseres, porque razão foste para o Parlamento, já que eras tão bom à frente da Penafiel Verde, pelo menos era o que o Sr. Presidente da Câmara, Alberto Santos dizia todos os dias. Só assim é que eu coloco a minha cruz no calvário, perdão no boletim de voto. Se isso não acontecer, terei de votar em Fernando Malheiro, que apesar de ser de Novelas, considero o homem mais competente, mais capaz de defender a cidade de Penafiel, dos predadores que andam por aí a atacar os mais fracos.  E os mais fracos somos nós os penafidelenses...

segunda-feira, 23 de julho de 2012

COMENTÁRIO ATRASADO...

"Penafiel é certamente, e por todas as razões e mais algumas, o pior concelho em que vivi, e já vivi em vários....Filho meu não há de crescer aqui!"

Este é um comentário de um anónimo, aqui deixado no passado dia 20, sobre o assunto que a foto evidencia: uma porta velha, completamente degradada no centro da cidade. Como foi tratado já há bastante tempo, achei por bem ou por mal coloca-lo agora à vista de olhos de todos...

O PAPA-CHICLAS...

Eis um papa-chiclas no sítio certo...

domingo, 22 de julho de 2012

PENAFIEL CIDADE SUJA...



Só não vê quem não quer. Todos os dias o Sr. Presidente e a vereação da câmara, inclusive o vereador ligado à limpeza, que não sei quem é, passam pela cidade, e bem vêem a sujidade debaixo dos pés. 
A palavra limpeza deve ser um termo pouco agradável de pronunciar. Por isso não há vereador da limpeza. Procurei saber mas não encontrei. Creio que seja o vereador do "ambiente" que é uma palavra mais fina. É quase como o lixo. O lixo já não é lixo, é RSU. Então RSU não é mais poético? Claro. A palavra lixo já foi para o lixo há algum tempo nesta terra. Só que o lixo anda por aí aos pontapés.
Há tempos, quando o jornal "Notícias de Penafiel" era um jornal "limpo", havia um senhor chamado António Pereira Barbosa Júnior, que nesse semanário chamava a atenção do executivo camarário, para estas coisas ligadas à limpeza e sujidade. Creio mesmo que o senhor António "Bôla", atravessou vários executivos: Justino do Fundo, Agostinho Gonçalves, Rui Silva e princípios de Alberto Santos. Só que o PSD/PP, que é quem manda nesta terra e no dito semanário, despediu aquela voz um tanto incómoda para a coligação partidária.  Lembro-me muito bem da tristeza que ele sentiu por ter sido corrido do "Notícias de Penafiel". Que houve má fé, eu sei que houve. Aliás diga-se que desde que o PSD/PP tomou o poder em Penafiel, outros cidadãos levaram um chuto no cu daquele jornal. Não vale a pena cita nomes. Toda a gente sabe quem eram as "bestas" de língua afiada.
Mas vamos falar de porcaria, ou da falta de limpeza em Penafiel.
A Praça Municipal foi alvo de um arranjo nas pedrinhas durante tempo de mais. Ficou espalhado pelo chão todo o resultado desse restauro. Agora aquele espaço está todo sujo. E nem uma Feira do Livro serviu de pretexto para os serviços de limpeza da Câmara, activassem uma medida para limpar aquela zona que "mete nojo aos cães". Frase que o Sr. António Barbosa costumava usar, quando via a falta de limpeza fosse onde fosse. Estou convencido que uma simples mangueirada para além de limpar, ficaria mais notório o contraste na calçada da Praça Municipal. O branco ficava mais branco e o preto ficava mais preto. Claro que ficava bem e bonito. Mas a Câmara não entende assim, paciência. Mas quando cá veio o Cavaco, inaugurar o museu, a Câmara não teve dúvidas. Foi toda lampeira em mandar limpar as ruas por onde o Sr. Presidente da República iria passar. Eu vi a limpeza que foi feita. Eu vi os funcionário a limpar à pressão a Praça Municipal, a Rua Joaquim Cotta  e o Largo da Ajuda. Eu vi.
Mas agora não vejo nada. Está tudo sujo e ninguém quer saber. Até aquele pequeno jardim em volta do monumento dos mortos da Grande Guerra, está uma lástima. Ninguém quer saber.
Ó Dr. Antonino de Sousa, o Sr. que viu tão bem a espectacular, grandiosa, fantástica, fenomenal "Noite Branca",  não vê estas coisas negras da cidade? Eu vejo e quase toda a gente vê. 
Faz-se uma "regeneração" tão bem urdida e estas "pequenas" coisas passam ao lado de quem manda nesta terra? Não pode ser. Não é só fazer mal à cidade, que é o que andam a fazer há um bom par de anos. É preciso proteger os idosos e a nossa cidade com mais de 240 anos, bem carece desse tratamento. Mesmo que isso seja extremamente... fácil.
Ó  senhores do poder, não têm receio do que podem ver, sentir e pensar, os turistas que nos visitam? Eu tinha, receio e vergonha, muita vergonha...

sábado, 21 de julho de 2012

ESTA JUVENTUDE...

