quinta-feira, 11 de abril de 2013

O CENTRO ESCOLAR...


Eu já fui apelidado sei lá quantas vezes de ser contra tudo e contra todos. Quem me conhece sabe que não é assim. Eu não sou dos que resistem a qualquer mudança. Sou a favor daquelas que do meu ponto de vista não entram em conflito com a mobilidade, acessibilidade, bem estar e com a história neste caso de Penafiel.
Por exemplo, o Centro Escolar, na minha opinião não devia ser construído no local onde já está em fase de acabamento. O CENTRO ESCOLAR DEVIA TER IDO PARA A QUINTA DAS LAGES. Lá foi construído um Parque que se chama qualquer coisa como intergeracional. Aquilo até nem está mal. Está bastante agradável. Só não compreendo o exíguo espaço que que está em frente ao anfiteatro. Vamos imaginar que ali vão fazer um espectáculo. As espectadores sentam-se nas escadas e os actores representam onde?
Depois em termos de parques de lazer ficamos com três, a saber: este de que estamos a falar, o Parque da Cidade, e o da Magikland. Tantos parques para quem? Para os espanhóis. Eles não têm? Foi um erro crasso instalar um Centro Escolar naquela local, com duas ruas movimentadas mesmo em cima dele.
Temos três parque destinados ao lazer e não temos nenhuma sala de espectáculo em Penafiel. Eu já falei disto muitas vezes. Mas é bom voltar atrás e ver que estão a ser escritas páginas de má história para Penafiel...

10 comentários:

  1. Sr. Beça, concordo com a sua insistência na criação de uma sala de espetáculos em Penafiel, é a peça chave que falta para Penafiel ficar, na minha opinião, completo em termos de lazer e turismo.
    Quanto á localização do novo parque do centro escolar, acho que a sua localização foi bem estudada e definida, pois naquele mesmo local, é possível manter 3 gerações unidas numa área relativamente pequena, o parque está completo e bem posicionado, pois os alunos da secundária pouco tem de andar para praticar a sua aula de educação física. Para além do mais, ali, está situada aquela a que eu chamo a segunda zona desportiva de Penafiel, pois fica relativamente perto das piscinas municipais, sendo o parque da cidade a minha primeira opção para praticar desporto. Se o Sr. Beça pensar um pouco, o Parque da cidade é a zona desportiva que acolhe a grande maioria dos habitantes das freguesias próximas, sendo o "centro escolar" acolhedor das respetivas freguesias mais próximas.
    Com isto concluo que toda a localização das recentes obras públicas efetuadas recentemente estão bem localizadas.

    Quanto á criação de uma sala de espetáculos... Vamos esperar a ver se o Sr. Antonino decide iniciar a construção de mais um posto de lazer e cultura.

    ResponderEliminar
  2. Eu quando falo do Centro Escolar e da sua localização, falo daquele que se está a construir, onde era a antiga serração. O que me parece é que não foi bem estudada, porque faria mais sentido este Centro Escolar ser construído junto às piscinas municipais.
    Quando diz que o Dr. Antonino pode construir uma sala de espectáculos, eu só pergunto onde. Não vejo janela por onde possa espreitar essa possibilidade.
    Sr. Sérgio Leal, a localização do Centro Escolar pode criar uma imensidão de problemas, no que respeito ao trânsito. Espero me enganar...

    ResponderEliminar
  3. Tás um analista de planificação da cidade Leal. Cuidado contigo. A escola só foi colocada ali porque tinham o terreno herdado da anterior Câmara Socialista. Não tem nenhum sentido a escola naquele local. Quanto ao parque da cidade é verdade está bem ali. Sabes quem foi que rasgou e comprou terrenos? Quanto à tal segunda zona é verdade, foi o PS contra a vontade do PSD que transformou a quinta das lages no que é hoje. O essencial estava feito, recordas-te? Queres mais? O museu, Excelente por sinal. Sabes quem o comprou? Sabes quem o Projetou, contra a vontade do PSD? Pois é, foi o PS. Sabes o que fica do tal Antonino e companhia? De substancial nada. Umas escritarias umas festarolas na Agrival e pouco mais. De estruturante não fizeram nada. Para o futuro não tens um projeto, não tens um terreno, não tens uma ideia para ppoderes fazer um projeto, não resta nada, só folclore. Mas deixa lá, há mais como tu.

