terça-feira, 29 de novembro de 2011

Regeneração urbana luminosa...


Muito se tem falado nas iluminações natalícias. Mais se tem falado em poupança nesta matéria. Agora todo o mundo quer poupar dinheiro pelo Natal. Andaram a gastar à fartazana durante o ano e agora querem fechar os cordões à bolsa. 
Eu queria dizer que sou a favor das iluminações de Natal. Para mim a minha cidade iluminada nesta quadra é mais natalícia. O Natal para mim não tem a vertente religiosa, até porque Jesus Cristo não nasceu em 25 de Dezembro, ou seja, está por provar esse facto. 
O Natal é mais um pretexto para reunir pessoas à volta de uma mesa de preferência com alguma coisa para comer. O Natal é aquilo a que se pode chamar a última oportunidade do ano para os comerciantes equilibrarem as suas contas. O Natal é tudo o que as pessoas quiserem, para mim basta isso.
Por isso venho aqui dizer que a Câmara Municipal de Penafiel, em parceria ou não com a Associação Empresarial, deve iluminar condignamente, pelo menos a avenida principal da cidade. Não deve ter em conta o que vai gastar. A Câmara já teve outras ocasiões para poupar dinheiro e não o fez. Estou-me a lembrar concretamente da recente "Escritarira", que não serviu  para nada a não ser para o desbocado Alfredo de Sousa, rotular de "dor de corno"  alguns penafidelenses que não se revêem nessa festa, dita cultural. 
É evidente que não alinho em iluminações "jardineiras", nem em construções de árvores de Natal "maiores do mundo", que só mostram megalomania parolista. Alinho sim, numa iluminação bonita, artística, atraente, bem colorida, numa frase: uma "regeneração urbana luminosa".

Sem comentários:

Enviar um comentário