sábado, 23 de julho de 2011

TOURADAS - 1


Capa » Porque "pimba" não é só música: II Festival de Touradas
Ouve-se uma voz distorcida: "A comissão de festas em honra de Nossa Senhora de Almeirim tem o prazer de anunciar o segundo festival de touradas!". Depois de uma breve pausa, a voz de novo: "Vamos então dar início... comecemos então... a primeira tourada que temos hoje é a Tourada Tradicional, que conta com alguns dos melhores toureiros portugueses e espanhóis... entre eles Pedrito de Portugal, António Ribeiro Teles... e dois consagrados grupos de forcados ribatejanos...". Entra na arena um touro enorme. Dois minutos depois entra um cavalo com um toureiro em cima. Procede-se à tourada, o touro investe, o cavalo esgueira-se, o toureiro espeta as bandarilhas... tudo corre normalmente... o público aplaude, os intervenientes agradecem(com excepção do touro, do cavalo e de um forcado morto).
De novo a voz: "Anunciamos agora a Tourada Invertida... que nos chega da Coreia do Norte...". Entra na arena um homem com uma tanguinha amarela e um touro com um cavalo a cavalo. A procedimento é o mesmo, existe apenas uma pequena permuta de posições e funções dos intervenientes. O homem investe, o touro esgueira-se, e o cavalo espeta duas agulhas de tricot no cachaço do homem. O público bate palmas a rodos, o cavalo e o touro não percebem e continuam a espetar agulhas nas costas do homem que está no chão.
Ouve-se a tal voz: "A próxima tourada chega-nos de Áustria, é a Tourada Cigana...". Desta vez entra apenas um cavalo na arena. Atrás do cavalo vem um Pitt Bull. O cavalo foge, o cão persegue. Finalmente o Pitt Bull consegue abocanhar uma pata traseira do cavalo. O cavalo cai, perde sangue e desmaia. Entra o touro para fazer reanimação ao cavalo. O público rejubila. O cavalo reanima. O Pitt Bull persegue o público e mata 12 pessoas.
A voz irritante e distorcida aparece de novo "Presenteamo-vos agora com a Tourada Com Touros De Morte Que Não São Touros Mas São Os Gajos Que Fazem Voz Off Nas Touradas". Entra o senhor da voz, dois bisontes, um leão e uma girafa na arena. O senhor da voz irritante luta desesperadamente contra o leão, os bisontes estão sentados no canto a jogar à bisca dos seis. A girafa saca do telemóvel e telefona ao touro que tarda em aparecer. O touro aparece e espeta uma espada nos olhos do homem. Dá a espada à girafa. A girafa espeta a espada num dos joelhos do homem. O leão arranca-lhe a cabeça com uma dentada. O Público é um jornal diário.
O homem da voz está morto. Não há mais ninguém com coragem para apresentar as touradas. O público vai para casa. Na arena ficam dezenas de cavalos e de touros que batem palmas enfurecidamente enquanto a bancada vazia faz vénias de agradecimento.

(Tiago Leitão)

Sem comentários:

Enviar um comentário