Clicar na imagem para ver melhor esta vergonha nacional

Esta imagem é elucidativa sobre o futuro de Portugal. Esta juventude estagia em "movidas" um pouco por todo o lado, para mais tarde hipotecar um país a precisar de sangue novo, novas ideias, novos paradigmas. Não, assim não vamos lá. Esta malta não vai a lado algum com este tipo de comportamento. Copos e mais copos, drogas e mais drogas e sempre cada vez mais. Aí está a geração que não quer ser rasca. É rasca porque nada faz para não o ser. Só queria saber onde é que esta gente vai buscar o dinheiro para as bebedeiras e overdoses. É esta mesma gente que abandona o ensino, não estuda, tem notas tristes, tem resultados negativos no aproveitamento escolar. É disto que a juventude gosta. Não posso generalizar, porque há raras a boas excepções, como foi o caso de um "puto" que muito recentemente conquistou 2 medalhas de ouro nas Olimpíadas de Matemática, mas assim, estamos entregues à bicharada.     
A imagem que vem na primeira página do Correio da Manhã (21/07/12) poderá ser a ante câmara da uma morte anunciada deste país, que só dá Passos atrás. Mas também se for para a frente é para se precipitar num abismo, se é que já não caiu. 
Ó malta assim  não vale. O país vai precisar de vocês, mas de bêbados e drogados, passem bem, muito obrigado. Com vocês não vamos a lado nenhum. Vocês estão-se a matar e por arrasto levam este país convosco...

sexta-feira, 20 de julho de 2012

SOBE, MONSTRO, SOBE...


Olhem como o monstro de Penafiel sobe. Em dois dias apenas subiu uns bons metros. Ó dr. Rodrigo Lopes na próxima reunião da Assembleia Municipal, venha dizer que isto é bonito. 

FEIRA DO LIVRO...


Não à tourada. Sim à Feira do Livro. Meus amigos, hoje a nossa querida RTP, com a conivência do PS, PSD e CDS, vai transmitir mais uma barbárie que nos devia envergonhar a todos. Não vejam a televisão. Hoje à noite a RTP vai transmitir mais uma tourada. Não vejam. Pirem-se de casa. Vão até à Feira do Livro que está a decorrer no Largo da Misericórdia e Praça Municipal. Vão até lá e divirtam-se. Tourada não. Livros sim!...

PARQUES E MAIS PARQUES...


A recuperação deste espaço faz parte da regeneração urbana de Penafiel. Não está mau. Também era o que faltava. Tendo em conta que este local estava desaproveitado, degradado, qualquer coisa que aqui se fizesse viria por bem. Só acho aqui um excesso de cores,  ao contrário de outros locais da dita regeneração. Ou oito ou oitenta. Ou tudo ou nada. Mas pronto está bom e isso é o que interessa. Mas quando olho com óculos de ver ao longe constato que o que aqui está feito é um grande desperdício de terreno. Mais uma janela que se fechou em Penafiel.  Para este local deveria ter vindo outra coisa. Isto é mais um espaço para as pessoas se entreterem, para passarem algum do seu tempo, para se divertirem, etc., etc.
Penafiel é pródigo em Parques: Este parece que se chama Intergeracional (o que é isso?). Mais abaixo temos o Parque da Cidade. Mais acima deste, temos o Parque Temático. De facto, Penafiel não é parca em locais de animação, de brincadeira, de diversão. E o fim da macacada vem aí quando der à costa a Praia Artificial e o Raf Park. Finalmente começa a haver em Penafiel as condições ideais para aqueles que não fazem nada. Sim porque só frequenta estes espaços quem não faz nenhum.
Ah, já me esquecia de perguntar: neste espaço tão dolorido, perdão tão colorido, onde fica a Praça António Nobre? Mais, onde ficam os quartos de banho? Será que vamos ter de comer uma pizza no Ricardo para dar uma mijadela? E se eu não gostar de pizza? Tenho que deitar o muro mais próximo abaixo?...

quinta-feira, 19 de julho de 2012

O "MONSTRO" DE PENAFIEL...

Clicar na imagem para ver melhor

O título desta mensagem está entre aspas, mas não devia, porque aquilo que se vê na foto é mesmo um monstro.  Sinceramente, eu não sei o que vai nas cabeças deste executivo. Esta é mais uma aberração que está a ser construída em Penafiel, depois de tantas outras que "apenas" ofendem a paisagem penafidelense. O local desta afronta à inteligência das pessoas é na Praceta da Alegria, que espero que mude de nome e coloquem outro de acordo com o monstro que está a dar à estampa.
Esta aberração, ainda é maior porque esta obra é completamente desnecessária. Há outras alternativas e nada chocantes. Vejam a próxima foto...

Esta acessibilidade é para quem? Vejam a próxima foto...


Para que é este inenarrável caixote? Para que é esta "coisa"?  Porque não fazem aqui uma outra acessibilidade, igualzinha à que está do outro lado da Loja do Cidadão, como a foto do meio mostra?
Andamos nisto de atentados ao bom gosto já há um bom par de anos, talvez uns seis ou sete e Alberto Santos e companhia ilimitada não param com esta onda destruidora. 
Senhores votantes da direita em Penafiel, não se esqueçam de continuar a contribuir para a destruição daquilo que parece que não é vosso.
Já agora, senhor Presidente da Câmara Municipal, não se esqueça de, quando terminar a construção do monstro da Praceta da Tristeza, colocar o logótipo "Sentir Penafiel". Fica assim registado nos anais penafidelenses, o quê e quem fez uma coisa destas na nossa terra. Eu disse mais uma vez "nossa", porque não é a sua. Está mais que provado que assim é...

quarta-feira, 18 de julho de 2012

AO SR. PRESIDENTE DA CÂMARA...


Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr. Alberto Fernando da Silva Santos, não tem saudades do que esta foto mostra?  Eu também não. O que eu tenho é muitas dores. Tantas, que não sei se haverá alguma coisa que me alivie este "sofrimento". 
Por que é que me lembrei de colocar esta foto aqui hoje? Porque esta foto foi tirada em dia de chuva, o que para mim tem todas as vantagens: Ar de frescura, ar de beleza e muita transparência. Isso deixa-me imensamente feliz... 

ESPECTACULAR...


QUINTA-FEIRA NEGRA...

Esta foto é de facto muito bonita e refrescante, o que ainda é melhor! Deseja uma feliz quinta-feira, mas eu duvido que amanhá seja uma boa quinta- feira. Pelo contrário, vai ser uma quinta-feira negra, muito pior que aquela que deflagrou nos Estados Unidos em Outubro de 1929. 
Esta vai ser de arrepiar. É amanhã às nove horas, que eu vou mostrar aqui o tal "monstro" de Penafiel.
O conceito de alegria e felicidade de uma pessoa, depende de muitos factores, de entre os quais, dela própria e de tudo o mais que a rodeia. E o que amanhã os meus amigos vão ver, pode estragar aquilo a que se podia chamar uma boa quinta-feira...

O MEU "ADN"...

De há uns tempos a esta parte, ando a vasculhar os meus antepassados. Ando a construir a minha árvore genealógica. Tenho tido algumas surpresas. Uma delas foi que meu avô paterno Luís Moreira foi assassinado na Rua S. Bartolomeu em 1923. Que o "Zequinha" da farmácia é meu primo só pela parte de sua mãe, uma vez que minha avó Maria Rosa  da Rua do Carmo, casou duas vezes: uma com Luís Moreira e depois da morte deste, casou com Vitorino Aires Gomes. Daí o facto do Zequinha da Farmácia ser Aires e não Moreira como eu sou. Também fiquei a saber que o ex-presidente da Câmara de Penafiel, Coriolano de Freitas Beça (foto) morou na travessa onde eu nasci: a Travessa dos Fornos. Tenho comigo a certidão de casamento (30 de Outubro de 1882, na nossa Igreja da Matriz) deste advogado que tinha escritório na Rua Formosa, mais ou menos onde hoje se situa o Centro Comercial Brasília.
Eu que só conheci duas avós, já tenho os nomes de alguns dos meus 32  tetra-avós. Vou tentar descobrir os meus 64 penta-avós, e os meus exa-avós que são 128.  Acho isso fantástico e apaixonante...

SEM ÁGUA...


Eu não sei se muita gente leu esta notícia vinda ontem na primeira página do Jornal de Notícias. Quem leu e tiver dois dedos de sensibilidade não deixou de se sentir revoltado, repugnado com o autoritarismo, com a arrogância, com o corporativismo de algumas Câmaras deste cada vez mais pobre país. As Câmaras cada vez menos municipais, não tiveram a ombridade de procurar saber por que razão muitas famílias já não conseguem pagar a água. Não pagam, pumba, corta. Eu fico nas horas com esta gente. 
As pessoas para além de não terem dinheiro para pagar a água, ficam, com estas medidas,  sem  aquilo com que se cozinha, com que se lava a loiça, com que se toma banho e principalmente com que se mata a sede. Isto só mostra o país que somos, só mostra o nível de pessoas que estão à frente da Câmaras.  Esta gentinha que está à frente das suas "coutadas" precisava é que lhe fechasse outras coisas, como por exemplo a torneira do dinheiro que lhe dá acesso ao poder, ao "folclore", às festas, às comesainas e às estúpidas regenerações urbanas que um pouco por todo  lado andam a estragar cidades e vilas deste Portugal pobre e mouco.
Eu tenho vergonha que isto seja assim. Mas eles não têm. Eles quem? Eles...

terça-feira, 17 de julho de 2012

O "MONSTRO" DE PENAFIEL...





Uns mais, outros menos, mas toda agente já ouviu falar dos monstros: um que apareceu no Lago Ness na Escócia e outro, que foi o King Kong de Nova Iorque, como mostram as fotos. Mas preparem-se que Penafiel também vai ter um. Não é nenhuma versão daqueles dois, de que até se fizeram filmes. O monstro de Penafiel não é filme. É real e assusta quanto baste. Um dia destes virei aqui falar dele... do monstro... 

NUNCA MAIS CHOVE...


Para mim, este calor é insuportável. É uma seca. Tenho de regar o meu jardim diariamente o que é uma tragédia. Tanto pela água que se consome, como pelo dinheiro que se gasta. Como se isso não bastasse, se eu consumir mais de 25 metros de H2O, a nossa querida e amada empresa municipal "Penafiel Verde", espeta-me com um imposto fascistóide, isto é, levo nas costas com um agravamento de dois euros .... no LIXO. Reparem bem, no LIXO. 
Quer dizer, eu sou obrigado a gastar água, porque senão morre tudo. Mas quanto mais água gastar, mais cara ela se torna, quando devia ser ao contrário. Quando se compra qualquer produto, quanto mais quantidade se adquirir mais barato se torna o dito produto, não é verdade? À dúzia é mais barato, não é?
Imaginem o seguinte cenário? Eu vou ao Pedro comprar arroz.e levo 2 ou 3 quilos, mas se eu levar 9 ou 10,  pago mais por quilo. Quem diz arroz, diz azeite, cebolas, cenouras e alhos. Já imaginaram uma situação destas? Tínhamos que consumir o mínimo possível, passar fome se calhar. Enquanto isso, os ricos, (quando falo em ricos, estou a falar em políticos, gestores, assessores, directores, administradores e outros malfeitores) podiam levar para casa armazéns de mercearias.
Resumindo e concluindo: os pobres estão sempre fodidos. Porque os ricos, esses podem gastar, esbanjar, estragar o precioso líquido que a eles pouco ou nada lhes afecta, como é o caso da nossa estimada Câmara Municipal de Penafiel, que para desperdiçar água é com ela.
Custa muito ter um jardim. Um dia destes vai tudo pró maneta. Imito a nossa Câmara e espeto-lhe com granito em cima. Não gasto água  e  não estou a contribuir para o pagamento de salários a administradores da "Penafiel Verde".
Nunca estarei de acordo com essa história, de que para se poupar, ou obrigar a gastar menos, seja no que for, se suba nos preços. Nunca na vida. Só favorece quem pode e quem tem mais dinheiro.
Nunca mais chove...

segunda-feira, 16 de julho de 2012

O EDITAL...


Será necessário fazer um edital a dizer que é proibido estacionar no Campo da Feira no próximo dia 20 de Julho, porque é dia de feira? Eu acho que não. Toda a gente sabe que nos dias 10 e 20 de cada mês é dia de feira, há muitíssimos anos... 

DISPARIDADE...

Recuso-me a acreditar que quem fez isto...

fez isto...

SOLDADO DA GUERRA...

Este comandante dos bombeiros precisava de levar 
com uma agulheta sabem aonde? 
É por estas e por outras que esta aberração política 
se vai candidatar nos próximos cem anos...

Recorte retirado do jornal "Correio da Manhã" de 16/07/12

domingo, 15 de julho de 2012

CHAPÉU PRETO...


Vi e ouvi este "Chapéu Preto" na flauta de bambu de Rão Kiao, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Penafiel, creio que em 2000. Foi um bom bocado de intimismo em forma de música, da melhor que se fez e faz em Portugal. Ainda bem que me lembrei disso, porque até gosto muito de chapéus pretos e de Rão Kiao...

É DE ARREGALAR OS OLHOS...



Ó senhores Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr. Alberto Santos e senhora vereadora da mobilidade, Eng.ª Paula Teles, arregalem bem esses olhos. Vejam bem estas fotos. São de Cacilhas, uma freguesia do concelho de Almada. Na passada "Sexta feira 13", eu tive a sorte de estar em frente ao televisor na hora certa e vi estas imagens.  Foi na passada sexta feira que foi inaugurada esta rua submetida a uma regeneração. Olhem bem para aquele chão. Olhem os calceteiros a colocarem calçada à portuguesa no chão. Isto não foi no século passado. Este chão não é do passado. É de hoje. Vejam bem as diferenças de sensibilidade e gosto entre uma freguesia e uma "cidade", que ainda dizem saudosa e vaidosamente ser a segunda cidade do distrito do Porto. Vejam as diferenças entre o bom senso e o bom gosto entre as duas localidades.
Se o "carbonário" Cândido dos Reis mereceu esta pérola em Cacilhas. Os nossos Egas Moniz e Sacadura Cabral, não mereceram, não porque eram porcos, mas porque se calhar são os penafidelenses que o são... 

sábado, 14 de julho de 2012

FONTE ARCADA, UMA FREGUESIA ATRASADA...


