sábado, 15 de dezembro de 2012

O CENTRO ESCOLAR...


Ontem faleceu uma criança junto a uma escola em Gaia. Há muitos culpados nesta tragédia e um deles é a autarquia que instalou uma escola com entradas e saídas mesmo em cima de uma estrada, ainda por cima muito movimentada. 
O futuro Centro Escolar de Penafiel que a foto documenta, não vai ter o mesmo defeito? Eu acho que vai. Porque juntinho a ele há duas estradas bem movimentadas: as Ruas Abílio Miranda e Pedro Guedes. É mais uma razão para se dizer que os autarcas penafidelenses não souberam escolher o melhor local para uma escola. Ou será que vão construir um passadiço protector?
Em Penafiel há alguns exemplos positivos nesta matéria: A escola secundária n.º 1 não tem esse perigo a preocupar pais e alunos. A escola Joaquim Araújo também não. As outras escolas como o antigo Ciclo Preparatório de Penafiel e a escola de Marecos também estão longe de virem a sofrer um drama como este de ontem em Canidelo. Por outro lado o Jardim de Infância n.º 1 que tem entrada pelo Campo da Feira é um perigo eminente, com uma saída de crianças em cima de uma estrada com muito trânsito.
Se os autarcas não pensam nisto, então pensam em quê? Pensam em pimbalhices como aquela do "Somos Portugal" que levou o S. Martinho a lado nenhum. 
O Centro Escolar está mal situado. Não me esqueço das palavras de Jaime Neto, ex- vereador da Câmara de Penafiel, que instado há dez anos, sobre o futuro a dar ao local onde funcionou a serração, ele disse que o que Agostinho Gonçalves pretendia (uns novos Paços do Concelho) não era viável, na medida que ia gerar-se uma grande confusão, em virtude de estar perto do Bombeiros e haver um grande fluxo de automóveis. O que pensará ele agora com a instalação de um "monstro" escolar, capaz de gerar situações de perigo como aquela que se passou ontem e que vitimou um miúda de dez anos?...  

1 comentário:

  1. Essa gente já se esqueceu do que disse ontem que fará há dez anos

    ResponderEliminar