quinta-feira, 4 de abril de 2013

ZUNS-ZUNS...


Meu caro amigo Dr. André Ferreira. Chegou-me aos ouvidos que nem tudo anda a correr bem no Partido Socialista de Penafiel. Ouço falar que há militantes do PS, que não estão com a sua candidatura e que vão votar em Antonino de Sousa. Parece-me estapafúrdia esta situação, mas eu já vi disso nesta terra. Gostaria que tivesse isso em conta. São indícios que o PS de Penafiel continua dividido. Está pior que os PPDês que também estão contra a candidatura de Antonino de Sousa.
É preciso reunir as tropas para saber quem está e quem não está, com quem pode contar e quem são os seus inimigos. Gostaria que este texto não fosse a ponta de um véu, a ponta de um iceberg. Porque a ser verdade, o Sr. vai ter um duro caminho a percorrer...

7 comentários:

  1. Caro Beça, eu ouvi dizer que...e que... e que... Agora poderia dizer tudo o que quisesse. Até podia dizer que foi um passarinho que lhe disse. Apresente factos. Quais são as divisões? De que tipo? São divisões de ideias? De estratégia? Táticas? De ou entre pessoas que representam sensibilidades dentro do partido Socialista? Se responder à pergunta "há divisões no PS Penafiel?" utilizando esta grelha de perguntas, que me parece sensata, o caro amigo verá que o Partido Socialista nunca esteve tão unido e com uma determinação e ambição tão grande. De certeza com uma ou outra pessoa insatisfeita (dividida) naturalmente. Unidade absoluta só na Coreia. O caro amigo compara com preocupação as divisões com a candidatura da direita, mas aí labora num pequeno erro que faz toda a diferença. Divisões haverá sempre em todos os partidos do mundo, mas há uma grande diferença na intensidade dessa divisão. Na candidatura da direita há um conjunto de pessoas com muito peso e prestígio no PSD, que claramente estão contra a situação que um partido menor e residual como o CDS imponha a um partido maior como o PSD o candidato. Este facto gerou uma verdadeira fratura. No PS, para encontrar divisões, tem que andar à procura, como agulha no palheiro.

    ResponderEliminar
  2. Claro que vai ter um caminho duro a percorrer. Com ou sem divisões. E tanto fazia ser André Ferreira como qualquer outro. Mas o que faz aparecer estes "Zuns, Zuns" é perspectiva de derrota do Antonino e de vitória do André. É que, nunca como hoje, esta perspectiva andou tanto no ar. Parece que se cheira.

    ResponderEliminar
  3. Caro Beça,

    Já agora podia por uma outra imagem da candidatura do André Ferreira à Câmara. Bem bonita por sinal e com um excelente slogan "Ambição PARA Penafiel"
    http://www.andreferreira2013.pt/
    Talvez tenha sido a forma competente como o André se está a apresentar aos Penafidelense, que tenha gerado imediatamente contra-informação, obviamente num estilo menor " O Boato ou Zum Zum"

    ResponderEliminar
  4. André Ferreira vai ter muitas dificuldades, mesmo muitas. Umas por incompetência própria, outras porque os interesses são muitos e este povo a que todos pertencemos é muito invejoso. De facto também ouvi vários zuns, zuns, o que é natural. Mas aquilo que mais me impressiona são os interesses que sempre estão subjacentes nas conversas. Curiosamente os interesses de que falam não são os do povo, os interesses desta comunidade Penafidelense. Os interesses de que mais falam são aquilo que o futuro presidente de junta de freguesia de Penafiel vai agora ganhar (e os candidatos já são mais que muitos). Depois porque envolveram A e B na concepção da estratégia e feitura do programa porque os querem lançar para a corrida a deputados, etc. etc. Mas nunca evidenciam os interesses do povo. Depois há também aqueles possuídos de uma tremenda frustação e que querem afirmar-se exigindo um lugar elegível, nunca reconhecendo o mérito de outros camaradas mais capazes. Enfim, por estas e outras mais, o André Ferreira vai ter vida dura e muita dificuldade em impôr-se.

    ResponderEliminar
  5. Ora, aqui está uma análise dum especialista da suspeita. E acerta, tanto para o André como para o Antonino, como outro qualquer. Estes são os ingredientes de qualquer candidatura. Só falta saber em qual das características se insere o anónimo. Mas tenho para mim que é por estas e por outras que o André vai ganhar.

    ResponderEliminar
  6. O PS e o André para já está a pôr a coligação em sentido. O resto vai-se ver. Quanto às dificuldades... pudera. Se calhar o André estava a pensar que ia ser um passeio. Tenham dó. Assim é que vai dar gosto ganhar.

    ResponderEliminar
  7. Ambas as candidaturas (PSD/CDS e PS), estão a utilizar a mesma estratégia, ou seja, querem criar expectativa na população e produzir o efeito surpresa. A revelação desse efeito surpresa terá já um timing definido. Contudo, há ainda muita pedra para partir e, em ambas as candidaturas, os problemas a solucionar são "bicudos". Lembremo-nos só como na "Penafiel Quer", vão digerir o "afastamento" de Mário Magalhães e dos seus correligionários. No PS consta que também há muita dificuldade em lidar com os "tubarões" de sempre. Bom, aguardemos para ver que gente vai aparecer nas listas e que programas vão apresentar para que todos nós possamos fazer uma boa escolha.

    ResponderEliminar