terça-feira, 19 de julho de 2011

SER PORTUGUÊS...

Mourinho e a crise

«Serei sempre um orgulhoso português» (SAPO)



Antes de mais, devo dizer que não me sinto muito patriota. Gosto da bandeira portuguesa porque esteticamente é bonita. O hino nacional passa-me ao lado e acho ridículo ser cantado nos campos de futebol, muitas vezes por estrangeiros. Os descobrimentos, a expansão portuguesa de que muita gente tem orgulho, eu não me revejo neles, acho mesmo que foram páginas negras da nossa história. Estaria aqui um dia inteiro a dizer porquê. 
Agora vir o Mourinho dizer que "serei sempre um orgulhoso português",  é pura demagogia. É treta de gente que está bem instalada na vida. Só uma Europa indecente, criminosa até, é que paga o que paga a gente como esta.
Como é que este senhor, que não passa de um convencido, que se diz "especial", apesar de me ter dado algumas alegrias quando passou pelo FC do Porto, é  um orgulhoso português, se ele não tem pejo, quer mesmo ganhar, se possível humilhar qualquer equipa portuguesa que se lhe atravesse no caminho? Este e muitos futebolistas "portugueses", querem é ganhar muito dinheiro. Estes senhores não passam de mercenários.  Os futeboleiros festejam as sua vitórias contra as equipas do seu país. Como é que se pode ser orgulhoso assim?
Eu não vejo esta situação noutra qualquer actividade. O maestro António Victorino de Almeida, quando vai tocar e exercer a sua profissão, não toca contra ninguém, não provoca dissabores, não procura derrotar seja quem for filho de Portugal. O poeta José Jorge Letria, que é um dos meus poetas preferidos, quando escreve não o faz contra contra quem quer que seja, muito menos português. A pintora Paula Rego pinta contra alguém? não, claro que não. Pinta para todo o mundo na esperança que a sua mensagem chegue ao íntimo de toda a gente. A Maria do Céu Guerra quando está em palco, estará a tentar vencer algum espectador? Com certeza que não.
Os políticos, embora na minha opinião, não sejam gente muito credível, ainda são melhores que a gente ligada ao futebol. Não tenho dúvidas, que Mário Soares, Cavaco Silva, Guterres, Sócrates e agora Passos Coelho, bem ou menos bem, defendem Portugal e os portugueses, em qualquer latitude. Porque este país é o deles. O país de Mourinho é o que melhor lhe paga. Mesmo para vencer portugueses...


Sem comentários:

Enviar um comentário