sábado, 23 de julho de 2011

SE EU FOSSE PRESIDENTE...

Claro que é no Verão que as coisas aquecem. Mas há muita gente fria nesta altura. O executivo camarário que anda muito preocupado em poupar energia, apagando as luzes em muitos locais de Penafiel, ainda não teve um rebate de consciência quanto à necessidade de poupar água.
Eu se fosse presidente, já tinha poupado milhões de metros cúbicos de água. Onde?
Eu sou por natureza favorável às zonas verdes. Jardins, relvados, arvoredo, são "Nocturnos" de Chopin para os meus ouvidos. Mas se olharmos bem e pensarmos que a água já é algo que falta em muito lado do mundo. Que há pessoas que palmilham quilómetros para obterem um simples balde do precioso líquido, eu já teria tomado algumas atitudes no sentido de pelo menos não se esbanjar água como se esbanja em Penafiel. Eu sei que é assim em todo o lado e que a sensibilidade para estas coisas, não abunda neste país. 
Como disse, eu se fosse presidente da Câmara Municipal de Penafiel já tinha mandado eliminar alguns espaços verdes que só servem para aquilo que já disse: estragar água. E os espaços, no meu entender são os que as fotos indicam:


Separador central da avenida principal da cidade. 
Esta verdura é insignificante para cortar o cinzento granito da cidade. 

Outro separador central. Este na Avenida Pedro Guedes. Esta tira de verde, nem aquece nem arrefece. Apesar de estar sempre em mau estado, só serve para gastar água. Eu vejo o desperdício 
da água pela estrada abaixo quando é hora (má) de rega. 

Campo da Feira. Este pedaço verde não serve para nada. 
Seria melhor cimentar ou colocar pedra em seu lugar. Mais um desperdício...
Junto às mercearias Pedro. 
Aqui está outro exemplo de como se gastar água inutilmente.

Mas há mais locais nesta cidade a precisar de um olhar atento quanto à possibilidade de poupar água. Voltarei a este assunto. Era bem melhor se não voltasse.
Também sei que esta rubrica "se eu fosse presidente", que iniciei já há algum tempo, é uma excelente maneira de falar para o boneco. Eu sei disso. Os políticos responsáveis desta terra já me habituaram a isso...

Sem comentários:

Enviar um comentário