O autor desta foto está de parabéns. Esta foto que veio no jornal "Notícias de Penafiel", mostra o quanto somos inteligentes, cultos e sensíveis. Nem o jornal esteve bem ao publicar esta obscenidade. Foi em Fonte Arcada, foi em Penafiel, uma terra que ainda tem tradições desta natureza.  É por estas e por outras que eu preferia que houvesse uma regeneração nas mentalidades dos penafidelenses, muito mais  que uma tal regeneração, que está a adulterar uma cidade. Não estou a dizer que é proibido matar um porco. É proibido por lei matar um porco fora do matadouro. Para além de ser imoral é pouco inteligente fazer uma festa e exibir um animal numa pose destas. Uma vergonha. Nem a pornografia ofende tanto. Há gente para tudo. Há gente que só pensa em comer. Só para comer é que as pessoas se sentam à mesa. Foi em Fonte Arcada, uma freguesia atrasada como muitas neste país...

MUITO MAIS MOBILIDADE...


De facto têm razão Alberto Santos e Paula Teles. Desde que retiraram o desnível dos passeios, Penafiel passou a ter muito mais mobilidade. E este local é disso paradigmático. Toda a gente sabe que os automobilistas vêem aqui fazer inversões de marcha. Mas no dia 12 (anteontem) um carro, todo lampeiro, entrou por este cinzento largo dentro, passou diante da porta da igreja, foi à farmácia e depois seguiu pela Joaquim Cotta e foi à sua vida. É simples, prático e rápido. Por isso viva a mobilidade e vivam as bandeiras que estão desfraldadas ao vento lá para os lados do nosso Egas Moniz, que leva com elas no nariz. Olhem, inté rima. Eu sou poeta do caraças, não sou?
Mas eu sei quem é escritor coisa nenhuma. Porque se fosse de facto uma pessoa das letras, logo seria alguém com uma cultura acima da média. Mas quem realiza coisas que fazem apertar o coração, não é uma pessoa de cultura e uma pessoa inculta, não sabe escrever...

sexta-feira, 13 de julho de 2012

O ORGASMO RETARDADO...


Há cerca de um mês que "isto" que a foto mostra, está parado. É que nem "isto" termina, nem do outro lado começa a limpeza daquela bagunça que está junto ao quiosque. Andaram com uma pressa impressionante para mostrar as "bonitezas" da cidade aos forasteiros aquando dos "Jogos Florais", que tinham a ver com a atribuição do prémio de melhor museu da Europa. Depois disso parou tudo nesta zona. Se calhar estes paranços tem a ver com o tempo. É preciso gerir o tempo. Convém retardar o orgasmo final para o gozo ser total, isto é, prolongá-lo para o ano das eleições. Não vá o diabo tecê-las e a coligação de direita, ou da extrema direita perdê-las. Era de facto muito chato, andarem a investir dez milhões e depois ver Mário Magalhães, Antonino de Sousa, Alberto Clemente ou Rodrigo Lopes sairem pela porta das traseiras da Câmara Municipal. Não. Nem pensar. Há que gerir estes prazos bem geridos, gastar estes dinheiros bem gastos, para não haver surpresas desagradáveis. 
Era bom, muito bom para Penafiel que a coligação de extrema direita, fosse dar uma volta ao bilhar grande, porque para estragos, o que ela já fez foram demais para acreditar. Pela minha parte, só voto num candidato, seja ele de que partido for, que desfaça tudo o que este executivo fez desde 2004, quando começou o assalto à calçada à portuguesa e o alargamento desajustado dos passeios, tornando-os pelintras, feios, cinzentos, pobres, sujos, mortos, desérticos, monocromáticos e com muitas pintinhas pretas chicletianas, que lhes assenta tão bem que até fico comovido. 
Por falar em cinzento, recordei-me (eu assisti) agora de uma frase de Antonino de Sousa, há alguns anos, quando disse que  os vinte anos de governo socialista tinham tornado Penafiel cinzenta. Quem tiver dois olhos na cara, tem todo o meu consentimento para soltar umas valentes gargalhadas e perguntar ao Dr. Antonino, qual é a cor com que a direita penafidelense "forrou" a nossa cidade, não a dele, mas a nossa, porque ele, não é de cá, é de Peroselo. Nem ele nem os outros que o acompanham nesta senda destruidora do burgo penafidelense. Há, porém, um vereador que é natural desta cidade, mas não parece. O que para mim ainda é mais grave. O Dr. Alberto Clemente , creio que é natural deste nosso burgo, mas nem pestaneja, nem esfrega os olhos para ver melhor o que se tem (des)feito na sua terra natal. É gravíssima a sua colaboração. É gravíssimo o seu não distanciamento perante este "tsunami" destruidor que assolou, que está a assolar Penafiel. Não sei, mas a mim, isso faz-me muita impressão. Muita mesmo...

quinta-feira, 12 de julho de 2012

ROLLING STONES - 50 ANOS...

