sábado, 2 de julho de 2011

PENAFIEL E A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (4)


Nos princípios de Outubro de 1939, na Polónia, os defensores da Península de Hel a norte de Dantzig, rendiam-se. Escaparam três contra-torpedeiros e alguns submarinos que conseguiram chegar ao Reino Unido. No dia 2, os delegados de 21 países decidiram estabelecer uma zona de segurança de 300 a 600 milhas ao largo das suas costas. Decisão esta que ficou conhecida como a “Acta do Panamá”.
Neste mesmo dia, mas em Penafiel, a Câmara Municipal , na altura presidida pelo padre Carlos Pereira Soares, fez saber aos seus munícipes, que tinha recebido uma circular do Governo Civil do Porto, informando que provisoriamente não se devia exigir a declaração diária, aos vendedores de petróleo, que não comprassem ou vendessem durante o mês, a quantidade superior a 200 litros.
A 12 de Outubro, a Finlândia e a União Soviética, iniciam conversações para negociar limites fronteiriços. Na Polónia, vencida a última resistência, podia-se considerar concluída a Campanha Polaca.
Nesta altura, em Penafiel, a casa “João da Lixa” anunciava ao público em geral, através dos jornais da terra, a matança de porcos, com a respectiva venda de carne fresca, presuntos, chouriços e a apreciada “pinga verde” de Amarante para acompanhar os apetitosos rojões.

Sem comentários:

Enviar um comentário