sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Nome de Rua - 8

RUA FRANCISCO BRANDÃO


Esta rua não está mal onde foi colocado o nome de um dos mais ilustres médicos desta terra. Mas podia estar bem melhor se a Rua Dr. Francisco Brandão, ocupasse o espaço que vai do Largo dos Bombeiros Voluntários, até à esquina da residência que foi sua, como mostra a foto de cima. Desta forma criaria uma rua deixada vaga para a justa colocação do nome de seu irmão, Dr. José da Paz.
José da Paz, sairia assim de um local, junto a uma superfície comercial (foto do meio) . Aliás a sua placa toponímica perde-se no meio de dezenas de outras placas publicitárias.


A ser assim para onde iria a Rua Abílio Miranda?
O nosso arqueólogo, Abílio Miranda, tem neste momento a sua rua situada no espaço que vai desde os Bombeiros de Penafiel, passa pela zona do Trinta e Três e vai até ao limite da freguesia de Penafiel.
Na minha perspectiva, o nome de Abílio Miranda iria substituir o de Soares de Moura na rua que tem início na rotunda do Alberto Pinto e termina na Rua Vista Alegre, junto ao Café Brasão (foto de baixo).
Esta eventual alteração, não seria despropositada na medida em que Soares de Moura, que nasceu em Lousada, foi presidente da Câmara de Penafiel durante um ano, não deixou obra de vulto, uma vez que faleceu muito cedo com apenas 31 anos de vida.
No caso de Abílio Miranda a sua vida e obra é sobejamente conhecida. Este filho de Penafiel, com raízes no Largo da Ajuda, veria perpetuado o seu nome num local muito perto do Museu e do Arquivo, locais onde existem muitos trabalhos de pesquisa, investigação por ele levados a efeito.
A juntar a esta mudança, o obelisco de Abílio Miranda, mudaria do Largo dos Bombeiros, para o centro da rotunda do Alberto Pinto. E no local deixado vago pelo obelisco a Abílio Miranda, iria por exemplo, o monumento que assinala as invasões francesas, que beneficiaria de mais visibilidade...


Sem comentários:

Enviar um comentário