terça-feira, 15 de novembro de 2011

S. Martinho...


Aquilo que eu aqui vou dizer, estou convencido que a maior parte das pessoas que visitam este blogue não estará de acordo. Ainda estamos em plenas Feiras de S. Martinho, por isso vou falar delas. 
Se repararem bem, desde esta segunda feira que o S. Martinho está em intervalo. Ou seja, estas feiras estão partidas em duas. Uma foi entre os dias 10  13, a outra é nos dias 19 e 20. Criou-se com isso um vazio de 5 dias, que na minha opinião não faz sentido. As feiras de S. Martinho deste ano arrastam-se na "chuva dos dias" durante uma semana.
Na minha opinião estas feiras deviam ser alteradas. Seriam só desde o dia 11, até ao Domingo de Prendas. Se assim fosse, este ano o S. Martinho teria apenas 3 dias e não os onze do costume. No próximo ano o S. Martinho duraria oito dias, porque o dia de S. Martinho é um domingo e o Domingo de Prendas é no domingo seguinte. No ano de 2013 o S. Martinho teria a duração de 7 dias. Em 2014 seriam 6 os dias de festança. Em 2014 as bebedeiras teriam uma duração de 5 dias. Em 2015 seriam apenas 4 os dias de reinação. E assim sucessivamente até um mínimo de 3 dias: 11, 12 e 13. E chega de confusão.
Devo dizer também que a barraca da prova dos vinhos devia ser eliminada, e dar mais ênfase ao artesanato concelhio, no Largo da Ajuda. Parece que este ano foi preciso chamar a ambulância para levar três "borrachões" ao hospital. A prova dos vinhos e consequente venda de canecas "Sentir Penafiel" é terceiro mundista. Há pessoas que não bebem vinho, comem-no até cair. É um retrato muito bonito.
Gostaria que a Câmara Municipal de Penafiel desse, por exemplo mais atenção à cerimónia de entrega dos prémios das Quadras de S. Martinho, que já vai quase em cinquenta anos. Isto sim, isto é uma referência de Penafiel e do santo que tanto veneram. Este ano a cerimónia realizou-se às 12 horas. Vá-se lá saber porquê. Vejam o ridículo da situação. Esteve presente meia dúzia de pessoas, numa vergonha para Penafiel. Se a Câmara acha que esta cerimónia é uma seca, deixem de a apoiar, fechem-lhe as portas que assim pode ser que acabe de uma vez por todas. Também não estavam lá os intelectuais da nossa praça. Deviam estar entretidos  a preparar mais uma homenagem ao António Nobre. Só...

Sem comentários:

Enviar um comentário