quinta-feira, 6 de junho de 2013

CORRERIA LOUCA...


Eu sinto uma enorme inveja da força física do Sr. Presidente da Câmara de Penafiel, Alberto Santos. É preciso estar muito bem de saúde. Ele anda num rodopio infernal a apresentar o seu último trabalho literário. Hoje foi para Lisboa, para falar na RTP 1 do seu livro durante dois minutos e logo à noite já está em Vila Praia de Âncora, para mais uma apresentação d`"O Segredo de Compostela". Ele quase consegue estar em dois locais ao mesmo tempo. Até meados de Julho são cerca de cinquenta apresentações. Não sei se é normal, esta correria "louca", este "Cavalo à Solta". São muitos milhares de quilómetros à procura de quê. Parece-me que Alberto S. Santos não deixa as coisas acontecerem normalmente. Ele anda numa "fona", atrás de quê? Sr. escritor Alberto S. Santos, parece que para si não há mais vida, para além desse livro. Acho anormal estes contra-relógios. Até parece que está com medo que o tempo lhe desfaça esse castelo da fama que quer conquistar.
Isto sem colocar em causa a qualidade literária do escritor, muito menos desta sua última obra...

28 comentários:

  1. Tudo em viatura própria e sem motorista Caro Beça Moreira. É mesmo saúde de "ferro".

    ResponderEliminar
  2. Senhor Fernando Moreira,

    Gostaria de saber qual (is) o (s) motivos de não gostar do trabalho do Sr. Presidente da Câmara? Consta que tem feito um bom trabalho e parece que para onde vai o presidente escritor Alberto Santos vai a pessoa simples que é Alberto Santos.

    De facto com o lançamento deste último livro as deslocações do Presidente escritor poderiam ser melhor organizadas do ponto de vista geográfico e de rentabilização de recursos. Todavia, nem sempre é possível que as coisas assim sejam. Desde já os meus agradecimentos pelo esclarecimento que aguardo.

    ResponderEliminar
  3. Quem disse que não gostava do trabalho de Alberto Santos? Faça o favor de ler bem...

    ResponderEliminar
  4. O carro da Câmara andou a transportar. O anónimo
    das 11.21, sabe disso mas é um dos que vive à conta do erário público e tem que fazer o seu papel. O mesmo relativamente o anónimo das 16.01, vive à conta da Câmara.

    ResponderEliminar
  5. Sr. Fernando Moreira,
    Referia-me ao seu texto, " Os segredos de Penafiel ", no que diz respeito a Alberto Santos enquanto Presidente da Câmara. e não enquanto escritor. Quando diz:

    " Construiu uma obra à custa de tudo um pouco, mas também à custa do município e dos munícipes. Inventou uma "escritaria" que em circunstâncias normais, nunca teria dado à estampa. Alberto Santos, construiu esta rampa de lançamento, com objectivos pessoais. A "escritaria" foi de facto uma porta grande para entrar no meio literário, e Penafiel pagou por e para isso.
    Estes, só são Segredos de Penafiel, para quem não viva nesta terra. (...)
    Repito o que já disse em 2008. Como é que uma pessoa com uma cultura tão acima da média, consegue ser outra pessoa, aquela que arrancou muitas páginas de história a Penafiel? Não dá para entender. Ao contrário de José Saramago, em que dizia: "para onde vai o autor, vai a pessoa", Alberto Santos não pode dizer isso. Alberto S. Santos é um cidadão escritor e depois há um outro personagem chamado Alberto Santos, autarca que consegue a obra que está à vista em Penafiel. Pela minha parte lamento, mas lamento profundamente. Porque ontem hoje e sempre, estarei com Penafiel... "
    E critica-o ao designar a sua caminhada pelo país como "correria louca".

    ResponderEliminar
  6. A.S. Já não é Presidente da Câmara. Continua a receber como se fosse, mas já não é. Está noutra. O mesmo para Antonino. Pagamos-lhe para governarem a vida deles. Um a vender livros. O outro a fazer campanha politica. Haja alegria.

    ResponderEliminar
  7. "Haja alegria"... Em Penafiel é tudo é uma fantasia!

    ResponderEliminar
  8. Até ás eleições o presidente mantém-se. Provavelmente nesta fase de divulgação do livro tem algum tempo de que ainda não tinha disfrutado. Não ficando na Autarquia está a começara tratar da sua vida futura e também para ter algum tempo para usufruir da família. Qualquer um de nós faríamos o mesmo.

    ResponderEliminar
  9. Que lindo pensamento. O anónimo sabe da vida de A.S. Sabe que ele se mantém Presidente, que ele precisa de desfrutar; Que está a tratar da sua vida futura e também para usufruir da Família. Até aqui tudo perfeito, se ele pode falar por A.S. quem somos nós para o contrariar. Agora quando diz que qualquer um de nós faria o mesmo, alto e para o baile. Não, qualquer um faria precisamente o contrário, cumpria com o seu dever e dedicava-se à causa pública e não à privada.Foi precisamente para isso que ele foi eleito. Claro que o anónimo é um rosto que se fez numa lógica partidária. Sem o Partido não era nada. Agora está a uma secretária da Câmara a enviar gostos ao Antinino, a escrutinar todos os sites e blogues que digam o rei vai nu. Mas fá-lo mal. Nem A.S. deve gostar do desgraçado comentário. Em vez de o justificar, satiriza-o, todos sabemos porquê.

