quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

ESCAPATÓRIAS...


A principal artéria da cidade de Penafiel, que compreende a Praça Municipal, a Avenida Sacadura Cabral e Egas Moniz perdeu três escapatórias para o trânsito. Três saídas muito importantes para se necessário qualquer automobilista poder fugir de um eventual engarrafamento na cidade. Porquê? Isso gostava eu de saber. Mais,  nesses três pontos de fuga, com a regeneração urbana, ficou tudo mais complicado e mais capaz de aumentar as quantidades de CO2 lançadas para a atmosfera, na medida em que é mais difícil subir que descer. Estou a falar concretamente na Travessa do Município, na rampa das Freiras e junto ao parque infantil e Palácio da Justiça. Se nem sequer foram obras bem executadas, muito menos foram projectadas. O que dói mais nisto é que está mesmo à vista de olhos que não devia ser assim. Mas está assim porque Alberto Santos quer que assim esteja. Mas pode acreditar, Sr. Presidente, o Sr. está errado, completamente errado. E não me venham dizer que Alberto Santos está mal acompanhado de técnicos e engenheiros. Eles já tinham dados sinais da sua incompetência, ou pelos menos da falta de sensibilidade para que Penafiel se tornasse numa cidade mais acessível, mais fácil.  Só mais uma coisa: ao virar os táxis ao contrário não estão a intoxicar também um pouco mais a igreja da Misericórdia? 
O Dr. André Ferreira algum dia viu ou pensou nisto? Tenho as minhas dúvidas. Por isso é que também tenho muitas dúvidas que a "Loja do Mestre André" seja inaugurada no fim do ano. Ó Dr. André, deixe lá o face book e as frases feitas e venha aqui dizer o que pensa destas pequenas coisas...

16 comentários:

  1. segundo sei, a rua na imagem agora serve de estacionamento para o motorista do senhor presidente. Ele para o carro mesmo no meio da via! E a decoradora paula neves e o motorista da camara, basicamente essa rua e' um mini parque de estacionamento exclusivo dos caes grandes da camara.

    ResponderEliminar
  2. De facto o trânsito devia aceder à principal avenida pelas suas extremas, a sul rotunda do Faria, a norte rotunda da Valpi. Depois, fluía normalmente, e a cada "escapatória" que encontrasse seria para saír e não para entrar. Dessa forma tudo seria simples. como está é só observar os "entopimentos". Enfim, isto é inteligência "muito à frente", doutro planeta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvida meu amigo anónimo está correta a sua versão, não é preciso ser doutor nem arquitecto para ver esta vergonha da nova forma de fluir o transito na cidade. Veja-se em frente ao café alvorada colocaram aí a paragem de transportes públicos, por ai circulava o transito normalmente e nunca minguem foi atropelado, agora obrigam a ir mais a frente 50 metros e bater contra uma coluna de iluminação publica colocada no meio da rua, o projecto deve ter sido feito ás escuras, ou então o autor estava a dormir.

      Eliminar
  3. Não seria mau o caro blogger ir ver as reuniões de câmara e as assembleias municipais. aí veria as critícas que o Partido Socialista tem feito a esta vergonha. Se fosse lá veria que muitas das suas critícas coincidem com as feitas pelo PS. Veria também que já se evitaram muitos erros por propostas do PS. Se assim não fosse teria por exemplo uma cobertura na Rua onde vai nascer a tal estação da mobilidade. Foi quando o vereador Fernando Moreiro demonstrou o erro e a impossibiidade da coisa que lea foi banida. O mesmo com os materias utilizados etc. etc. etc. Sabe qual é o problema? É que se tivessemos jornais e jornalistas descomprometidos, eles em vez de serem caixas de ressonância da câmara, divulgariam o que efetivamente se passa. depois não existe a tradição em Portugal do povo ler as atas das reuniões. E assim não há oposição que resista. O melhor é ler a maria, TV guia e Holla ver tevelixo e irmos para a caminha muito felizes com a nossa vidinha depois de ns ter sido proporcionados Carreiras e companhia.

    ResponderEliminar
  4. Já fui a várias reuniões de câmara. Eu deixei de ir a essas reuniões, apenas por um motivo que à primeira vista pode não ser motivo nenhum. Irritava-me eu ver a meio da reunião os senhores vereadores a comer bolachinhas e cafés. Não gosto disso. Era patético, ridículo, eles a falar e a comer.
    Quanto às reuniões da Assembleia Municipal, também deixar de estar presente, porque não tinha interesse municipal. Eram só picardias partidárias, que não me interessavam. As Assembleias Municipais estavam completamente vazias de interesse.
    Tanto quanto eu sei, a cobertura na zona do Calvário só não foi em frente, porque algumas pessoas ligadas à maioria PSD/CDS, fizeram um forcing no sentido da câmara desistir desse lunático projecto. Uma palavra para falar do vereador Fernando Moreira do PS. Ele uma disse, que eu li, que confiava plenamente na capacidade de Paula Teles. Por isso...

    ResponderEliminar
  5. É assim que eu gosto que os penafidelenses, anónimos ou não, digam coisas. Este pode não ser o lugar ideal para dizer muita coisa, olhos nos olhos. Mas de qualquer maneira serve para explanarmos algumas ideias que nos vão na alma. E isto é pura penafidelidade. Porque não chega, mostrar fotos para enaltecer Penafiel. O mais importante é falarmos dela, da nossa cidade, porque é ela que está a ser vergastada com algumas medidas que só servem para a descaracterizar. Ó Srs. Drs. Alberto Santos, Paula Teles e Antonino de Sousa, desçam do pedestal, desçam desse patamar tão elevado e venham até aqui, até este blogue e digam de sua justiça, até porque muitas vezes vocês são atacados. Venham cá. Desçam cá abaixo. Olhem que não deixam de ser quem são e eu sou apenas um comum cidadão. Vocês não tem coragem, porque não têm argumentos para calar esta praça pública...

