sábado, 31 de dezembro de 2011

VAMOS CANTAR AS JANEIRAS...

Aqui do Alto do Sameiro, desejo um bom Ano Novo a toda a gente. 
Era nesta noite que, quando éramos miúdos íamos de porta em porta cantar as janeiras, em troca de umas moedas. O dinheiro apurado era dividido pelo grupo para no dia de Ano Novo irmos ao cinema. Aqui fica um refrão do que se cantava ou berrava: "Aqui estamos, aqui vimos / todos juntos somos seis / vimos cantar as janeiras / e também cantar os Reis". Às vezes os moradores não nos abriam a porta. Não estavam para nos aturar, muito menos nos dar alguns tostões, e então lá saía a ladainha: "Venha, venha se há-de vir / Não se esteja a demorar / nós somos de muito longe / temos muito para andar".
Deixo-vos com o Zeca Afonso a cantar as Janeiras, não como antigamente, nem como hoje, mas como só ele sabe...


sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A regeneração urbana...


A regeneração urbana de Penafiel está a decorrer. E o que começa a saltar à vista é a supressão de muitos lugares de estacionamento e o constrangimento das vias de circulação. O que é que se pretende com isso? Em relação aos estacionamentos, o Campo da Feira já não chega para as encomendas. Está super lotado das 9 até às 7 da tarde. 
A diminuição dos estacionamentos na cidade, retira gente, retira visitantes, se não houver soluções práticas nesta matéria.Temos o estacionamento subterrâneo junto ao centro de camionagem da Valpi que está praticamente às moscas. Todos nós sabemos que foi uma má opção aquele parque de estacionamento. Mal situado e pouco acessível em termos de preços praticados. Penso mesmo que a diminuição dos estacionamentos na cidade é uma marosca da regeneração urbana da cidade. Querem obrigar os automobilistas a deixar os seus carros no estacionamento debaixo do Museu Municipal. Querem rendibilizar o dito cujo à força. Senhores e senhoras da Câmara, não vão por aí que o povo não é cego.
Quanto ao estreitamento das ruas, é o completo atrofiamento da cidade. Trânsito mais lento, mais poluição no ar e depois, uma ambulância ao não poder passar por outro carro em caso de urgência, estamos fritos e mal pagos. Passeios tão laaaaaaargos para quê? para se jogar à bola? para os meninos andarem de bicicleta? Só se for. Largos sim, mas para praticar desporto, há locais próprios para isso. 
Senhora Vereadora da Mobilidade e Senhor Presidente da Câmara, volto a bater nesta tecla:  Olhem que os passeios da cidade, como estão e depois como vão estar os outros que se lhes seguem, vão ser um handicap para a cidade. Só não vê quem não quer. 
Voltarei a falar desta regeneração urbana, que me parece pouco humana...

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

CENTROS DE NOVAS OPORTUNIDADES...


Parece que os Centros de Novas Oportunidades (CNO) vão ser extintos. Pelo menos até ao fim do ano, são vinte que vão ao ar. Acho esta história destes Centros uma fantochada de todo o tamanho. Eu, para tirar o antigo 5º ano (à noite) andei na escola uns anos, hoje para se alcançar o actual 9º ano no CNO são só precisos alguns meses. Foi algo com que nunca estive de acordo, quando Sócrates inventou isto, de dotar a população com mais habilitações, mais diplomas e assim dotar o país com mais "doutores". Eu sei que há muita gente que compra os doutoramentos. Não faltam por aí licenciados por debaixo da mesa da escola. Assim não vale! O problema é que muita gente quer é ser doutor. Estudar nem por isso. Dá trabalho.
Este é um país de burros doutores. Então políticos...fds...

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

CHITA FOI TER COM TARZAN À SELVA...

Chita, o chimpanzé que protagonizou os filmes de "Tarzan" nas décadas de 30 e 40, morreu aos 80 anos, anunciou o santuário da Flórida no qual o animal viveu por mais de 50 anos.Chita participou, entre outros, dos filmes "Tarzan , o Homem Macaco" (1932) e "Tarzan e sua Companheira" (1934), filmes clássicos que relatam as aventuras de um homem criado na selva, protagonizados por Johnny Weissmuller e Maureen O'Sullivan.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

LANÇAMENTO DA 1ª PEDRA...




