segunda-feira, 15 de outubro de 2012

PENAFIEL SEMPRE, MAS...


Esta história da mudança do nome de Penafiel para Arrifana de Sousa, está a dar muito que falar. As redes sociais estão cheias. Também vejo muita politiquice no meio disto tudo. Afinal há muita gente como eu: bairrista. Seja ou não defeito, o certo é que o bairrismo é um sentimento legítimo e é nestas alturas que ele mais se manifesta.
Devo dizer que eu não faria nenhuma mudança de nome da nossa freguesia sem ouvir os principais interessados que são os penafidelenses.
Mas, uma vez que já está aprovado na Assembleia Municipal, vamos pensar nisto com a cabeça mais fria. Arrifana de Sousa não é nenhum palavrão. Muitas das nossas raízes vieram de lá. Arrifana de Sousa era o cantinho dos nosso avós, bisavós e trisavós. O nome Arrifana de Sousa vem de uma vila que é o chão que nós pisamos. Penafiel é um nome que veio de um castelo lá para os lados de Oldrões. Não estou a minimizar o nome da nossa freguesia. Mas gosto tanto de Penafiel como de Arrifana de Sousa, embora Penafiel me soe mais poético. É de facto mais bonito o actual nome da nossa freguesia. Depois ninguém vai fazer qualquer funeral a Penafiel. Penafiel será sempre o nome da nossa cidade.
Claro que Novelas, Santa Marta, Milhundos, Santiago e Marecos não gostaram do que se aprovou. Eu se estivesse na pele deles também não gostaria. Estes penafidelenses têm de pensar que apenas perderam ou vão perder a sede das suas Juntas de Freguesia, porque o nome destas localidades não deixa de existir, tal qual como Penafiel, quando a freguesia se passar a chamar Arrifana de Sousa.
Pronto. Eu não mudaria estas coisas assim, embora reconheça que se calhar era necessário reduzir o número de freguesias. 38 é muita coisa. Metade chegava. Como é possível que Barcelos tenha cerca de 100 freguesias? Não pode ser. Agora que tudo devia ser discutido, levasse o tempo que levasse, aí eu estou de acordo. Ouvir os cidadãos é fundamental, é necessário e democrático.
Termino dizendo que mais importante que mudar de nome da freguesia, era mudar o nome de algumas ruas da cidade. Isso é que era... 

3 comentários:

  1. Fernando, Sou Zeferino Ferreira. Sou teu trisavô materno. Sou natural de Milhundos e estou muito zangado com essa história da extinção da minha freguesia. Não concordo nada com isso. Estão lá as minhas e as tuas raízes, embora tenhas nascido em Penafiel. Quem se lembrou disso, precisava de um pau pás costas, percebes...

    ResponderEliminar
  2. Olá fernandinho. Sabes quem eu sou? Sou Caetano José Soares, teu penta avô. Sabes que eu nasci em Santiago, logo estou contra a eliminação da minha freguesia. Pode lá ser. Temos que reunir todos os santiaguenses para fazer barulho, junto de quem se lembrou de nos fazer uma desfeita dessas. Vou entrar em contacto com a tua bisavò Guilhermina para saber desta história. Vai ser bonito, quando ela souber...

    Caetano José Soares
    de Santiago

    ResponderEliminar
  3. Meu tetraneto Fernando. Eu sou José Moreira, natural de Marecos. Sou tamanqueiro de profissão, mas não sou burro. Com que então querem acabar com a minha freguesia? Isso é que era bom. Se for preciso vou aí de tamancos e faço um estardalhaço do caraças contra essa gente que quer varrer da nossa história esta freguesia.

    Um abraço
    José Moreira
    de Marecos

    ResponderEliminar