quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

MANUEL PEDRO GUEDES...


Existem várias publicações, incluindo algumas minhas, em que dizem que Manuel Pedro Guedes não é de Penafiel. Não posso garanti-lo, mas lendo este assento de baptismo não tenho dúvidas que o "fidalgo" da Aveleda é penafidelense. E é penafidelense porque foi baptizado em Penafiel num oratório de casa de seus pais que viviam na cidade de Penafiel ( pelo menos é o que diz esta cópia do Arquivo Distrital do Porto). Um oratório é uma espécie de capela doméstica. 
Eu não ando a colocar os pontos nos is na história de Penafiel. Até porque esta certidão de baptismo apareceu-me quando eu procurava os ascendentes de meu pentavô José Moreira, que eu pensava que era de Penafiel e afinal é de Mouriz, concelho de Paredes... 

Sem comentários:

Enviar um comentário