terça-feira, 27 de novembro de 2012

RECADO A SUSANA OLIVEIRA...


Já há algum tempo que ando para dizer isto. A recente cerimónia da entrega dos prémios das quadras de S. Martinho, fez com que o copo deixasse de estar meio vazio ou meio cheio para fazê-lo transbordar. 
Então é assim: Quando vejo e ou oiço Susana Oliveira, vereadora da cultura a dizer umas coisas, fico com a sensação que esta senhora não tem nada a ver com a Câmara de Penafiel, nem com aquela coisa de "Sentir Penafiel" e muito menos "Penafiel Quer". Acho-a superior, acho-a muito acima desses chavões, dessas mentiras, desses dogmas. Ela vai-me perdoar estas palavras, mas Susana Oliveira é um doce, é um diamante no centro de uma pedreira onde que se calhar, o executivo vai buscar o granito para substituir a calçada à portuguesa. Vê-la é um prazer, ouvi-la são dois. Penso que Susana Oliveira destoa neste universo de políticos que estão na Câmara da nossa terra. Por isso sirvo-me desta página para pedir a sua demissão de vereadora da Câmara para ir desempenhar outras funções que não estas que está a desempenhar. Gostaria que Susana Oliveira fosse à vida dela e que não ficasse na história de Penafiel como uma das pessoas que mais mal fizeram a esta terra. Estando a exercer as funções no meio deste colectivo destruidor, o seu currículo fica manchado para sempre.
Não entendo como uma pessoa como esta senhora está na política partidária. Que ideia foi essa de se inscrever num partido, sabendo como se sabe que a política não é um acto nobre como alguns "resistentes" ainda vão dizendo? Dra. Susana Oliveira saia da política. Se quiser praticar um serviço público e eu acredito que tem todas as potencialidades para isso, demita-se de vereadora, de militante do partido a que pertence e faça, exerça outras funções em que a nossa terra e os nossos cidadãos saiam beneficiados. Pode ter ainda muito que aprender, porque é muito jovem, mas tenho a certeza que já tem muito para ensinar. Saia da política, mas não saia desta terra, porque pode fazer falta a Penafiel.  
Ando a ler Milan Kundera e a sua "Insustentável Leveza do Ser", cuja trama gira à volta de histórias de amor, tendo como cenário a invasão da Checoslováquia pela antiga União Soviética.  E acho que estes executivos camarários que mandam e podem nesta terra há onze anos com todo o seu "amor", invadiram Penafiel, tornando-a uma "quinta" deles próprios, onde se pavoneiam impunemente, basta olhar com alguma atenção para o lastro de destruição que está impregnado no melhor que a nossa cidade tem ou tinha: a sua identidade.
Dra. Susana Oliveira, não queira identificar-se com alguns dos personagens da obra de Kundera, já que a senhora é, e mais uma vez lhe peço perdão pelas minhas palavras, a sustentável beleza do ser e, tal como em Praga, Penafiel precisa de uma nova Primavera...       

Sem comentários:

Enviar um comentário