quarta-feira, 13 de março de 2013

COISAS PERDIDAS...


Esta história da Regeneração Urbana, faz-nos remeter para outros passados. Eu pela minha parte, não ando obcecado pelo que está a acontecer em Penafiel, no que diz respeito à falta de respeito que neste momento um punhado de pessoas tem por esta terra. Eu não sou saudosista, não passo a minha vida a olhar para trás. Mas que nos últimos tempos, tenho-me socorrido de algumas imagens para comparar o que era Penafiel em décadas anteriores e o que é neste momento, sim é verdade.  Claro que em 50 anos, Penafiel melhorou muito, especialmente nas condições de limpeza, salubridade, conforto, higiene, mas tenho muitas dúvidas se melhorou em termos paisagísticos. 
O fotógrafo Antony deixou-nos um espólio de fotografias que nos deixam a olhar o que era esta terra e o que é hoje. Não são saudades desse passado. Não nada disso. Antigamente era porcaria por todo o lado. Ainda me lembro daquela Avenida Nova, que depois se chamou Rua de Camões e agora é Faião Soares, nós brincávamos no meio dos esgotos que corriam a céu aberto. Tudo em terra, em lama. Não posso dizer, nem devemos afirmar que antigamente é que era bom. Não vamos por aí. Mas há que abrir os olhos e constatar que há hoje coisas que estão muito piores que há 50 ou 60 anos. Por isso é que eu volta e meia venho com o tema da actual regeneração para lamentar algumas coisas perdidas. Só isso...

Sem comentários:

Enviar um comentário