    ResponderEliminar
  10. Nada é como diz. Somos mesmo anónimos e de terras distantes. Não vale a pena dirigir o seu pensamento para suspeitas de alguém porque não irá nunca acertar nem conhecer quem está deste lado. Creio que é melhor ficarmos por aqui.
    Um bem haja para si.

    ResponderEliminar
  11. Mas, na vã tentativa de defender A.S. só o prejudica, pondo a nu as fragilidades. Até para defender os amigos é preciso algum jeito. Conhece aquele avançado que mete muitos golos mas sempre na própria baliza?

    ResponderEliminar
  12. Foi dito aqui, por um anónimo que o escritor Alberto Santos anda a fazer-se transportar para as apresentações do seu livro em carro do município. Tal não corresponde à verdade...

    ResponderEliminar
  13. Corresponde sim senhor, foi para a feira do livro de lisboa em carro da câmara. Pode confirmar junto do próprio.

    ResponderEliminar
  14. Só dizem mal do Presidente. Ele tem feito um bom trabalho em Penafiel.
    Um anónimo disse que foi em carro próprio.

    ResponderEliminar
  15. Carro da Câmara, confirmadíssimo. Até à fotos.

    ResponderEliminar
  16. O Beça Moreira, perdeu o pio? tão lampeiro a dizer que não e agora que lhe garantem que sim fica calado? qual é a sua fonte? Vá diretamente ao Presidente e pergunte: Senhor Presidente na apresentação da feira do livro em lisboa foi em que carro? A resposta só pode ser uma, foi no carro da Câmara. Tudo se sabe caro Beça Moreira, é só procurar. Até podemos criar um provérbio inspirados pela literatura de A.S. "Quem procura sempre acha". (Não sei porquê mas esta do provérbio não vai chegar à maioria, é demasiado... como direi... subtil.

    ResponderEliminar
  17. Mesmo que tenha ido no carro da Câmara não acham bem? Então para Penafiel não é importante ver um filho seu a afirmar-se como escritor, que um dia o será de renome internacional? É muito importante e mais tarde trará retorno, por isso é compreensível o uso da viatura oficial (se de facto a utilizou).
    O Sr. Beça Moreira não perdeu o pio, digo eu. Já disse o que sabia e não tenho dúvidas que dirá sempre aquilo que lhe chegar ao conhecimento depois de devidamente confirmado. Nestas coisas é preciso dar tempo ao tempo.

    ResponderEliminar
  18. Garanto que Alberto Santos não foi em carro da Câmara para Lisboa, ou para qualquer lado. Não tenho fotos, não vi nada. Acredito piamente em quem me disse.
    Mas atenção se ele fosse com o carro da Câmara era de todo reprovável.

    ResponderEliminar
  19. O Presidente tem feito um bom trabalho na terra. Mas se de facto foi de carro da autarquia não é correto.

    ResponderEliminar
  20. Sr. anónimo das 16,00 horas. Se o senhor acha que o Sr. Presidente tem feito um bom trabalho na terra, como é que eu não consigo ver. Estarei cego?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque é que considera que não tem feito um bom trabalho?

      Eliminar
  21. Não tem lido os meus posts aqui no blogue? Ou é preciso assobiar-lhe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem todos. Se assobiar, ficarei na mesma. Se fizer o obséquio de explicar. Obrigado.

      Eliminar
  22. Oh Fernando Beça Moreira, faça o obséquio de lembrar ao anónimo das 16:11, apenas meia dúzia de coisas muito mal feitas por Alberto Santos. Vá lá, seja simpático. Esse anónimo quer ir junto de Alberto Santos e dizer-lhe: como vê eu preocupo-me consigo, com esta Câmara, veja lá se alerta o Antonino para na campanha que se avizinha dizer que vai corrigir o "tiro". Portanto, Beça Moreira, seja mesmo simpático com esse anónimo.

    ResponderEliminar
  23. O Sr. Anónimo das 16,11 está a dar tanga ao pessoal. Também eu gostava que a regeneração urbana de Penafiel fosse tanga. Mas não, foi real e está completamente à vista de todos...

    ResponderEliminar
  24. Estou a dar tanga? Então porquê?

    ResponderEliminar
  25. Já agora, o Dr. Alberto Santos desloca-se normalmente em carro próprio para estes eventos. Obviamente que na Feira do Livro de Lisboa, como gigante evento literário que é, tem todo o sentido ser utilizado o carro da câmara, visto que leva o nome de Penafiel, até á capital.
    MG

    ResponderEliminar
  26. "Bela" plataforma de apoio ao Shô Dôtor André! Eu a pensar que vinha visitar uma página sobre Penafiel e afinal vim parar a uma filial do PS! Ao menos não disfarce a intenção debaixo de um pretexto! É o orgulho socialista.
    Carlos pina, eja

    ResponderEliminar