segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

A DITADURA DA ARQUITECTURA MODERNA...


Para quem pensa que eu só aprecio a arquitectura antiga, desengane-se. Eis aqui um exemplo daquilo que eu gosto. Gosto muito deste edifício da Vodafone no Porto. Não sei quem foi o autor, também não interessa. O que eu sei, é que é de facto um deslumbramento. Se é  verdade que a Torre de Belém e a Torre dos Clérigos me encantam, não é menos verdade que fico de boca aberta quando olho para a Casa da Música no Porto.
Porém, há por aí muita coisa moderna bonita mas que à primeira vista nem se sabe o que é. E é aí que eu quero "bater" nos arquitectos modernos. Hoje em dia, quando olhamos para uma construção moderna não sabemos se se trata de um centro escolar, uma casa de cultura, uma biblioteca, um centro de saúde, um museu, um pavilhão gimnodesportivo, uma câmara municipal ou até uma igreja. Está tudo uniformizado. Paredes de betão e mais paredes de betão, só a disposição delas é que as pode diferenciar. Há muitos exemplos neste país. No passado, havia uma marca identificativa que fazia a diferença entre uma igreja e uma câmara, um cine - teatro e um centro escolar, um museu e um pavilhão. Não aprecio esta arquitectura moderna que é toda igual para todos e qualquer fim ou utilidade.
Não é justo que uma pessoa, um turista quando diante de um edifício de linhas modernas tenha de perguntar: "o que é isto? Mas pior é que se façam coisas como se fez em Penafiel que foi misturar um edifício setecentista com um moderno bloco de betão. Todos sabemos de que estamos a falar, infelizmente. Crime digo eu... 

Sem comentários:

Enviar um comentário