quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Os referendos...


A Europa está toda a tremer com a Grécia. Está em pânico por causa de um referendo. Ningém se esqueça que a Grécia é o berço da democracia, por isso este exercício democrático não tem nada de escandaloso. Faz todo o sentido. É a democracia, a verdadeira democracia a respirar. O problema são os asfixiantes bancos, as bolsas, os eurocratas como Sarkozy, Merkel, Barroso, Berlosconi, Passos e outros financetas que tem muitas dificuldades em engolir este "golpe" de estado democrático. Qual é o problema da Grécia sair do euro? Sai e fica na mesma na Europa, ou não fica? Projectando este problema grego para Portugal, qual é o problema? Se o nosso país não tem dinheiro, vão busca-lo a quem o tem. E toda a gente sabe onde ele está. Claro que  está nos bolsos dos ladrões que bem conhecemos.
Devia haver os referendos necessários para as grandes decisões. Os políticos pululam, gozam, sorriem, deslizam nos corredores do poder, para praticar uma ditadura encapotadamente democrática. O simples voto de quatro anos em quatro anos não chega para que haja democracia. A democracia não se esgota indo às urnas de vez em quando.  Tem de haver mais eleições. Os eleitos têm de ser mais vezes escrutinados. Ficar sentadinhos a mandar uns bitaites é um descanso para eles, mas não é para o povo em geral, que tem de trabalhar.

Aqui em Penafiel devia ter havido um referendo concelhio. Ou "freguesio", uma vez que o que está a acontecer é dentro e só na freguesia de Penafiel. Estou a falar da Regeneração Urbana da Cidade de Penafiel. O povo penafidelense devia ser ouvido, devia ser-lhe dada a hipótese de se pronunciar sobre o que vai a acontecer a dez milhões de euros.
O Presidente da Câmara de Penafiel, não tem legitimidade para fazer tudo. E esta transformação é deveras muito importante para ser tomada apenas e só por meia dúzia de pessoas que foram eleitas. Não chega a sua eleição para ter poder de transformar esta cidade da forma como se pretende. Mais democracia em Penafiel não fazia mal nenhum. A democracia representativa é insuficiente. Devia haver mais participação dos penafidelenses. Volto a dizer, e é já pela enésima vez, que este executivo não foi eleito pela maioria dos penafidelenses...

Recorte retirado do jornal I

Sem comentários:

Enviar um comentário