sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

REGENERAÇÃO URBANA...


Vamos pegar de novo na regeneração urbana. Eu disse na mensagem anterior que Alberto Santos não tem a mínima noção do que é regenerar uma cidade. Afirmei e reafirmo. Dez milhões é muita nota. E só gostava de saber quem foram os inteligentes do QREN, que mandaram esse dinheiro para Penafiel para fazer estas felestrias na cidade. Eles tinham de saber onde esse dinheiro ia ser aplicado. Porque o dinheiro só é atribuído mediante a apresentação de um projecto. E que projectos foram esses? Serão estes que estão a ser implementados? Faz algum sentido atribuir dinheiro a rodos para despedaçar o Jardim do Sameiro e fazer lá umas coisas folclóricas. Atribuir dinheiro para virar do avesso o adro da Igreja da Misericórdia, quando aquilo estava bem. Atribuir dinheiro para fazer um quiosque, quando já tínhamos um razoável. Atribuir dinheiro para se construir um Posto de Turismo, quando temos um muitíssimo bom. Atribuir dinheiro para desfazer os passeios da cidade. Atribuir dinheiro para fazer pontes ridículas. Atribuir dinheiro para fazer o que vão fazer no Jardim no Calvário. De certeza que não foi o QREN. Foi uma entidade qualquer que nem sequer quis saber para onde ia o dinheiro. 
Atribuiu-se dinheiro e não foi para fazer aquilo que era mais importante e mais urgente: recuperar o património habitacional. Isso não se fez e era isso que se devia fazer, para além de todo um trabalho que tem a ver com as infra-estruturas do sub solo. 
De todo, esta não é uma regeneração. Isto é uma festa. O que está acontecer em Penafiel, é a melhor imagem de um executivo que só gosta de dar nas vistas. Sabemos que todas as cidades precisam, de vez em quando de uma olhadela mais atenta e torná-la mais agradável e acessível, mais inclusiva como gostam tanto de dizer, mais de acordo com os tempos que correm,  mas atractiva, isso não. 
Só lamento que o candidato socialista à Câmara e o PS de Penafiel não tenham tido a coragem de  interpor uma providência cautelar, para evitar uma catástrofe destas que desabou sobre Penafiel. O que acontece é que André Ferreira também não é de Penafiel. É da mesma terra de Alberto Santos. Está tudo dito...  

Sem comentários:

Enviar um comentário