domingo, 10 de março de 2013

O JARDIM DO SAMEIRO...



Esta paisagem é o ex-libris de Penafiel. Lá em cima a saudar todo o mundo, ergue-se o Santuário do Sameiro. E o Sameiro é testemunha do que aqui quero dizer. Estão a destruir esta paisagem lindíssima desta cidade com quase 250 anos. Parte do lago já desapareceu. Esta verdura e as palmeiras foi um ar que se lhes deu. Vão fazer obras de regeneração. Dizem que “vai ficar melhor do que o que estava”, mas não é verdade. Uma regeneração não é destruir o que está bem. Uma regeneração é reparar algo que esteja degradado ou decadente. Será que o jardim do Sameiro como está, necessita que gastem nele quase dois milhões de euros? Dizem que vão prolongar o lago através de uma linha de água terminando num espelho de água. A meu ver, não se justifica uma obra destas. Em Penafiel ignora-se que na vida há pelo menos dois parâmetros pelos quais qualquer cidadão se deve reger, que é o bom gosto e o bom senso. Ou será que o espelho de água vai servir para lavar as chávenas de dois cafés que ali há perto: o Centopeia e o Royal?

Publicado hoje no JN

6 comentários:

  1. Há um anos atrás, Portugal ficou conhecidos pelos Presidentes que faziam elefantes brancos (ef). Os ef eram opções por obras financiadas pela CEE depois UE. Como eram financiadas os Presidentes candidatavam-se, depois inauguravam, depois ganhavam eleições e depois as obras não serviam para nada.Durante muito anos os elefantes foram o gáudio de analistas estrangeiros e de cronistas Portugueses mais atentos. Não aprendemos nada. Este executivo Camarário é mais parolo que e está pior que os piores executivos da década de 80.

    ResponderEliminar
  2. Quantas pessoas interessdas pela memória de um povo existem em Penafiel? Criou-se um movimento por cauas da Arrifana. Será que não se consegue criar um movimento em defesa da história de Penafiel? Como se pode permitir destruir memória com mais de cem anos? Assim de repente lembro-me de jovens e menos jovens com sensibilidade, Especialistas de história, Arqueologia, Antropologia, Sociologia, Artes Etc. Qantas pessoas existirão em Penafiel sensíveis, conhecedoras, desconhecedoras, mas com senso. Enfim, ainda vale a pena, ainda vamos a tempo. Lance o movimento que preta um grande serviço a Penafiel. Tal como com ARRifana, nada de Partidos.

    ResponderEliminar
  3. Assim está melhor, já se pode ver a diferença do antes e agora.
    Há muitas coisas em Penafiel que deviam ser consideradas património municipal ou imóvel de interesse público para futuramente não acontecerem coisas destas.
    A cidade de Penafiel nem é nova nem é velha é uma cidade recauchutada, feia e pouco funcional.
    Será isto que Penafiel Quer?
    Mas é isto que Penafiel tem.
    Se houvesse medalha para o anti cidade de Penafiel, por mim a mesma seria entregue ao duo Alberto Santos (o pior presidente de todos os tempos, porque foi o que mais descaracterizou a cidade) e Paula Teles.
    F. Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Fernando... gostava mesmo daquele corredor de pedrinhas de granito que iam dar à escadaria do Sameiro ? É que vai um pouco contra aquilo que costumo ler aqui!

    ResponderEliminar
  5. Já procurei uma foto dessas mas não encontrei. Tenho uma do Sameiro antigo, mas não deve ser essa. Vou colocá-la aqui...

    ResponderEliminar

  6. E quando é será que vão desapracer as lombas no cimo da "avenida Zeferino de Oliveira" na delimitação com a avenida Gaspar Baltar e Escola Secundária de Penafiel Rua Dr. Alves Magalhães



    http://www.centrosentido.com/#

    "Sameiro" com lago, novo curso de água, novos espaços e praça "Escritaria" - 09/01/2013 Arrancaram esta semana as obras da zona envolvente ao Jardim do Sameiro. A obra que é a maior da Regeneração Urbana (RU), prevê a intervenção numa área superior a dois hectares e a criação de diversas novas áreas de lazer.A intervenção estende-se da Av. Gaspar Baltar até ao cruzamento da Rua D. António Ferreira Gomes com a Rua da Vista Alegre.

    ResponderEliminar