sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O S. BARTOLOMEU...

Capela de S. Bartolomeu em Louredo...

Antiga feira das cebolas na Devesa...

Toda a gente gosta da Agrival. Até eu, que sou um esquisito de caraças. Gosto da Agrival, embora eu continue a dizer que ela não nasceu para o que é hoje. 
Hoje é dia de S. Bartolomeu. É dia de feira. Mas eu pergunto: o que é feito da noitada de S. Bartolomeu, que era uma das jóias de Agosto em Penafiel? Sabem o que eliminou a dita noitada? Foi a Agrival, que não devia ser realizada em Agosto. O certame que hoje está transformado numa grande tasca, de "comes que logo à noite bebes música pimba", acabou com a noitada de S. Bartolomeu. Na minha opinião, a Agrival devia ser realizada um pouco mais tarde, talvez princípios de Setembro e deixar o S. Bartolomeu reinar de dia e de noite. Era assim que devia ser. Mas os senhores políticos não quiseram. Eles pensam que o que fazem é que está bem feito e foi nisto que deu.
Um tal Mendonça que foi homenageado no ano passado com descerramento de placa e tudo, junto à entrada do auditório onde funciona a Assembleia Municipal,  por ser o pai da Agrival, foi homenageado porquê? Está visto que foi por ter destruído a noitada de S. Bartolomeu.
Se há coisas que não deviam ter acabado, como a noitada de S. Bartolomeu, outras há, porém, que deviam ter recomeçado como por exemplo a Festa no Lago. Não quero dizer que estas eventuais alterações fossem um sucesso, que viessem a dar resultado, mas pelo menos podia-se tentar mudar um pouco. Às vezes olhar para trás não é sinónimo de saudosismo. Até pode ser saudável... 

A foto de baixo foi retirada
do blogue Penafiel Terra Nossa

1 comentário: