quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A PLACA DE POUCA PAZ...

Penafiel é a terra das placas. Em tudo quanto é sítio há placas. É nos lançamentos de primeiras pedras, é nas inaugurações de obras de restauro, é nas inaugurações de alargamentos de cemitérios, de caminhos, casas mortuárias e homenagens a padres. Mas há uma placa que ainda ninguém reparou, porque ninguém sabe. Dirijo-me aqui à Comissão Toponímica de Penafiel, à Junta de Freguesia e à Câmara Municipal, para reparem o mal feito. A placa toponímica do Dr. José Paz Brandão Rodrigues dos Santos, contem um erro. O Dr. José da Paz não faleceu em 1986, mas sim em 1984, como prova um dos averbamentos da sua certidão de nascimento, que mostra a foto de baixo. Podia ter sido engano dos registos, mas não. O recente programa televisivo que mostrou a árvore genealógica de José Rodrigues dos Santos confirmou isso. Se calhar ainda ninguém deu por este erro porque a rua Dr. José da Paz está localizada num local que não podia ser mais ridículo. 
Eu sei que ninguém vai passar cartão a esta mensagem. Eu sei...


8 comentários:

  1. Sabe Sr. Beça Moreira, a informação nem sempre é tratada devidamente pelos serviços Camarários. Por exemplo: acabam de me dizer que a RCP, divulgou os curricula dos homenagiados do próximo domingo, supostamente fornecidos pela Câmara Municipal. E, ao que dizem, o curriculum do Sr Dr. Alfredo de Sousa, está muito incompleto. Dizem que não refere a sua frequência e conclusão de curso numa escola industrial do Porto. Que não refere a sua passagem pelos CTT, como Técnico de Cabos. Que não refere a meritória frequência da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, como trabalhador estudante, onde se licenciou em História. Que não refere a candidatura à Câmara de Vinhais, etc. etc.. Ora, isto não se faz. Devia haver mais rigor por parte de quem lida com estas coisas. Não acha Senhor Beça Moreira?

    ResponderEliminar
  2. Então é caso para perguntar porque razão é que a Câmara Municipal vai condecorar o Dr. Alfredo de Sousa...

    ResponderEliminar
  3. Não. Não é isso. A ser verdade o que dizem o curriculum apresentado, supostamente pela Câmara Municipal à RCP, é muito rico. Podia era estar ainda mais completo, mais enriquecido.

    ResponderEliminar
  4. Nesta como noutras matérias a Câmara não tem rumo. Não estudam, não têm princípios, mas têm estratégia. A estratégia que desde 2002 utilizam é a de captar votos. Para isso vale tudo. Festas e festinhas pagas a peso de ouro. Programas pagos às televisões com o nosso dinheiro para se promoverem. Sr. Beça se quiser colocar um post sobre o escritaria que todos, da direita à esquerda, incluindo o tal inteletual Alfredo de sousa, dão loas, eu poderia dar umas ideias sobre o assunto. Não serão muito agradáveis para a escritaria, obviamente.

    Com todo o respeito

    Casimiro

    ResponderEliminar
  5. O problema é que há áreas em que as pessoas por ignorância têm medo de criticar. A cultura ou pseudo cultura é uma delas. O racocínio é: se critico posso dar a imagem de que não tenho sensibilidade ou não sou culto.
    E a partir daqui, aí vai disto, qulquer cego disfarçado de inteletual ou de homem da cultura impinge "sucata cultural".

    ResponderEliminar
  6. Não sei se repararam, mas estes comentários não têm nada que ver com texto sobre a placa errada de José Paz. Há de facto mais abaixo, uma pequena mensagem sobre a medalha que vai ser atribuída a Alfredo de Sousa...

    ResponderEliminar
  7. Têm, Têm Sr. Fernando Beça. O que se está a questionar é a eventual falta de rigor dos serviços Camarários, só isso, nada mais. Os exemplos são diversos, é verdade, mas tudo desagua no mesmo, "falta de rigor".

    ResponderEliminar
  8. Obrigado pelo seu cuidado e atenção. De facto o meu pai faleceu em 1984, com 49 anos.

    ResponderEliminar