segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Penafiel morreu um pouco...


O Sr. presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Alberto Santos, no dia 18 de Dezembro, pelas 15 horas, fechou a última janela de esperança de Penafiel voltar a ter uma sala de espectáculos na cidade. Ao lançar a primeira pedra para a construção de Centro Escolar no espaço que já foi de touradas e serração, desfechou um tiro na cultura na nossa terra.
Depois de gorada a hipótese do espaço (verdadeiro espaço) onde funcionou o Cine-Teatro S. Martinho, eu acalentei a esperança que o antigo Magistério Primário fosse o local ideal para algo que lacuna a cultura penafidelense. Debalde. Negativo. O antigo edifício do Paço, depois de desvirtuado na sua recuperação, situado num centro privilegiado foi alugado à Cespu não sei para quê, sinceramente. Um Teatro Municipal ali naquele local era de facto uma autêntica regeneração cultural. Claro que com outra arquitectura que não aquela que é de morrer de desgosto.
Restava a hipótese dos terrenos da Serração, onde Agostinho Gonçalves tentou construir uma nova Câmara Municipal nos anos noventa. Devo dizer que também não era a melhor solução. Era tão boa como esta que está destinada agora. Um Centro Escolar naquele local não me parece correcto. Esta é uma situação igual a muitas que ocorreram no país e que ainda há poucos dias ocorreu em Lisboa: Construíram um Centro Comercial no antigo Cinema Odeon. Claro que foi melhor fazer algo, nem que fosse um "mono", do que ver o cinema a apodrecer e a cair aos bocados. É novo, envidraçado, colorido e pronto, estão aí estão todos os condimentos para as pessoas aplaudirem a obra. Aqui também vai ser assim. Há muito tempo que aquele espaço da serração estava a monte. Era necessário arranjar uma solução para aquela zona degradada e degradante. Era necessário regenerar o local. Fosse com que fosse. E o melhor que arranjaram foi um Centro Escolar, que segundo informações não é necessário. (Não percebo. Nos últimos tempos fecharam 16 escolas neste concelho por falta de alunos e agora vão construir um "palácio" escolar? Não entendo)
Aqui em Penafiel, eu se fosse presidente, não faria isto. Depois de saber que o antigo espaço do Cine-Teatro S. Martinho foi um ar que se lhe deu, eu construiria ali o Centro Cultural de Penafiel. O Centro Escolar iria direitinho para a zona das Lages, junto às piscinas municipais, onde decorre uma das fases das regeneração urbana, que até vai ter uma Praça António Nobre quando este poeta já tem uma rua com o seu nome. Também não entendo. Também não tenho que entender, não é senhor presidente? O senhor faz e desfaz consoante lhe apetece ou lhe é aconselhado por um núcleo muitíssimo restrito de cidadãos, completamente desfazado das realidades e necessidades desta cidade. 
Por isso é que eu digo que Penafiel morreu um pouco... 

1 comentário:

  1. Boa noite meu amigo, gosto muito de ler as suas criticas construtivas sobre a nossa cidade , quem não gostará são aos nossos autarcas porque o meu amigo diz as verdades.
    Estou plenamente de acordo quanto a sua leitura sobre (Penafiel morreu um pouco) na verdade Penafiel está a morrer bastante .
    Começando pelas árvores na rua Vitorino da Costa,a iluminação publica no campo da feira, o esquecimento da limpeza e conservação de algumas ruas como por exemplo, rua do cavalum, que tem inicio no parque da cidade e termina em frente ao tribunal, quando chove a agua não vai pelas valetas porque as mesmas estão entulhadas e danificadas, ninguém quer ver esta situação assim como outras.
    Deixo aqui um alerta,será que na nossa câmara municipal ainda ninguém se lembrou com tanto espaço no terreno da serração, antiga praça de touros de Penafiel aí mandar edificar uma casa mortuária.Está ultrapassado o colocar os cadáveres nas igrejas, façam o favor de fazer algo útil na nossa cidade.



    Cumprimentos j. oliveira.

    ResponderEliminar