domingo, 29 de agosto de 2010

SANGUE NA ARENA

Na sequência de um artigo publicado há dias no JN, recebi vários mails de aficionados e não aficionados das touradas. Alguns diziam que nós os amigos dos animais, somos contra as touradas, mas comemos carne deste ou daquele animal. À falta de argumento mais credível, vêm sempre com a mesma conversa.

Eu devo dizer, que para ser amigo dos animais, não é necessário ser vegetariano. Eu não sou. Como carne, seja de que animal for, cada vez menos, mas ainda não pus de parte essa calamidade de comer animais. De facto comer animais é uma calamidade. O importante, é não torturar seja que animal for, para gáudio de massas ululantes, concretamente aquelas “taurinas” que emolduram as nossas famigeradas arenas

Sou contra tudo o que cause dor e sofrimento nos animais. Seja nas arenas, nos circos, nas lutas de cães, nas lutas de galos. Seja nos jardins zoológicos, no transporte animal, nos matadouros, na caça, na pesca desportiva ou nos miseráveis abandonos sempre que é Verão, só porque os senhores e as madames querem ir de férias, etc., etc..

Eu nunca fui de férias, porque sempre tive animais e nunca me senti constrangido por isso. Nunca abandonei um animal, cão ou gato. Dou de comer e beber a milhares de pássaros no meu quintal e reprovo a perseguição que as autarquias fazem aos pombos nas cidades. Mais, os meus animais de estimação são normalmente os abandonados que se vão encontrando por aí.

Os aficionados, de facto não têm argumento melhor para atacar os defensores dos animais. Vêem sempre com mesma conversa: “eles são contra as touradas, mas gostam de comer uns bons bifes”. Ó senhores “toureiros” e “toureiras”, modernizem o vosso discurso. Esse já fede.

Espero pacientemente que o meu país se humanize. Espero que este belo rectângulo de terra, seja um grande país, nos usos e costumes e deite fora algumas tradições que não abonam em nada os seus quase mil anos de história. Vamos tentar ser um pouco mais felizes, na companhia dos nossos animais. E que a televisão troque esses espectáculos “tourísticos”, por outros mais consentâneos com o nosso crescimento humano e intelectual.

Bom dia Catalunha…

Sem comentários:

Enviar um comentário