segunda-feira, 6 de junho de 2011

OPINIÃO - Passos em frente...


Sócrates e o PS perderam. Passos Coelho, Portas, o PSD e o PP ganharam direito a governar este país. Reconheço que Sócrates estava esgotado. Não cumpriu, não soube cumprir o seu dever, que era governar não perdendo de vista os cidadãos, concretamente os mais desfavorecidos. Os PECs foram pecados mortais.
Sócrates fartou-se de maquilhar uma imagem que o país já não conseguia esconder. Sócrates deixou um lastro de algum laxismo, de alguma irresponsabilidade, não controlando uma despesa na administração pública que já vinha de há muitos anos. Cavaco, Guterres, Durão, Santana e ele próprio, são os grandes responsáveis pelo estado a que chegou este Portugal ao viver acima das suas possibilidades. O PSD, bem quer sacudir a água do capote, reduzindo a história da hecatombe financeira aos últimos seis anos, mas a sua marca está lá. O PP de Portas, também tem a sua cota de despesista, porque os malditos submarinos, não custaram dois tostões.
Agora vamos ver. Não tarda muito a soletrar-se o verbo da "pesada herança que o PS nos deixou". Nós sabemos que é assim, porque a nossa classe política vale zero.
Não acredito na direita portuguesa. Não gosto do PSD, logo sou suspeito, para afirmar o que quer que seja sobre este "ninho de víboras", que vai tomar o poder. Os que votaram no PSD e no PP e usando uma linguagem "jardinesca", enfiaram o barrete. Mas descansem que não uso a linguagem de Vasco Graça Moura quando disse em 2009 que "os portugueses mostraram nas urnas toda a sua estupidez".
Mas digo, e usando a minha linguagem, que os portugueses mostraram nas urnas que gostaram, que adoraram os "mimos", que alguns execráveis sociais democratas, lançaram a Sócrates, como por exemplo: Drácula, Hitler ou Sadamm Hussein. 
Por falar em Vasco Graça Moura, sempre quero ver o que ele, e mais o Francisco José Viegas, o Pacheco Pereira, a Margarida Rebelo Pinto, a Kátia Guerreiro, o Manuel de Oliveira, o José Manuel Fernandes, pessoas supostamente de cultura, vão dizer sobre o mais que provável desaparecimento do ministério da cultura. Parece que já os estou a ver a aplaudir.
Como não acredito em ciclos, esta direita com este povo, pode eternizar-se no poder, até quando quiser e lhe apetecer...
Só mais uma coisa. No tempo do Sócrates eram os "boys". Agora como vai ser? Não virá por aí de novo o célebre filme " Os Amigos do Alex"? Vamos ver.
Uma palavra final para os professores, que devem estar a esfregar as mãos de contentes. Todas as avaliações, vão ao ar. Agora o ensino é que vai fiar fino. 
Vamos ver se o país vai dar Passos em frente...

Sem comentários:

Enviar um comentário