sábado, 9 de julho de 2011

SETE EUROS PRÓ LIXO...



Eu gostava, e indo directo ao assunto, de perguntar ao Sr. Presidente da empresa Penafiel Verde,  porque razão eu, e não só eu, se calhar muita gente, temos de pagar 7 euros referentes ao lixo se consumirmos mais de 25 metros cúbicos de água, quando a taxa normal é 5? 
O que tem a ver a água com o lixo? Eu quando vou aos contentores do lixo, não vou lá depositar água. Água não é lixo. Lixo não é água. Lixo é Portugal segundo as agências de rating. Eu fiquei surpreendido e indignado. E a surpresa e a indignação subiu de tom ao saber (telefonei para a empresa) que esta roubalheira já tinha sido praticada no ano passado. É verdade. No ano passado eu já tinha sido otário e não tinha percebido. Isto é um roubo. A palavra pode ser forte mas é a que mais se ajusta a tamanha comedoria.  
Será que esta medida de ir aos bolsos dos consumidores é com intuito de os obrigar a poupar água? Acho que não.  Esta medida deve ser para obter mais verba para, por exemplo, pagar a publicidade nas camisolas do clube de futebol local.  Ou então para pagar as senhas de presença nas reuniões da empresa dos senhores administradores. 
Eu acho que as pessoas gastam a água que precisam de gastar. Ninguém rega os morangos com açúcar. Ninguém lava os carros todos os dias. Esta taxa é injusta porque vem na pior altura, que é quando a factura é mais elevada, simplesmente porque toda a gente gasta mais água no Verão. 
Quer dizer, eu sou obrigado a gastar mais água, porque o Verão é quente e seco, e como se isso não bastasse, ainda sou multado com mais dois euros, porque a chuva não aparece para me regar os tomates. 
Se me disserem que esta verba é para aplicar na melhoria da água, porque ela não é de grande qualidade, ainda vá que não vá. A água não é bem tratada está bem à mostra na foto que aqui se inclui. Os copos escuros contêm aquilo que querem que nós bebamos.

Quem precisa de poupar água é a nossa estragadora e esbanjadora Câmara Municipal, que eu bem vejo a água a escorrer pela estrada abaixo.
Já agora, será que CMP paga os tais sete euros de multa, por atingir o quarto escalão? Ainda gostava de saber...


Se necessário clicar nas imagens para ampliar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário