domingo, 9 de junho de 2013

O CENTRO COMERCIAL...


Este local que a foto mostra, já foi lugar de referência de Penafiel. Mobilizou milhares de pessoas desta região. Tem uma história de vida bonita, mas com um final triste. Um pouco antes da Primeira Guerra Mundial, instalou-se um Cine Clube, popularmente conhecido por “Barracão”. Funcionou até meados do ano de 1949. Em Fevereiro de 1952, deu lugar ao Cine-Teatro S. Martinho. Em 1986, o “modernismo” levou esta sala a fechar as portas, até que em 2001, foi demolido. Há cerca de trinta anos que Penafiel não tem uma sala de espetáculos, digna desse nome. Muitas cidades recuperaram os seus “cinemas” , Penafiel achou que não, que não valia a pena, que cinema via-se em casa, esquecendo que numa sala de espetáculos, há mais vida para além de cinema. Outras localidades têm possibilidade de assistirem a concertos de todo o género musical, estendendo-se até a manifestações culturais mais eruditas, como teatro, o bailado, a ópera e até a revista, porque não? Porém, Penafiel não tem nada disso. Os políticos nunca se sensibilizaram para viabilizar a reconstrução de algo que se perdeu. Nem a existência de uma postura camarária em que proibia a construção do que quer que fosse que não incluísse uma sala de espetáculos, mobilizou os políticos, que não tiveram pejo em gastar 10 milhões de euros para destruir passeios, praças e avenidas. O que é certo é que este bonito edifício não é um cinema, nem coisa parecida. Trata-se de centro comercial com meia dúzia de escritórios, ainda por acabar. Está assim há muito tempo. Um dia qualquer fecha, sem ter aberto as portas.

publicado hoje no Jornal de Notícias

6 comentários:

  1. Aonde estão os homens da cultura?

    ResponderEliminar
  2. http://www.casadoxine.org/index.html - repare, afinal, há UMA casa de espetáculos em Penafiel!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois, mas isso não lhes interessa. têm a cidade na barriga e o resto é pivedas. Mas têm coragem de as defender!!

      Eliminar
  3. A Cultura em Penafiel, passou a ser a mobilidade para todos, passeios largos, vias para o trânsito estreitas, passadeiras para os peões quase coladas, não sei a medida dos autocarros, mas em frente ao novo posto do turismo, deve haver alguns autocarros que ao arrancar de uma passadeira estão com a rodagem sobre a outra....com a agravante de na mesma zona existirem duas ruas com saída de veículos para seguirem 3 destinos possíveis: para a direita, para a esquerda ou em frente, isto com as tais duas passadeiras na boca de cena....um dia destes algum condutor não tenha o azar de enquanto olha para a direita ,olha para a esquerda, arranca e.......dará lugar a algum espetáculo...Os autores e responsáveis, são os nossos autarcas que colocaram a cidade (as obras)na mão de arquitetos, doutores, engenheiros, projetistas, etc....que estão a fazer experiências nesta pequena cidade que tão bonita era.

    ResponderEliminar
  4. É o vale-tudo demagógico... O meu trabalho permite-me estar em contacto com praticamente todos os concelhos do Tâmega e Sousa e posso afiançar-lhe que Penafiel é um marco referencial de História e Cultura! Esqueceu-se do Melhor Museu do ano de Portugal?! Esqueceu-se da belíssima Casa do Xiné?! Já agora, quer que eu lhe lembre quem é que estava na Câmara em 2001?
    MG

    ResponderEliminar