terça-feira, 25 de dezembro de 2012

ARRIFANA DE SOUSA...


Este é o título de um artigo de opinião de autoria de Alberto Santos, no jornal "Notícias de Penafiel" em Janeiro de 1995. Ainda aqui virei para falar disto e do que pensava (e pensa, se calhar), o Sr. Presidente da Câmara sobre o nome de Arrifana de Sousa. Hoje ainda é Natal e o tempo é de calmaria. Por isso até amanhã...

Aproveitando esta introdução deixada no dia 25, aqui fica parte do acima referido texto do Sr. Presidente da Câmara de Penafiel, Dr. Alberto Santos, na altura seria vereador ou deputado municipal:

"Na Idade Média, o primeiro nome que a freguesia referente ao aglomerado populacional do local onde se encontra a actual freguesia de Penafiel, mereceu foi o de S. Martinho de Moazares, que integrava o Julgado de Penafiel de Sousa, cuja sede se localizava no castelo de Penafiel, em Oldrões.
Mais tarde, ao lugar veio a ser atribuído o nome de Arrifana de Sousa, tendo sido  freguesia e, posteriormente Vila.
(...) Não deixa de ser notório e curioso que, volvidos que são 225 anos, ainda hoje a memória colectiva e o imaginário dos habitantes de Penafiel os leva a evocar e a não esquecer que um dia esta se chamava Arrifana de Sousa. (...) Na minha perspectiva, ainda que modesta, a actual freguesia de Penafiel deveria mudar o seu  nome para a vetusta S. Martinho de Arrifana de Sousa, repondo-se assim a verdade histórica que, contra a sua vontade, lhe foi retirada, podendo desta forma, reconciliar-se a povoação com o nome que para si escolheu. (...) Reconciliar-se-ia, de uma vez por todas, as populações, ou pelo menos a sua memória colectiva, com o seu nome que escolheram, e que lhes foi espoliado, em virtude de interesses para os quais não foram chamadas a pronunciar-se. Não deixaria passar até a oportunidade para terminar como começa a Dra. Teresa Soeiro o seu livro: "Chama-se Penafiel por ordem de D. José I e do Marquês; é ainda Arrifana de Sousa para os seus habitantes ciosos da personalidade do seu passado". 
É no fundo, esta Personalidade que a velha Arrifana deve vincar, exigindo que lhe devolvam o nome pelo qual um dia foi 
baptizada."

Este pedaço de texto de Alberto Santos poderá estar descontextualizado. Mas o que me levou a publicar estes excertos, foi o facto do actual presidente da Câmara de Penafiel já em 1995 era apologista da mudança de nome de Penafiel para Arrifana de Sousa. Não me custa nada a acreditar que a tentativa recente da mudança de nome desta terra que foi aprovada pela Assembleia Municipal, entretanto desaprovada, tenha partido partido dele, só dele...

1 comentário:

  1. Caro Blogger, ainda tem dúvidas? Então não conhece a prosa do Fernando Alves, no dia seguinte à assembleia que aprovou a eliminação de freguesias?
    Grande elogio ao Alberto Santos, homem sensível que repôs a verdade histórica. Só que depois faltou ter os dito cujos no sitio. O resto da história o caro blogger conhece também como todos. Há quem chame a isto inconsistência.

    ResponderEliminar