sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O 5 de Outubro...


Andamos um ano inteiro, o de 2010, a comemorar o centenário da queda da monarquia e agora querem eliminar o feriado que lhe diz respeito. Exposições, debates, conferências, de tudo um pouco, foram uma constante pelo país inteiro. Penafiel também comemorou a data com a publicação de um belo livro de autoria de José Fernando Coelho Ferreira. E agora zás. Fora com o feriado. Isso é que era bom.
Isto só de gente maluca. Ou então de pessoas que não têm a mínima ideia da dimensão do dia 5 de Outubro de 1910.  A igreja católica não tem nada que apresentar contra partidas às pretensões do governo de eliminar dois feriados religiosos. A mofenta igreja católica ou está de acordo ou não está. Não tem nada que dar palpites. A sociedade civil e o governo é que sabem. Acredito que haja feriados a mais, mas este do 5 de Outubro, nunca na vida estará fora das nossas vidas, da nossa história. Acabem sim com alguns que deles nada se sabe. O dia 15 de Agosto que é dia da senhora da Assunção, é feriado porquê? O dia 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição, é feriado porquê? A sexta feira antes da Páscoa é feriado porquê? O dia 1 de Novembro é feriado porquê? O Corpo de Deus é feriado porquê? Responda-me quem souber que eu não sei.
A igreja católica nunca foi com os republicanos, porque estes quando chegaram ao poder tiveram coragem suficiente de lhes retirar os poderes que ela detinha. A célebre separação do Estado em relação à igreja  ficou-lhes atravessada na garganta. Foi o que foi...

Sem comentários:

Enviar um comentário