quarta-feira, 6 de março de 2013

ANTÓNIO NOBRE...


Agora estou à espera que o busto do poeta António Nobre seja deslocalizado para a rua que tem o seu nome. A zona urbanizada de Penas, tem uma Rua António Nobre. Estão à espera de quê? 
Claro que não vão fazer isso porque o poeta do "Só", onde está, está muito bem e está menos só. Está melhor, como estava o padre Américo na Praça da República, ainda que um tanto escondido, verdade seja dita...

5 comentários:

  1. Caro Beça, muitas vezes descobre-se e vê-se melhor o que está escondido, ou antes, encoberto, do que o que está à mostra. É como a minisaia ou o top na mulher. A mini-saia oculta ou mostra? Nunca saberemos. É precisamente esta dúvida que transforma esta conjunto, roupa/corpo num jogo de sedução. Assim é também a cultura. O facto do Padre Américo estar escondido fazia parte do encanto e era um simbolo do próprio acto que é a cultura. Uma coisa que não se obtém à primeira. Não é por o Padre Américo estar onde está que vamos passar a olhar para ele, ou que o vamos conhecer e admirar mais. Pergunto, o que é que a Câmara ou as escolas por exemplo, fizeram para que se conheça o que representa o Padre Américo? Faz-se o mais fácil! A mudança da estátua é apenas o pretexto para mais um número de circo, peço desculpa um número político.
    Parabéns pelo seu blogue que não conhecia.

    ResponderEliminar
  2. Sr. Fernando, opiniões há muitas, todas elas respeitáveis. Nestas coisas de estátuas e mudança das mesmas, não acha que se devia consultar o homem da cultura desta Terra? Aí sim, tinhamos uma opinião verdadeiramente credível. Agora isto de todos quererem saber de tudo, provavelmente não nos leva a sitio certo.

    ResponderEliminar
  3. Um provedor da cultura, depois dos bons costumes, é assim que se atrofia um povo, quando se conclui que estas coisas são só para alguns.

    ResponderEliminar
  4. Nesta coisa de estátuas e das suas transferências, consultar o homem da cultura? não sei onde quer chegar? Depois esse pelouro da Câmara está entregue a Susana de Oliveira uma jovem de Portela, que não tem sensibilidade suficiente para dizer o que quer que seja sobre isso. Como eu costumo dizer, quem manda em Penafiel é Alberto Santos. Ele é (des)faz e desfaz. Ou estará o senhor a pensar em Alfredo de Sousa?

    ResponderEliminar
  5. Alfredo de Sousa a provedor da cultura já!

    ResponderEliminar