Foi em 1962, faz hoje 50 anos, que apareceram os Rolling Stones. Tinha eu 13 anos e trabalhava 11, 30 horas por dia de alfaiate. Mas estas minhas calamidades sociais, não afectaram os meus horizontes musicais ou culturais. Sempre me tocaram este senhores londrinos, sempre que tocavam na rádio. Hoje volvidos cinco décadas, aí estão eles sempre frescos como se tivessem apenas setenta anos, ou à volta disso. Para os apreciadores da verdadeira música, aqui vos deixo este clip que me parece ser de facto uma obra prima. Meus senhores, eis os grandes ROLLING STONES e "Angie"...


quarta-feira, 11 de julho de 2012

MIGUEL RELVAS...


Esta história do não curso de Miguel Relvas já fede. Ainda ontem o telejornal abriu com este tema e com ele esteve quase meia hora. Não dá. Tanto blá, blá, blá por algo que não tem puto de interesse. A problemática ligada à licenciatura de Relvas para mim é tão importante como à que girou em volta de Sócrates. Quero lá saber se são ou não licenciados. Podem ambos terem apenas a 4.ª classe, que para mim é desimportante. O que me interessa que é que sejam ou tivessem sido bons naquilo que fazem ou deviam fazer, o resto é conversa. Porém,  uma coisa é certa, o PSD anda a beber o veneno que produziu para envenenar Sócrates. E visto por aí, é muito bem feito a comunicação social cair-lhe em cima. 
Depois, Miguel Relvas não precisa de ser doutor para privatizar a RTP. Que o faça o mais depressa possível, porque a televisão do Estado anda a chular os portugueses para os pôr ainda mais burros. Não é por acaso que deixei praticamente de ver televisão. Quero preservar alguma inteligência para quando precisar dela. Mas não falta muito para a TV ser zero para mim. Passo muito bem sem ela, aliás todas elas. Chega de atentados à inteligência para a qual nós pagamos. Andor. 
Ainda em relação a Relvas, ele não tem que se demitir por causa do curso, mas não tem perdão se de facto tentou calar a jornalista do Público. A ERC esteve do lado dele, por isso é que é "assunto encerrado"...

SALAZARISTAS...


Eu sabia que na minha terra havia salazaristas. Mas virem para aqui para este blogue e assumirem-se como tal, já não imaginava tanto. Na mensagem em que este blogue mostra Salazar de sapatos rotos, um anónimo (deve ser o mesmo que anda a tentar empestar este blogue) fez um comentário bastante abonatório para com o homem de Santa Comba. 
Eis Salazar na foto acompanhado por outro criminoso, o espanhol Franco, ambos, cada um à sua maneira, colaboradores de Hitler, o nazi que matou muitos milhões de cidadãos. Salazar só matou dez mil nas guerras coloniais, deixou um país analfabeto, atrasado 100 anos em relação ao resto da Europa, instituiu uma polícia que matou e torturou todos os que lhe apareceram a fazer-lhe oposição, como foi o caso mais paradigmático: o general Humberto Delgado. 
Meu caro comentador salazarista, tenha juízo, vá dar uma volta e saia deste blogue o mais rapidamente possível, porque o senhor não merece uma sociedade livre e democrática, nem o chão que pisa. Em Penafiel há muitos assim, só que eles disfarçam bem...   

terça-feira, 10 de julho de 2012

ANÓNIMOS NÃO...

SÓ PARA DIZER QUE ELIMINEI GRANDE PARTE DOS COMENTÁRIOS ANÓNIMOS. POR ISSO OUTROS COMENTÁRIOS FICARAM FORA DO CONTEXTO...

O VEREADOR ANTONINO DE SOUSA...


