domingo, 2 de dezembro de 2012

PASTEIS DE CHAVES...


A Maria José da Loja dos produtos da Terra disse há dias no jornal Notícias de Penafiel, que havia duas tortas de S. Martinho. Não é verdade. Ela referia-se às verdadeiras tortas que reapareceram em Penafiel há cerca de sete ou oito anos e estas que a foto documenta que são os Pasteis de Chaves. Quem quiser certificar-se vá à Net e procure estes pasteis e verá.
E por favor não voltem a dizer que este pastel de Chaves é uma Torta de S. Martinho. De Penafiel, o que é de Penafiel (Basto) e de Chaves o que é de Chaves. 
Segue-se uma  foto e texto que veio hoje no "Notícias" que vem colococar um ponto final na teimosia e na ignorância de muitos penafidelenses.
Não se esqueçam de clicar nas imagens para poderem ver melhor e tirar de vez as teias de aranha dos olhos. 
À saúde, um Pastel de Chaves e um copo...

4 comentários:

  1. Sr. Beça se quiser eu posso enviar umas fotos das originais tortas feitas com a respectiva receita original o qual a D. Maria José diz que ninguém tem, pois eu tenho por ser descendente do Sr Coelho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também fico curioso, pois pode dar-se a casualidade de existirem duas iguarias típicas semelhantes! Acompanho, há uns anos a esta parte, os produtos regionais e nunca ouvi falar de algum semelhante ao Pastel de Chaves. Se me pudessem enviar uma cópia, ficaria muito agradecido. :)

      Eliminar
  2. Agradeço-lhe essa gentileza. Pode enviar para o meu mail: becamor@sapo.pt

    Muito obrigado
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de fazer bolos sou de penafiel mas estou em franca ja algum tempo k procuro esta receita se ma poderam enviar agradecia ...mesmo longe gostamos de matar saudades com os doces da terra :) obrigada .. Susana.barbosa@sfr.fr

    ResponderEliminar