quarta-feira, 22 de maio de 2013

OS SEGREDOS DE PENAFIEL...


Hoje à noite, é lançado o livro "Os Segredos de Compostela", de autoria de Alberto S. Santos. Desejo-lhe sinceramente que seja um sucesso, o que na verdade não será difícil de alcançar, uma vez que o considero um excelente escritor.
Três livros em cinco anos é muita literatura. É muita coisa e a minha crítica radica aí. Não estamos a falar de um autor desempregado ou que viva da escrita. Estamos falar de um escritor que não sei onde foi disponibilizar o tempo para escrever três livros, sendo ele um autarca presidente de Câmara, neste caso de Penafiel.
Um autarca devia viver só para a sua autarquia. 24 horas não são suficientes, para dedicar ao seu município a sua atenção, a sua capacidade, a sua inteligência. Alberto Santos devia ter vivido estes doze anos apenas e só para a sua terra. Ou será que ser presidente é assim tão leve e simples? Não, não é. Construiu uma obra à custa de tudo um pouco, mas também à custa do município e dos munícipes. Inventou uma "escritaria" que em circunstâncias normais, nunca teria dado à estampa. Alberto Santos, construiu esta rampa de lançamento, com objectivos pessoais. A "escritaria" foi de facto uma porta grande para entrar no meio literário, e Penafiel pagou por e para isso.
Estes, só são Segredos de Penafiel, para quem não viva nesta terra.
De qualquer maneira desejo a Alberto S. Santos os maiores êxitos literários, já que políticos está de saída.
Repito o que já disse em 2008. Como é que uma pessoa com uma cultura tão acima da média, consegue ser outra pessoa, aquela que arrancou muitas páginas de história a Penafiel? Não dá para entender. Ao contrário de José Saramago, em que dizia: "para onde vai o autor, vai a pessoa", Alberto Santos não pode dizer isso. Alberto S. Santos é um cidadão escritor e depois há um outro personagem chamado Alberto Santos, autarca que consegue a obra que está à vista em Penafiel. Pela minha parte lamento, mas lamento profundamente. Porque ontem hoje e sempre, estarei com Penafiel... 

3 comentários:

  1. Bem apanhada a da escritaria. Mas cuidado Fernando, as virgem santas, vão sair a terreiro a dizer que você é maldoso, que está a ver fantasmas.

    Mas estou de acordo consigo,como diz o povo uma mão lava a outra. A mão que pagou a escritaria, financiou indiretamente A. Santos. Business is business.

    Não vou questionar os méritos que atribui a A. Santos, mas gostaria de deixar 3 inocentes perguntas. Pergunta 1) Será que os título da obra de A. Santos são muito melhores que o conteúdo?
    Pergunta 2) Será que as imagens da capa das obras de A. Santos são melhores que o conteúdo e até do que o título que por aua vez já era bem melhor que o conteúdo.
    Terceira inocente pergunta, que se desdobra em outras duas. Se não fosse Presidente da Câmara Municipal de Penafiel A. Santos venderia algum livro? Se não fosse Presidente de Câmara e portanto "escritaria" alguma editora o editava?
    etc. etc. etc.

    Cumprimentos Fernando

    Continue que Penafiel quer e agradece.

    ResponderEliminar
  2. Eu só li o primeiro livro "A Escrava de Córdova" e achei-o muito bom. Acredito que os outros dois, venham na mesma linha de qualidade. Acredito que sejam bons livros...

    ResponderEliminar
  3. Inveja no sentido lato da palavra.

    ResponderEliminar