terça-feira, 8 de novembro de 2011

Tortas de S. Martinho...


Estes bolos não são tortas de S. Martinho, como se vê para aí em várias montras. São bolos folhados, que podem ser bons, mas de uma vez por todas, não são tortas, nem direitas, para que fique claro.


Estas são as verdadeiras tortas. Nem é necessário acrescentar se são de S. Martinho. São tortas. Aliás uma iguaria que já tem muitos anos e que se fabricava por esta altura no "Coelho das Tortas", situado junto ao antigo Cine-Teatro S. Martinho, como mostra a foto de baixo. Estas são as verdadeiras tortas e ponto final...


Ponto final não. Só para dizer que era aqui que funcionava o "Coelho das Tortas". Mesmo pegado ao ex- Cinema. Creio que a rua se chamava na altura Álvaro Castelões, mas agora o seu nome é Travessa do Bom Retiro. Era um tasco como outro qualquer, só que se diferenciava dos outros, porque por  alturas do S. Martinho e até ao Natal  fazia  as delícias dos penafidelenses ao confeccionar as célebres tortas, as verdadeiras tortas...

5 comentários:

  1. Boa tarde.

    Uma vez que o "Coelho das Tortas" já encerrou portas, e tendo em consideração que se aproximam as festividades, qual o local que me recomenda para provar uma Torta o mais fiel ao original possível?

    Melhores cumprimentos,

    DF

    ResponderEliminar
  2. De facto as verdadeiras tortas de S. Martinho já acabaram há muito. Mas se quiser, não digo provar, mas comer umas boas tortas, deve dirigir-se a qualquer loja das Padarias Aliança, passe a publicidade. Eu já comi algumas e são as que mais se aproximam daquela iguaria que antigamente fazia a delícias dos penafilenses e de quem visitava a cidade de Penafiel.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. As verdadeiras tortas de S.martinho não são as da padaria aliança,mas sim as que são vendidas na loja tradiconal junto à igreja da misericordia. Ou no Alvorada, junto praça dos taxis, saem sempre quentinhas todos dias!!!

    ResponderEliminar