Pelo menos aqui não houve lançamento da primeira pedra. Na foto de cima,  pode até ser um perigo para a saúde pública. E se alguém levar com ela na cabeça? Quem paga os curativos?

PENAFIEL ONTEM E HOJE - Estádio Municipal

1960

2010

PENAFIEL ONTEM E HOJE - Jardim do calvário

1960

2010

PENAFIEL ONTEM E HOJE - Rua do Paço

Década de 50

2010

JONH LEE HOOKER...

Aqui vamos nós através da música ao encontro de mais um dia, até a um fim de ano que se espera  seja bom, mas que este ano seja pior do que aquele que há-de vir. Deus não se mete nestas coisas. Porque Deus é justo dada a sua não existência. Porque se na verdade existisse seria uma divindade injusta seja em que ponto do mundo for. É justo porque não está lado algum. 
Para aliviar o stress religioso de muita alma penada que por aí anda, aqui vai uma melodia que faz e desfaz essa história do Deus todo poderoso, com todo o respeito para os mais crentes. Eis o maior, John Lee Hooker, o Deus da música...

TEMPO DE ORAÇÃO...

 "…a propósito do Natal. Há uns anos, ouvia-se com frequência a expressão "estamos nas mãos de Deus", uma expressão antiga e piedosa que vale a pena voltar a usar na linguagem corrente e que nos dá um toque de esperança e optimismo. É verdade que a cultura envolvente esquece ou esconde a presença de Deus, mas pormo-nos nas mãos de Deus é o melhor que nos pode acontecer nestes dias difíceis, mas não impossíveis de ultrapassar. De facto, sem Deus este país é mesmo perigoso."


Padre Francisco Coelho da Rocha
no jornal "Verdadeiro Olhar"

EUSÉBIO...


Será que o médico que o tratou se chama Deus? 
Meu caro Eusébio, creio que desta vez 
atiras-te a bola para fora...

Recorte do Correio da Manhã

ESTALINISMO...


Não há meio de o Partido Comunista Português se libertar da "canga" estalinista que ainda carrega. Foi triste a sua atitude ao enviar as condolências aos coreanos pelo falecimento do seu presidente Kim Jong-Il. Por outro lado, também foi lamentável ver Jerónimo de Sousa  abandonar a Assembleia da República aquando do voto de pesar em relação à morte de Vaclav Havel, ex- presidente da República Checa.
Bernardino Soares também já tinha estado muito mal aquando da sua inesquecível frase, ao dizer que tinha dúvidas se a Coreia do Norte seria uma democracia. 
Acho a coisa mais ridícula, ver aquela gente coreana a chorar por todos os cantos a morte do "querido líder". 
Não é assim que se vê a força do PC...

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

RTP...


Esta "picareta falante" não se cansa de dizer isto. Sempre quero ver o que vai sair de tanto falatório. Privatizem a RTP, mas de forma que os contribuintes não tenham de pagar dos seus bolsos o tal milhão de euros por dia para uma estação de televisão que não cumpre de todo o serviço público que era suposto praticar. Por mim podem eliminá-la que não faz falta nenhuma...

Professores...


Porque será que os brasileiros não querem profes portugueses, Sr. Mário Nogueira da Fenprof ? Porque será? Deve ser porque são bons demais. A resposta está nos últimos resultados do aproveitamento dos alunos portugueses nas escolas. Não será?...


Recorte retirado do Expresso

NATAL...

A origem do Natal é mais antiga que o próprio cristianismo

Mesas bem servidas, canções, árvore iluminadas e o retumbar dos sinos são características da festa de Natal, uma celebração que cresceu com o cristianismo, mas que tem raízes em antigos rituais pagãos indo-europeus anteriores a Jesus Cristo.

Retirado da Internet

domingo, 25 de dezembro de 2011

VIVA O CHARLOT...

Faz hoje, dia de Natal, 34 anos que morreu o maior actor e realizador de todos os tempos: Charlie Chaplin. Na minha opinião, claro. Na impossibilidade de lhes deixar aqui o seu melhor filme (Luzes na Cidade), porque é longo, aqui ficam alguns minutos deste grande senhor do cinema... 

A NOVA EDP...


Este é o novo logótipo da EDP...

Por Henricartoon

sábado, 24 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL...

Para todos os meus amigos, um belo Natal, Boas festas e um próximo ano melhor que este. Deixo-vos estes desejos  na voz do grande Fernando Farinha...

