sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

TOURADAS...

Esta semana em dois artigos no Jornal de Notícias, Manuel António Pina, notável escritor e grande poeta, falou das touradas, concretamente de uma que se realizou este mês em Vinhais. Ele como defensor dos direitos dos animais, condenou esta aberração que os humanos ainda vão praticando.
Porém, um leitor escreveu-lhe dizendo em abono da tourada, que grandes nomes da cultura, como Hemingway e Picasso gostavam deste espectáculo. Manuel António Pina respondeu no jornal mais ou menos assim: "Picasso, juntamente com as touradas, teve outra devoção, não menos sangrenta, Estaline. Hemingway partilhou com Hitler, além do desprezo pelas mulheres, o gosto pela carnificina de judeus."
Isto para dizer o quê? Para dizer que há pessoas de cultura que são capazes de se divertir com o sofrimento e agonia dos animais, neste caso dos touros nas arenas.  
Mas nós penafidelenses não precisamos de ir tão longe buscar esses exemplos. Nós temos por cá, por Penafiel, exemplos desses. Temos o escritor Alberto Santos, presidente da câmara municipal desta terra. Um homem de cultura que já escreveu dois livros e também gosta de touradas. Também aprecia o sofrimento dos animais nas arenas.
Ou não foi verdade que em 2002 e 2003 ele trouxe esse espectáculo hediondo, dantesco, criminoso, degradante, desumano a Penafiel, para mentecaptos verem?
Como diz o meu amigo Pina, o facto desta gente apreciar touradas, desabona a favor deles e não abona a favor das touradas.

Paula Mota, este bloguezeco, lembrou-se de falar destas coisas, com o seu presidente no meio. Veja lá... que azar o seu, eu não falar de andores e procissões... 

Sem comentários:

Enviar um comentário