quinta-feira, 7 de março de 2013

ZEFERINO DE OLIVEIRA...

Cliquem na imagem para ver melhor o Zeferino de Oliveira

Já que estamos a falar de estátuas, reparem nesta história. Onde está esta escultura, que eu até gosto, estava o busto de Zeferino de Oliveira (1870-1920), um dos grandes benfeitores de Penafiel, concretamente na ajuda que ele prestou ao Hospital da Misericórdia e Santuário do Sameiro. Estava mas já não está.  Zeferino de Oliveira foi remetido para um canto. Se repararem bem, este natural de Croca, está no lado direito da foto. Lá em baixo ao fundo. Deram-lhe semelhante "biqueiro" que foi parar ali, como se de um traste velho  se tratasse. 
Os inteligentes desta terra, entenderam assim. Por isso vai tudo no mesmo sentido: falta de senso, cultura e gosto... 

5 comentários:

  1. oh amigo Beça, esta estatueta é uma desgraça. Eu sei que diz que gosta para não ser sempre desagradável. Aquilo não tem ponta por onde se pegue. É obvia, banal, enfim uma desgraça, das muitas que Penafiel tem. Quanto ao Zeferino, eles não têm nada contra o Zeferino, agora puseram-no atrás, mas se para azar nosso ganhassem as eleições, a seguir punham-no de novo à frente e faziam disso mais um grande momento da governação.

    Continue que você está a apanhar bem estes desavergonhados.

    ResponderEliminar
  2. Atenção que a mudança de lugar do busto de Zeferino de Oliveira, creio eu é da responsabilidade da direcção da Santa Casa da Misericórdia, quando era provedor Fernando Gonçalves. A Câmara Municipal não tem nada que ver com isso. Tem alguma responsabilidade, apenas porque presenteou a Santa Casa com esta escultura, que fica muito mal ali onde está. Ali é o lugar de Zeferino de Oliveira. Doa a quem doer...

    ResponderEliminar
  3. Mas vai dar ao mesmo o essencial é que se puderem trocam de sítio e fazem disso um grande momento. Circo não falta nesta cidade. Digo-lhe mais amigo Beça há basbaques que acham que o facto de terem vindo cá aqules programas pimba das televisões é uma coisa fantástica. Não percebem que aquilo é pago e que eles vão a quem pagar.

    ResponderEliminar
  4. A verdade é que o busto estava em sítio público e foi para um sítio privado. Ora, isto careceu de autorização da Câmara Municipal.
    A questão é muito profunda. Desta forma, aos poucos, vai-se fazendo esquecer aqueles Penafidelenses que de facto fizeram alguma coisa por esta Terra. Por outro lado, atribuiem-se honrarias a quem só depois de as receber é que passa a ser de Penafiel, desconhecendo o povo o que fizeram para as merecer.

    ResponderEliminar
  5. Obviamente que teve tudo a ver com a Câmra. O objetivo destes individuos é apagar e reescrever a história. O problema é que muito pouca gente está a fazer alguma coisa para que isto não seja assim. Honra ao autor deste blogue.

    ResponderEliminar