O Sr. Vereador Antonino de Sousa, no seu último "artigo" de opinião no jornal Verdadeiro Olhar ( o tal texto que pensei ter sido de autoria de António Sousa Pinto), diz que a Noite Branca foi uma festa como nunca se tinha visto na velha Arrifana do Sousa. Como é que ele sabe, se a vila de Arrifana do Sousa já não existe há 242 anos? O Sr. vereador é um exagerado. Ele é que se calhar nunca viu nada. Antonino de Sousa é um fogueteiro. Deita foguetes por tudo e por nada. É capaz de transformar um arraial, num acontecimento transcendental, metafísico, ou seja, uma coisa do outro mundo. Eu é que nunca vi tanta paranóia em Penafiel. Tudo o que for organizado pela Câmara Municipal, Junta de Freguesia ou Adiscrep, são sempre um enormíssimo sucesso, mesmo que não o sejam. Eu acho, mesmo não estando lá, que a noite branca foi uma boa noite. Não passou disso, com um ponto negativo, que foi a movida que se estendeu até altas horas da madrugada, não respeitando quem queria dormir ou descansar na cidade. E isso não é bom em lado nenhum.
Como já disse, o Dr. Antonino de Sousa parece que nunca viu nada. O que eu gostava que visse é o que se passa no cemitério Municipal de Penafiel. Nas suas traseiras anda por lá uma porcaria, que só não vê, quem só anda atrás das festas. Gostava que visse o que se passa com sepulturas alagadas em água. Gostava que o Dr. Antonino de Sousa visse bem o  cemitério, uma vez que este está a rebentar pelas costuras. Não vê, não pensa, não diz nada, porque anda a deitar foguetes por todo o lado, quer seja em lançamentos de primeiras pedras, quer seja em inaugurações de todo o género, importância e tamanho. 
Dr. Antonino de Sousa quando escrever artigos de opinião, escreva isso mesmo, artigos de opinião, porque o que o Sr. escreve são coisas que as pessoas vão sabendo através dos jornais em forma de reportagens. E depois, ao escrever assim, o senhor vereador está a advogar em causa própria. Está a deitar foguetes nas suas próprias festas. Ou será que já está a trabalhar para ser o candidato de direita à Câmara Municipal no próximo ano?...

segunda-feira, 9 de julho de 2012

LAPSOS HÁ MUITOS...


Na passada sexta-feira, escrevi um texto bastante crítico em relação a António Sousa Pinto, por este "ter escrito" um texto sobre a Noite Branca. Até disse que o texto em questão mais parecia de autoria de Antonino de Sousa. E assim foi. Afinal o texto era mesmo de Antonino de Sousa e não de António Sousa Pinto. Eu fui enganado pelo jornal Verdadeiro Olhar, que lhe deu a autoria a Sousa Pinto. Eu li o texto na Internet e não em formato de papel. Peço desculpa a Sousa Pinto. Mas o que eu li tinha o seu nome no final do texto em questão, disso não tenho dúvidas. Fui induzido em erro e portanto só me resta eliminar o que escrevi sobre o assunto. Houve lapso, mas não foi da minha parte, foi do jornal. Depois, bem me queria cá parecer que o festivo texto só podia ser de autoria de Antonino de Sousa. Já lhe conheço o estilo...

domingo, 8 de julho de 2012

O DESERTO DE IDEIAS...


Andaram recentemente a limar as arestas destes passeios que os separa da estrada. Não sei porquê. Para as cadeiras de rodas e carrinhos de bebé, não foi com certeza, porque eles não tem que atravessar a rua naquele local. As passadeiras existem para alguma coisa. Seria para não estragar os pneus dos carros que muitíssimas vezes fazem dos passeios, locais de estacionamento? Está visto que sim. A nossa Câmara Municipal está a ser muito generosa para os transgressores, que só não entram com as suas viaturas pela CGD, porque não devem mesmo, porque poder podem, uma vez não têm qualquer obstáculos para tal cometimento.
Já agora e olhando para o que esta foto nos mostra: um deserto... de ideias. Sabem o que ficava bem aqui neste 100 metros de passeio, para não falar dos outros que estão igualmente desertificados? Eu sei e muita gente sabe, mas a Câmara não...

EVENTO LARGO, FOI GIRO...



O Evento Largo, no centro histórico da cidade foi bom. O tempo de manhã afastou alguns "feirantes", mas depois a chuva foi-se embora e então passou por aquela zona muita gente. Pela parte que me toca, só tenho a agradecer à Galeria Gabinete a possibilidade que me deu ao proporcionar-me uma bela tarde. Divulguei o meu artesanato. Vendi algum. Conversei com muita gente. Vi gente bonita. Os meus amigos também vieram. A pessoa a quem mais gostei de vender um livro, foi à senhora presidente da Junta de Freguesia de Vila Cova. Adorei esta senhora, com quem nunca tinha trocado qualquer palavra. Ao meu amigo José Ramalho, um abraço e um agradecimento pelo convite que me fez para uma tertúlia literária e musical em sua casa. Se puder lá estarei. Um abraço ao meu amigo J. Oliveira, que eu não conhecia pessoalmente. Só o conhecia através de alguns seus oportunos e bem vindos comentários que de vez em quando deixa neste blogue. 
Mas no melhor pano tinha que cair a nódoa: um senhor pouco (A)discrep(amente) desviou-se da minha pequena banca. Só lhe ficou bem. Eu também não gosto de misturas. De resto e mais uma vez, não parafraseando Antonino de Sousa no seu texto publicado na última edição do "Verdadeiro Olhar", este evento não foi algo que a velha Arrifana do Sousa nunca tenha visto. Mas foi giro. Nos próximos dias 4 de Agosto e 1 de Setembro lá estarei a chatear alguns passantes mas a conviver com muitos mais... 

