domingo, 4 de dezembro de 2011

Silêncio às pazadas...

Antigo Posto da GNR

Porta degradada na Av. Sacadura Cabral

O lago que já foi dos cisnes

Uma das muitas casas degradadas da Rua do Carmo

Antigo posto médico - Clicar nas fotos para ampliar

Neste fim de semana li a imprensa local, como sempre faço. Claro que o que me leva a abrir os periódicos, semanais ou quinzenais, são as páginas de opinião. É uma tristeza franciscana. Ninguém fala de Penafiel. Ninguém se atreve a falar desta cidade, deste concelho. Porquê?
Sérgio Brochado no "Imediato", escreve sobre a crise, que agora parece que temos governo. Joaquim Amândio Santos, também no "Imediato", diz que fez greve à greve geral. No Penafidelense, Alfredo de Sousa conta-nos, como se fossemos todos analfabetos o que se passou no 1 de Dezembro de 1640. Reinaldo Beça continua com a saga dos primórdios do nascimento de Penafiel, honra lhe seja feita. Não me chegou às mãos o Notícias de Penafiel, mas normalmente as opiniões neste jornal, são de tudo menos desta terra. 
Quero dizer que, para toda esta gente, Penafiel ou não existe, ou está tudo bem, ou então são todos do PSD e não têm liberdade, nem independência para dizerem o que sentem, ou então estão todos de acordo com tudo quanto se faça cá no burgo  Não dizem nada sobre a regeneração urbana da cidade. Parece que não vai acontecer nada. Nem uma palavra sobre tanta coisa, para o bem ou para o mal. O silêncio é às pazadas. Olhem, a paz esteja convosco.
Umas palavras finais para falar de Penafiel, já que ninguém fala. Então as iluminações natalícias vão ser aquelas que já estão colocadas? Claro, é preciso poupar. Aqui Penafiel é pobre, é triste. Mas noutras coisas é rica, é alegre. Basta olhar para trás e ver a festança da Agrival, do Caldo da Quintandona e do S. Martinho, por exemplo. Sabem porquê? Porque houve "comes e bebes", houve "pinga". Neste campo Penafiel é uma nação. A comer e a beber é que a gente dança e se enche a pança. Da Escritaria não vale a pena falar. Não falo porque tenho "dor de corno" e depois já falei desta "feira de vaidades" ene vezes. Por isso ponto final. 
É verdade, e o prémio de poesia Daniel Faria sempre foi ao ar? Ninguém diz nada. Ó Sr. Presidente da Câmara, Dr. Alberto Santos diga à gente o que se passa. Ó Dr. Alfredo de Sousa, não está incomodado com a eliminação deste acto cultural? Lá se foi mais uma oportunidade de o senhor mandar mais uns bitaites na Biblioteca. Não está incomodado, claro que não está. Sabem porquê? Claro que sabem porquê...

Em cima estão algumas fotos de Penafiel, que demonstram o quanto a regeneração urbana em alguns locais da cidade é inoportuna...

2 comentários:

  1. Boa noite meu amigo, quero dar-lhe os parabéns pelas belas fotos aqui expostas destas casas na nossa cidade, embora com um aspecto muito triste e degradante.
    Despertou-me bastante atenção a foto da rua do Carmo, porque nesta casa trabalhou UM HOMEM,que antes de falar no seu nome (PAZ A SUA ALMA)SR:António Pereira Barbosa júnior. Muita gente desta cidade não gostava dele como critico que era, mas construtivo dizia as verdades como as diz o meu amigo.
    Este homem disse o seguinte:



    Noticias de Penafiel
    «2003-10-24»

    Postais da cidade
    ---------------------
    (Escadaria sem resguardo e iluminação.
    Por isso aqui faço um apelo ó sr: Presidente da Câmara: os tam desejados resguardos).

    Na verdade, passados alguns anos os resguardos lá foram colocados, mas a iluminação publica, essa ficou para sempre esquecida, pode ser que qualquer dia alguém se lembre de baptizar.
    Porque não com o nome desta figura publica e tam ilustre critico, esta travessa sem nome interliga na urbanização quinta de penas, as ruas stª Luzia e Jorge de Sena.



    cumprimentos .

    ResponderEliminar
  2. Amigo Sr. J.Oliveira, conheci muito bem a pessoa a quem se refere. Era um homem bom. Tinha um sentido de humor muito apurado. Era barbeiro e era conhecido pelo "Bôla".
    Foi pura e simplesmente corrido do "Notícias de Penafiel", por ser incómodo. Estive sempre a par dos seus alertas com os seus «"Postais de Penafiel". Obrigado por se ter lembrado dele. Ele merece...

    Um abraço
    Beça Moreira

    ResponderEliminar