sábado, 8 de junho de 2013

O POSTO DE TURISMO...


Já há muito que ando para falar disto. Mais uma vez pela negativa. Aliás só me fica bem. A coerência nunca ficou mal a ninguém. Porque dizem que sou contra tudo e todos. Que sou do bota abaixo. Como não gosto de ter a fama sem ter o proveito, aqui estou mais uma vez para escrever o que penso. Sendo assim, aqui vai o meu comentário a esta obra que mais não é que um retrato já velho e cansado da vaidade que desabou sobre Penafiel nos últimos anos. Foram construir esta loja aqui porquê? Então não havia o Posto de Turismo no Museu Municipal? Foram ocupar um espaço que por natureza pertence ao quiosque. O novo quiosque devia estar aqui. Aqui é o lugar dele, por mais interactividade que esta vidraça tenha. Mais uma cavadela, mais uma minhoca.
Se é bonita? Sim é de facto é bonita. Se é moderna? Sim de facto, mais moderna não podia ser. Mas está completamente desenquadrada no espaço. Este é um espaço histórico da cidade com edifícios do passado, e como tal devia ser tratado. Não foi. Modernizaram-no de tal forma que o descaracterizaram. Nesta regeneração urbana, misturaram tudo. Não há harmonia. Não houve respeito pelo passado, não souberam ler a história de Penafiel. Enfim, "cá se vai andando com a cabeça entre as orelhas", como diz o Sérgio Godinho...

2 comentários:

  1. E devo-lhe dizer que é um posto de turismo digno da inveja de um posto de turismo da cidade do Porto! Saúdo o Fernando por ser uma voz discordante do que se passa na minha terra natal. Tenho pena que muitos penafidelenses não vejam esta triste imagem que passa fora do concelho de Penafiel.

    ResponderEliminar
  2. bonito. bem enquadrado. necessário. mais um post desnecessário -.-

    ResponderEliminar