O LADO POSITIVO DAS COISAS...


Nesta negra história da regeneração urbana de Penafiel, existem alguns pontos positivos. Poucos, mas existem. Como a foto documenta, eis aqui um pedaço de bom gosto. Esta beirada em volta da calçada na Praça Municipal, foi de facto bem pensado. Pena que não seja em toda a volta, uma vez que em frente à Câmara não está assim. Em frente à Câmara colocaram um passeio que não faz o mínimo sentido, isto em termos estéticos.  
Espero agora que a Câmara se lembre de dar uma lavadela a este piso. A água da chuva não chega para lhe dar uma cara mais fresca...

sábado, 7 de julho de 2012

GABRIEL GARCIA MARQUEZ...


Ainda ontem à noite terminei de ler o livro "Memória das Minha Putas Tristes", de Gabriel Garcia Marquez e já hoje fiquei a saber que este escritor colombiano, Nobel da Literatura de 1982, de 85 anos, deixou de escrever, porque perdeu a memória. Foi-lhe diagnosticada demência. É uma má notícia, porque perder a memória é mau para quem quer que seja, para um escritor desta índole, deve ser morrer um pouco, deve ser um dos personagens do "Ensaio Sobre a Cegueira" de Saramago, em que de repente fica cego, fica tudo branco à sua volta. 
Foi de facto uma péssima notícia a juntar a mais algumas que vieram a lume durante esta semana que passou, como foi o caso de um AVC que hospitalizou a actriz holandesa Sílvia Kristel,de 59 anos, a eterna "Emanuelle" do cinema erótico dos anos 70.
E nós cá vamos com a cabeça entre as orelhas, como diz o Sérgio Godinho. Até ver...

LULA DA SILVA...



Lula da Silva: "Chávez, conta comigo"

Fórum de São Paulo terminou com voto de confiança do ex-Presidente do Brasil à reeleição do Presidente venezuelano. 

O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva manifestou ontem o seu apoio a uma reeleição do presidente venezuelano Hugo Chávez nas eleições de outubro, num vídeo transmitido no encerramento do Fórum de São Paulo.
"Chávez, conta comigo, conta com o PT (Partido dos Trabalhadores do Brasil), conta com a solidariedade e apoio de cada militante de esquerda, de cada democrata e de cada latino-americano. A tua vitória será a nossa vitória", afirmou Lula.
Lula da Silva observou que, "com a liderança de Chávez, o povo teve conquistas extraordinárias. As classes populares nunca foram tratadas com tanto respeito, carinho e dignidade. Essas conquistas devem ser preservadas e consolidadas", sustentou. 

América Latina é "referência internacional de alternativa ao neoliberalismo"


Nas presidenciais da Venezuela de 7 de outubro, Hugo Chávez procura a sua terceira reeleição consecutiva. 
Impulsionador do Fórum de São Paulo em 1990, o ex-presidente brasileiro destacou a importância deste encontro e realçou que graças aos governos "progressistas" regionais, a América Latina é hoje "uma referência internacional de alternativa ao neoliberalismo bem sucedida". 
Lula da Silva ressalvou, porém, que "ainda há muito a fazer (...) para que a democracia prevaleça" na América Latina e para que a "soberania nacional e regional prevaleçam", defendendo para isso uma "maior integração".    
Por outro lado, o ex-presidente brasileiro constatou que os países latino-americanos enfrentam também os problemas da "pobreza e desigualdade", apontando a necessidade de se apostar no "crescimento económico, políticas sociais e reformas estruturais" e de se manter "a unidade na diversidade".  
O Fórum de São Paulo terminou com um voto de confiança à reeleição de Chávez através de um "plano de ação" para apoiar a sua campanha, "sustentar" a sua vitória e "derrotar a direita". 
Representantes da esquerda mundial concluíram o encontro de três dias com a "Declaração de Caracas", com 41 pontos, que incluem um pedido para que o Equador conceda asilo político ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange, o apoio à reeleição de Chávez, em outubro, e do presidente do Equador Rafael Correa, em fevereiro de 2013, bem como à candidatura à presidência das Honduras da mulher de Zelaya, Xiomara Castro. 
A Declaração acusa ainda a direita mexicana de "manipulação mediática, compra de votos e outro tipo de fraudes" nas eleições presidenciais de 01 de Julho. 
in JORNAL SOL