    ResponderEliminar
  4. Alto lá a Agrival também já vem do passado. É verdade, de substancial e de estruturante nada. Acrescento, Zonas industriais zero.

    ResponderEliminar
  5. Já agora mais um acrescento; A negociata da Braca/magiclândia. Ruinoso

    ResponderEliminar
  6. Quer então dizer o Sr. Anónimo que Penafiel em termos de área está superlotada, certo?
    Penafiel está, em todos os parametros, completa, com exeção da tão desejada sala de espetáculos, que poderia muito bem ser plantada numa das zonas a monte de Penafiel - relembro que Penafiel não tem necessáriamente de ser aquela estrada que vai desde a rotunda do Abraço do Povo até ao Sameiro, não, Penafiel está a expandir, digo ainda que a expansão da cidade começou com a construção do Parque da Cidade - um bom excemplo de berço para a construção de uma sala de espetáculos poderia ser o nosso parque de estacionamento alternativo nos dias de Agosto, aquele mesmo na face oposta do Hotel. Não vejo qualquer interesse em manter aquele local inutilizado. Viso até a construção de um parque de estacionamento decente naquela área, pois os visitantes da maior feira do Vale do Sousa não tem mesmo onde estacionar as suas viaturas. Aqui apresentei já duas opções de aproveitamento daquele espaço, caso se considere a 2ª opção deslocalizo da minha cabeça a construção de uma sala de espetáculos para um dos inúmeros espaços que estão ainda por habitar no centro, sim, aquele infinito lote de casas a cair de podres que estão espalhadas pela cidade acima, seria ótimo aproveitar um desses espaços para a construção de algo que pese na nossa cultura, ou até mesmo (dando continuamento á minha ideia de expansionismo da cidade) entre o Parque da Cidade e a Magikland, desde o Parque até á Magikland por aquela estrada fora vemos apenas umas vivendas novas. Existe ali um bom espaço que pode ser aproveitado! São as pequenas zonas que Penafiel tem inutilizadas.
    Atendendo ao seu último comentário Sr. Anónimo, deve dizer que a celebração do contrato da Bracalândia com a nova gerência Magikland foi uma exelente notícia para os Penafidelenses e não só. Este espaço de divertimento traz-nos todos os verões centenas de visitantes á nossa cidade, recordo-me de uma vez lá ir e ver, por exemplo, uma grande quantidade de espanhóis. É mais um posto de atração á cidade.
    Agora deixo em aberto a questão: Porque raio foram decidir criar uma nova escola primária em Penafiel? Será que as duas escolas primárias quem temos em Penafiel não chegam!? Ou será que pretendem deslocalizar as duas atuais escolas para junto da garagem da Valpi? O que será feito da área das antigas escolas?

    ResponderEliminar
  7. Braclândia, negócio ruinoso para a câmara. Para Penafiel é igual a zero. Espere para depois das eleições. Quanto ao essencial, oa grandes projetos vêm de trás. Para o futuo o vazio. E a isto o caro comentador Sérgio não responde.

    ResponderEliminar
  8. Mais claro do que está dito não há. Ruinoso, quer dizer muitos milhões perdidos pela câmara. Veio em toda a comunicação social. Existe um video na internet em que um jornalista(José Vinha) diz ao presidente da câmara "o empresário comeu-lhe as papas na cabeça".

    Depois das eleições a Bracalândia fecha e lá se foram os milhões investidos. Mas há mais Megga-Games, o parque do museu é outro negócio vergonhoso. Mas eu não tenho que estar aqui a dizer tudo. nem tenho o espaço, nem é o local. Levanto o veu e quem viu, viu, quem não viu, não viu. No final é como nos filmes somos todos felizes. Conhece a frase "roubo mas faço" É este o estado da politíca em Portugal. E o povo gosta.

    ResponderEliminar