quarta-feira, 6 de março de 2013

A ESTÁTUA DO PADRE AMÉRICO...



Há uns dias eu disse que iria falar da mudança da estátua do Padre Américo para o Largo da Misericórdia. Pois bem vamos a isso. 
Aquilo não está bem. Aquele não é o local mais apropriado para instalar aquela imagem Esteticamente perde alguma relevância. Se antes estava "escondido" no meio de um jardim, agora  está cercado de granito e há muito pouco que "puxe" o Padre Américo para cima. Depois ali já tem o chafariz e o quiosque, equipamentos mais que suficientes para um adro de igreja. Poder-se-à dizer que ali é que está bem, porque ali é o Largo Padre Américo. Tudo bem.  Por esse ponto de vista poderíamos estar todos de acordo. Mas nem assim. Porque ali nunca devia ser o Largo Padre Américo. Para ali sempre houve duas soluções, a saber. Aquele largo ou se chamava da Misericórdia como é conhecido, ou então Largo Padre Amaro Moreira que foi quem custeou a construção da Igreja da Misericórdia. Se não fosse este padre natural da freguesia de São Vicente de Ermelo, concelho de Mondim de Basto, não tínhamos aquela tão bela referência penafidelense. Eu não sou muito católico, nem de missas, mas gosto muita desta Igreja. 
Então para onde iria a estátua do Padre Américo? É uma boa pergunta. Eu não sei, nem tenho que saber. Quem manda nesta terra é que devia saber . Mas a minha opinião, é que, quando se construiu o Hospital Padre Américo, deviam ter ido buscar a estátua  do nosso homem à Praça da República e colocá-la onde está uma outra à entrada do dito hospital com o seu nome. Estava o problema resolvido. Não se pensou e neste momento a estátua do Padre Américo saiu de um local rodeado de um jardim, para um local rodeado de pedra, embora as pombas disfarcem um pouco, para melhor, este cenário.
Ou será que isto foi tudo um pretexto para se colocar mais uma placa inaugurativa com o nome do Sr. presidente da Câmara? Quero crer que não. Mas a minha opinião é que foi uma má solução. Onde está, o Padre Américo perde brilho. Devia ter uma envolvência ajardinada que o destacasse...

10 comentários:

  1. É sempre dificil agradar a gregos e troianos. Se o largo se chama Padre Américo, ali está bem a estátua. Naturalmente que podia e devia ter outros arranjos à sua volta mas, consta que o autor do projecto não foi nenhum arquitecto paisagista, como se impunha, e depois dá nisto.
    A propósito da igreja e de quem a custeou, ainda está por esclarecer porque não foi acabada. Se da terra ninguém dá "corte" ao assunto, propõe-se que se encomende esse trabalho a um tal estrangeirado da Matriz (estrangeirado porque hà tempos me pareceu assinar-se com um nome estrangeiro), a ver se de uma vez por todas se "limpa" a questão.

    ResponderEliminar
  2. óh amigo Beça, então não sabe que aquilo foi só mais um pretexto para fazer de conta que se faz obra. é como você diz: É uma plaquinha hoje, uma placa amanhã, uma placona (salvo seja) depois de amanhã. O importante é criar a ilusão de movimento, embora estando sempre no mesmo sitío.

    ResponderEliminar
  3. E, em breve, aquele aquário que estão a construir onde estava o quiosque, leva outra placa. Mas esta vai ser diferente: é subaquática. Giro não é!

    ResponderEliminar
  4. A estátua está muito bem enquadrada e o largo até ganhou outra vida! Está muito bem, é a minha opinião

    ResponderEliminar
  5. Fernando, no hospital já tem lá uma estátua do Pd Américo!!! Estava ficava ao lado da que já lá existe ?

    ResponderEliminar
  6. Vamos por partes. Acabar as obras da Igreja, segundo me disse o actual provedor, logo que haja verba é isso que vai acontecer. Quanto a haver duas estátuas do Hospital Padre Américo, o senhor não entendeu o texto em cima...

    ResponderEliminar
  7. Há mais de 40 anos mudaram o nome ao Largo da Misericórdia para o Largo do Padre Américo. Quem tem mais de meio século de idade, ainda hoje chama àquele Largo de Misericórdia, mas daqui por uns anos já ninguém se lembra. Quanto a mim, não fazia sentido o Padre Américo estar fora do seu largo, mas o seu enquadramento com o Largo é que não foi muito feliz, basta ver a foto para ver a paisagem que fica nas costas da estátua.

    Basta ver a segunda foto para ver que hoje se continua a mudar nomes.

    A Praça Municipal passa para Largo do Município assim como o Jardim Egas Moniz passou a chamar-se Jardim do Calvário.

    - Será que a Ordem Terceira comprou o Jardim? Claro que não.

    Isto faz parte de uma estratégica de criar a ilusão aos penafidelenses que há coisas novas cá no burgo, e ao mesmo tempo apagar a história da nossa terra, que até queriam mudar-lhe o nome.

    F. Oliveira

    ResponderEliminar
  8. O Importante é criar a ilusão de que há ação. O Padre Américo onde está e a forma como está é um escarro naquela praça. Aliás aqula praça, esteticamente, é um ultraje ao bom gosto e ao bom senso.

    ResponderEliminar
  9. Hoje tirei uma foto à estátua do Padre Américo. Amanhã vamos ver o que deu...

    ResponderEliminar