terça-feira, 30 de outubro de 2012

OBVIAMENTE, FEIRAS DO LIVRO...


A escrita ria de António Lobo Antunes quando este disse em Penafiel que "já não aprendo nada de ninguém". Isto levado à letra não cai bem em lado algum. Parece que António Lobo Antunes já sabe tudo. Não tem mais para saber, para aprender. Já vi que ele não alinha em aforismos ou provérbios como "Aprender até morrer" ou "o saber não ocupa lugar". Sócrates disse um dia "sei que nada sei".  Lobo Antunes já sabe tudo. Saberá. Quem sou eu para o desmentir?
Se calhar quereria dizer outra coisa que não esta que estou aqui a dissecar.  Mas também não é isso que importa aqui dizer. Adiante.
Não aplaudi a Escritaria que parece que deslumbrou Penafiel inteira. Foi positiva? Acho que sim. Foi boa para Penafiel? Não sei. Mas vamos dizer que sim também. Não custa nada.
Mas uma coisa volto a dizer: eu não realizaria a Escritaria. Não dedicava um fim de semana inteiro a um escritor seja ele quem for. Não faria um festival em volta de um só autor.
Há tempos um amigo meu dizia e com toda a razão, quem em vez das Escritarias, se devia realizar Feiras do Livro em Penafiel em que podiam estar presentes autores como Saramago, Urbano, Agustina, Mia Couto,  Lobo Antunes entre tantos outros. Estes seriam cabeças de cartaz  numa iniciativa aberta a todos os autores que se quisessem inscrever e comparecer. Quantas Feiras do Livro este executivo camarário já realizou desde que está no poder em Penafiel? Nenhuma. Se não fosse a AEP de Penafiel, o panorama seria ainda mais desolador. Noutros tempos havia Feira do Livro em Penafiel. Foi através delas que conheci autores como Manuel António Pina, Manuel da Fonseca, Baptista Bastos, etc.
O que se pretende em Penafiel, são Feiras do Livro na esteira de outras que se realizam um pouco por todo o país. FEIRAS DO LIVRO, percebeu senhor presidente, Dr. Alberto Santos? FEIRAS DO LIVRO. Sabe para quê, Sr. Presidente? Para também se poder ver,  ler, e conhecer escritores  e poetas de Penafiel e do Vale do Sousa. Por exemplo, sabe quem é Alice Macedo Campos? Se calhar não sabe. É poetisa. Nasceu e reside em Penafiel...

4 comentários:

  1. Só há aqui uma coisa em que não estou de acordo. O saber ocupa lugar. O da ignorância

    ResponderEliminar
  2. Acrescento ainda uma observação. Quem julga que sabe tudo, prescinde de um dos maiores prazeres da vida, que é APRENDER ... com os outros.

    ResponderEliminar
  3. Eu costumo dizer, que hoje sei mais que ontem e amanhã sei mais que hoje. Porquê? Porque converso, leio, pesquiso. Estou sempre a aprender, seja com quem for. A busca do conhecimento, da cultura, do saber, permite-nos até, como disse há muito tempo o maestro António Vitorino de Almeida, votar cada vez melhor e com mais consciência. Acredito que seja verdade...

    ResponderEliminar