Este ano as Feiras de S. Martinho de Penafiel prolongaram-se por mais um dia, algo que incomodou bastante os comerciantes da cidade.
Não se sabe o que levou o pelouro das feiras da Câmara Municipal a este prolongamento. Se calhar foi por o dia 21 ser ao Domingo, e era bom dar mais um dia de negócio (camarário) às tigelas e canecas “Sentir Penafiel” (com vinho de borla), numa concorrência desleal para quem vende vinho e paga impostos, durante este período. A Câmara Municipal que diz, faz e acontece, em defesa do comércio local, mostrou ser precisamente ao contrário. Esta atitude só prejudica o já depauperado comércio de proximidade, ou tradicional.
Se a tradição diz que as feiras são de 10 a 20 de Novembro, está na altura de repensar este assunto. As tradições já foram. Já não estamos nos séculos XVIII, XIX ou XX. Estamos na era moderna e é preciso vestir as tradições com outra roupagem. Admira-me bastante que isso já não tenha acontecido, porque este executivo camarário tem uma imagem toda prá frentex. Mais, as feiras, todas as feiras, já deveriam ter saído da cidade, porque temos de ter em conta que o centro da cidade de Penafiel faz parte da estrada nacional 15. E é uma confusão tamanha com o respectivo trânsito, apesar de haver algumas alternativas razoáveis. Se querem modernizar Penafiel, como diz o Plano Estratégico de Mobilidade para Penafiel, podem começar por aí: Deslocar as feiras para outro lado. É urgente “limpar” a cidade da feiosidade das barracas feirantes que tanto medievam Penafiel. As feiras deviam ter local próprio, como tem a Agrival, em Agosto durante nove dias.
Eu defendo que as Feiras de S. Martinho, só deviam acontecer entre os dias de S. Martinho e o “domingo de prendas” que é no domingo seguinte ao dia 11 de Novembro, exceptuando se o dia de S. Martinho coincidir com um fim de semana. Defendo também que o feriado municipal também não devia ser neste dia. Devia passar para o dia 3 de Março que é quando esta terra faz anos que foi elevada à categoria de cidade, passando a chamar-se Penafiel. Penafiel merece um feriado mais democrático, de forma a que todos os penafidelenses o possam gozar. Actualmente o feriado municipal é só para alguns, uma vez que se celebra no dia 11 de Novembro, do dia de S. Martinho.
Sem comentários:
Enviar um comentário