    ResponderEliminar
  6. Caro Blogger, O importante são as ideias e não quem veste essas ideias. Talvez dos melhores textos da história da humanidade são anonimos. Não é obviamente o caso destes humildes comentários. A qualidade das reuniões de Câmara e da Assembleia Municipal não é para aqui chamada. Dou-lhe já o acordo são fracas. Não era esse o alvo da discussão. O que foi dito, foi que, no caso particular da desgraça das obras, o PS tinha feito critícas, e nalguns casos apresentado alternativas que ate foram aceites pelo executivo. A prova disso foi a intervenção do Presidente da Câmara em Assembleia Municipal. A qualidade das reuniões de câmara e das assembleias é outra coisa. Até lhe sugiro um post com esse tema. Vá à próxima assembleia e verá que tem muito que falar. Mas fale com fatos, com argumentos fundados. Por fim quero-lhe dizer que é sempre um prazer lê-lo. Nem pensar em calá-lo, antes pelo contrário, mas que diabo, uns comentariozitos, mesmo fracos e de anónimo, animam o blogue e até lhe dão alguma importância.

    Assina o anónimo do 4 comentário

    ResponderEliminar
  7. Ainda gostava de saber quais foram as obras que o executivo deixou de fazer, por acção e oposição do PS. Tanto quanto se sabe e já o disse atrás, houve uma obra que não foi para a frente, a tal cobertura junto ao jardim do Calvário, mas foi por oposição de moradores da zona em causa e familiares de Pedro Norberto do PSD e gente deste deste mesmo partido. Porque de resto, as obras que estavam projectadas foram, infelizmente executadas, ou não foram? Afinal onde tem estado o PS? Se calhar a comer bolachinhas e a tomar cafés...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já lhe disse vá às reuniões de Câmara e verá as criticas e os votos contra do PS. O PS não poupou nem nas palavras nem nos atos. Vá à Assembleia municipal ou leia as atas e verá o mesmo relativamente a esta matéria. Mas há outras: Quer exemplos? A negociata da Bracalandia foi denunciada e se alguma coisa se conseguiu atenuar (hpoteca dos Terrenos)foi por ação do PS. A trapalhada do ensino superior. O antigo magistério que o caro amigo descobriu agora, já foi alvo de questionamento em reunião de Câmara etc. etc. etc. Penafiel pode ser defendida de muitas maneiras a sua atitude revela responsabilidade cívica mas olhe que o Partido Socialista tem gente competente séria e generosa que procura e defende de uma outra maneira os interesses de Penfiel. Claro que quem governa e tem legitimidade para governar é a coligação PSD/CDS-PP.

      Eliminar
  8. Primeiro meu caro anónimo do PS, eu não descobri agora o problema do antigo magistério. Para mim esse problema já tem barbas. Depois devo dizer que assisti a muitas Assembleias Municipais e maior preocupação do PS em relação aos problemas era (não sendo de somenos importância)a situação legal dos projectos. O PS só se preocupava com essas situações. A estética dos projectos que levava ao ferimento mortal da paisagem de Penafiel, passava-lhe ao lado. André Ferreira adorava uma polémica com Alberto Clemente ou Rodrigo Lopes. O resto eram cantigas. Penso que António França e Sousa Pinto, fazem muita falta na bancada socialista.

    ResponderEliminar
  9. Eliminei um comentário que era um tanto ofensivo para a pessoa de Alberto Santos. Assim não vale. Se quiser pode voltar a escrevê-lo, mas se o fizer, tem de retirar uma frase que lá estava...

    ResponderEliminar
  10. Sousa Pinto é o 1º vereador da oposição na Câmara. É precisamente isso que lhe tenho vindo a dizer. Faz falta, está lá, e tem desempenhado um grande papel. Daí a minha posição de que o PS tem feito um grande trabalho de oposição na Câmara e na Assembleia. Só não vê quem não quer.

    ResponderEliminar
  11. Perdão! Não vê, porque não se vê mesmo. Aceito se me disser que os jornais locais ignoram de todo as oposições, e a visibilidade da oposição não passa cá para fora. Essa vai ser a grande luta de André Ferreira durante este ano, para destronar estes senhores que se julgam donos desta quinta, chamada concelho de Penafiel.

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde meus amigos,desviando um pouco a conversa deixo aqui um alerta afinal em Penafiel nem tudo vai mal, pode ver-se atrás do cemitério na rua cidade do entroncamento,depois de quatro anos com algumas pessoas quase todos os dias a falar no mesmo,lá começaram a fazer qualquer coisa.
    Mas com a velocidade que estão a decorrer as obras vão demorar mais quatro anos,assim como a travessia da Rua do Carmo com a rua Engenheiro Matos é mais uma vergonha, o transito cortado há cerca de quinze dias numa estrada nacional nº 106.
    Será que estão a construir algum palácio ? modesta opinião não seria mais fácil para todos, colocar aí uns semafros provisoriamente visto que na cidade tem alguns ás moscas.

    ResponderEliminar
  13. Tem toda a razão. Eu não vejo razão alguma para nesse pedaço de estrada colocar um piso que já vem da rua do Paço, Direita e do Carmo. Fluxo de trânsito é maior e muito mais pesado que uma rua qualquer. Eles é que sabem. Não é?...

    ResponderEliminar