sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A regeneração urbana...


A regeneração urbana de Penafiel está a decorrer. E o que começa a saltar à vista é a supressão de muitos lugares de estacionamento e o constrangimento das vias de circulação. O que é que se pretende com isso? Em relação aos estacionamentos, o Campo da Feira já não chega para as encomendas. Está super lotado das 9 até às 7 da tarde. 
A diminuição dos estacionamentos na cidade, retira gente, retira visitantes, se não houver soluções práticas nesta matéria.Temos o estacionamento subterrâneo junto ao centro de camionagem da Valpi que está praticamente às moscas. Todos nós sabemos que foi uma má opção aquele parque de estacionamento. Mal situado e pouco acessível em termos de preços praticados. Penso mesmo que a diminuição dos estacionamentos na cidade é uma marosca da regeneração urbana da cidade. Querem obrigar os automobilistas a deixar os seus carros no estacionamento debaixo do Museu Municipal. Querem rendibilizar o dito cujo à força. Senhores e senhoras da Câmara, não vão por aí que o povo não é cego.
Quanto ao estreitamento das ruas, é o completo atrofiamento da cidade. Trânsito mais lento, mais poluição no ar e depois, uma ambulância ao não poder passar por outro carro em caso de urgência, estamos fritos e mal pagos. Passeios tão laaaaaaargos para quê? para se jogar à bola? para os meninos andarem de bicicleta? Só se for. Largos sim, mas para praticar desporto, há locais próprios para isso. 
Senhora Vereadora da Mobilidade e Senhor Presidente da Câmara, volto a bater nesta tecla:  Olhem que os passeios da cidade, como estão e depois como vão estar os outros que se lhes seguem, vão ser um handicap para a cidade. Só não vê quem não quer. 
Voltarei a falar desta regeneração urbana, que me parece pouco humana...

6 comentários:

  1. Boa noite meu amigo, todos os dias aqui venho ler as suas criticas, que por norma são sempre construtivas sobre a nossa cidade.
    Fico muito triste, porque até hoje ainda não li qualquer discórdia, da parte dos nossos autarcas em relação ao que o sr: escreve, o que significa que o sr. tem toda a razão. No mínimo deviam agradecer-lhe pelas suas opiniões, ficava bem dar o braço a torcer.



    J.Oliveira Bom ano .

    ResponderEliminar
  2. Sr. J.Oliveira, obrigado pelo seu comentário. Não sou só eu que discordo do que se vai fazendo em Penafiel. Os nossos autarcas ouvem-se a si próprios. No máximo têm ouvidos para a oposição política, mais nada. Também não pretendo que me leiam. Felizmente e pela quantidade de visitas que este blogue vai tendo, constato que não falo para o boneco...

    Sr. J. Oliveira
    Um grande ano de 2012

    Beça Moreira

    ResponderEliminar
  3. Pois é Fernando!
    Andam aí esses tipos que querem destruir a cidade! Têm um grande prazer em dar cabo de Penafiel! Querem ficar na história por terem feito mal a Penafiel!

    Já viu ? Como é possível existir gente assim ???
    Mas é verdade Fernando! Eles andam aí cheios de vontade de dar cabo da cidade! Tem toda a razão...

    ResponderEliminar
  4. Não sei de este anónimo quer dizer o contrário do que diz no seu comentário. Seja lá quem for coloque o seu nome,não tenha medo. Ou será que em Penafiel há défice de democracia?

    Um abraço
    Fernando Beça Moreira

    ResponderEliminar
  5. Peço desculpa, mas não concordo com nada do que disseram. Moro no centro da cidade de Penafiel há mais de 28 anos ando a pé pela cidade todos os dias e acho muito bem aumentarem os passeios.
    As pessoas (ou pelo menos eu) gostam de espaço e caso não tenham reparado, se uma pessoa com uma cadeira de bebé parasse no meio do passeio a falar com alguém, as pessoas já não tinham espaço para passar. Mais, com o alargamento do passeio, os pais já podem passear com mais tranquilidade com os seus filhos mais pequenos, não havendo sempre aquela preocupação de um passo em falso e a criança já esta com o pé na estrada, portanto, para mim, o alargamento dos passeios é um beneficio para a cidade.
    Quanto ao estreitamento da estrada tambem concordo. Os automobilistas ao ver que não têm tanto espaço, reduzem ainda mais a velocidade o que aumenta significativamente a segurança para o peão e se as pessoas se sentem seguras e com espaço para passear, em vez de escolherem outras cidades para passear passeiam pela nossa fantastica cidade.
    Quanto aos estacionamentos, não acredito nessa conspiração de que estão a fazer isto para que as pessoas estacionem os carros no parque de estacionamento do museu. Se formos a ver, os estacionamentos do centro da cidade eram todos ocupados pelos trabalhadores das lojas, pois estes eram os primeiros a chegar. As pessoas desta forma, são obrigadas a deslocar-se a pé para a loja pretendida (portanto no seu comentário falou de fumos, para mim isto vai diminuir os fumos e melhorar a saude das pessoas) e são também obrigadas a ver outras montras que também é muito melhor para o comércio.
    E talvez o mais importante de todos, os acessos a pessoas com mobilidade reduzida foi totalmente revisto, agora todos os passeios têm uma rampa para que pessoas com cadeiras de rodas possam também dar a sua voltinha pela cidade. Já se pode ir da Caixa Agrícola até a biblioteca municipal e quando tudo estiver acabado vai-se poder ir do centro de saúde de milhundos até ao tribunal.
    Para terminar, estas obras são financiadas pela comunidade europeia, portanto, eram mesmo para aproveitar e dar uma lufada de ar freco e modernização a esta cidade.

    Quando este transtorno das obras acabar, creio que vamos todos dizer, ainda bem que houve mudanças.

    É claro que escrevi isto, nao para repreender ninguém, mas para dar o meu ponto de vista. Creio que é necessário haver discussões saudáveis para que se tenha uma visão diferente do assunto.

    Com os melhores cumprimentos
    Gonçalves

    ResponderEliminar