domingo, 3 de fevereiro de 2013

AQUI PORTUGAL...


O programa "Aqui Portugal" esteve ontem em Penafiel. Foi fraco. Então o Jorge Gabriel e a Sónia Araújo vêm a Penafiel e vão falar da Sé de Braga? Se queriam falar de história de Portugal no período do início da nacionalidade por que não visitaram por exemplo  um dos nossos maiores ex-líbris que é o Mosteiro de Paço de Sousa? Não é lá que estão sepultados os restos mortais do aio do primeiro rei de Portugal, Egas Moniz? Depois Jorge Gabriel não fez os trabalhos de casa, na medida em que disse a determinada altura do programa, que Penafiel era a segunda cidade do norte de Portugal.   Este gajo é que sabe de Penafiel!
Esta história de estarmos sempre a dizer que Penafiel é a segunda cidade do distrito do Porto (no vídeo do Porto Canal que está abaixo, Alberto Santos di-lo duas vezes) é sinónimo de pequenez. Já fede. Eu desde a minha segunda classe do professor Mendes, que ouço falar disso como se fosse muito importante. Isto é que é bairrismo bacoco, Dr. Alfredo de Sousa. Somos de facto muito pequenos para nos agarrarmos a estas "grandes" coisas. Por isso, daqui faço um apelo ao Dr. André Ferreira, que deixe cair o requentado chavão de Penafiel Capital do Vale do Sousa. Deixemo-nos disso. Vamos ser o que somos e se formos melhores, tanto melhor. Ridículo, patético  e só mostra que Penafiel não está no mapa. A nossa terra é uma terra doméstica, que só desperta o interesse de nós próprios. E isso não seguramente é bom...

4 comentários:

  1. André Ferreira, Fernando!!!!! André Ferreira! Então não sabes o nome do teu candidato ?

    ResponderEliminar
  2. Em Penafiel os jantares, lanches, passeios (com com tudo à borla para os mais ricos e para os mais pobres), festas e discursos bonitos do sr. Alberto Santos e do Antoniano (Próximo presidente e o melhor politico de Penafiel e de portugal quem sabe próximo primeiro ministro). O tempo não volta a atrás por isso Penafiel estás destruído e as obras necessárias ficaram por fazer.

    PS: Deve estar para breve a inauguração de mais uma fase do parque da cidade, visto que se aproximam umas eleições autárquicas.

    Viva os doutores.

    ResponderEliminar
  3. O André Ferreira não é o meu candidato. É candidato em que vou votar. Porque vou votar contra Antonino de Sousa. Com tantos Sousas por aqui até me enganei no nome do André Ferreira. Obrigado pela dica...

    ResponderEliminar
  4. Fases muitas fases. Hoje foi inauguração de uma primeirissima pedra com um "felatio" do clérigo ao poder político. Foi lindo.

    ResponderEliminar