sexta-feira, 10 de junho de 2011

OPINIÃO - Um país feliz...



O resultado das eleições de domingo passado, pôs o país a sorrir. Parece que todo o mundo está mais feliz e mais contente. Rádio, jornais... aliás toda a comunicação social está mais sorridente, isso mesmo se vê nas "parangonas" que eles reflectem. (Mário Magalhães, o polivalente de Penafiel, eleito deputado, vem no jornal "Notícias de Penafiel" com um sorriso de orelha a orelha)  É uma alegria na romaria. 
De facto parece que há mais sossego. Parece que se deitou água na fervura. Parece que acabou a tempestade e vem aí a bonança. Até o Cavaco anda mais aberto, mais sorridente, menos carrancudo. Claro que este resultado era o que ele queria. Ele nunca foi com a cara de Sócrates.
Fico com a impressão que com a direita no poder, a pressão é menor, a crítica é menos intensa, ou é mais suave. O povo não barafusta tanto, independentemente de ter ou não razões para isso. Não sei se foi por acaso, até as greves da TAP e da CP foram ao ar. Outro cenário se perspectiva e pronto, ficou tudo desconvocado. Os médicos, os professores, os magistrados, já podem dormir sossegados, que não vai haver ninguém que lhes mexa nos seus "direitos adquiridos". Podia lá ser, um beirão qualquer que nem "ingenheiro" era, fazer frente a estas classes de tão alta categoria! Isso é que era bom!!!! Levou um chuto no esmalte, que  foi parar às "berças", de onde veio.  Não era "ingenheiro",  mas era  o "Drácula", o "Saddam", o "Hitler" e muito mais... e muito mais... As mensagens nos telemóveis espalharam-se por todo o lado...
Mas pronto, as eleições decidiram e está decidido. E agora o que conta é se o "retornado" (Passos Coelho foi retornado) vai conseguir governar e fazer frente aos imensos problemas que aí estão. Eu já disse e volto a dizer: vamos ver o que isto dá. 
Quero ainda aqui dizer o que ainda não foi dito. Anda por aí muito jornalista (inclusive o director do Jornal de Notícias"), a dizer que finalmente foi alcançado o sonho de Sá Carneiro: "uma maioria, um governo, um presidente". Parem lá com isso. Não é verdade. Esta maioria, só é maioria com o CDS a servir de guardanapo para o PSD. O PSD de Passos Coelho, obteve apenas 38 por cento, bem longe das maiorias de Cavaco Silva, no tempo de  Mário Soares como presidente da república.
Senhores simpatizantes e votantes do PSD, isto que vou dizer deve doer para caraças, mas é verdade. O sonho do portuense Sá Carneiro foi alcançado, pasme-se, com o beirão José Sócrates. Em 20 de Fevereiro de 2005, o "Drácula", o "Hitler", o "Saddam", ou lá como o queiram chamar, obteve 121 deputados com Jorge Sampaio como presidente da República. Era ou não era? Foi ou não foi? Está ou não está tudo registado? Uma maioria, um governo e um presidente já foi. E não foi o PSD. Portanto tirem o cavalinho da chuva, que essa história já era. O próprio António Guterres, em 1999 não fez o pleno, apenas por um deputado, quando alcançou 115 parlamentares. 
Era bom que alguns jornalistas e fazedores de opinião consultassem os canhenhos para não ficarem mal na fotografia...  

Sem comentários:

Enviar um comentário