PRECONCEITOS...

Não é novidade para ninguém que Alfredo de Sousa não gosta de José Sócrates. Não gosta de alguém que teve "tomates" para acabar com a maior pouca vergonha da política que empestava o nosso país, que foi a subvenção vitalícia e o subsídio de reintegração para políticos que apenas trabalhavam (?) oito anos, e matou a fome a muita gente, com a atribuição de um Complemento de Reforma para idosos mais desfavorecidos. Gosta mais de Passos Coelho que lhe vai ao bolso buscar os subsídios de Natal e de Férias. Ah grande Passos. Fizeste tu muito bem. Tirá-lo a quem o tem.
Alfredo de Sousa na sua última crónica no "Penafidelense" atira-se ao ex-primeiro ministro de uma forma trauliteira, doentia, mesmo achincalhante, quando aborda o problema da sua licenciatura. Baseia-se no pasquim "Correio da Manhã" para lhe desencadear uma ataque sórdido.  Ser ou não ser doutor, ser ou não ser engenheiro para Alfredo de Sousa é uma questão de vida ou de morte. Este pseudo intelectual é preconceituoso. Veja-se o caso de Lula da Silva, que era metalúrgico e que se calhar foi o melhor presidente que o Brasil já teve. Veja-se o caso de Lech Walesa na Polónia que era um simples trabalhador dos estaleiros de Gdansk.
Para Alfredo de Sousa, o estatuto é que conta. Qual era o problema se Sócrates fosse trolha como o meu avô Luís Moreira, sapateiro como o meu pai Vitorino Moreira, alfaiate como eu, ou empregado nos Correios como o senhor? Desça do pedestal onde julga que está...


Depois numa outra página o director do "Penafidelense"  vem dizer que não publica os meus textos porque achicalham alguém (Alfredo de Sousa) e que não pretende fazer  das colunas do seu jornal lavadouro de roupa suja.  Tá bem Sr. Director. Tá muito bem. Também diz que o seu jornal não comunga a ideia que eu tenho de liberdade. Pois não, claro que não.  O conceito de liberdade depende do conceito que cada um tem da democracia. E a democracia é um bem que custou bastante a conquistar e que muita gente gastacomo se fosse um produto de usar e deitar fora, quero dizer, não a preserva, não a valoriza, não a estimula, quantas vezes não a pratica.
Uma coisa é certa: tendo em conta o que disse, o Dr. Veiga Ferreira só mostra que não me conhece, e eu pelo contrário conheço-o muito bem.
De qualquer forma, não pense que estou incomodado com esta história. Não estou. Continuarei a ser seu amigo, se quiser. Um bom Natal para o senhor director, extensivo à sua Exmª família e que o seu jornal continue pela vida fora... 

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Penafiel 4419 desempregados...

Penafiel tem 4419 desempregados. Vem no "Jornal de Notícias" de ontem. Sabem o que é que o Sr. Presidente da Comunidade Urbana, Dr. Alberto Santos diz quanto a esta matéria? isto: " Não podemos ficar parados e não será um Governo qualquer que resolverá este problema (...). Daqui a algum tempo apresentaremos o plano de desenvolvimento económico e social com um conjunto de medidas práticas e muito claras".
Eu só pergunto: há dez anos que Alberto Santos está no poder em Penafiel. Há não sei quantos que é presidente da tal Comunidade Urbana e fala assim? Ainda vai apresentar um plano contra esta calamidade que assola esta região, este concelho? Então já não o devia ter apresentado? Alberto Santos que já devia ter vindo, só agora é que vai? O que tem andando a fazer? Desculpem lá mas estas perguntas fazem todo o sentido.
Esta história de dizer que "vamos fazer",  "temos um plano" "vamos ali ou vamos acolá, já não devia fazer parte do vocabulário do autarca penafidelense. Aliás, outros autarcas da zona vão no mesmo sentido. Por exemplo o de Amarante. Ao tempo que o Abreu é rei e senhor da terra Teixeira de Pascoais e vem dizer que "Temos de criar um ambiente de atracção económica". O do Marco de Canaveses, Manuel Moreira também diz: "Temos de criar incentivos e apostar na exportação para absorver mão de obra". Repito: quando deviam estar a vir, ainda vão atrás do prejuízo.
Esta gente está-se a marimbar para os desempregados. Tudo o que vem dizendo é pura conversa. Tal qual este governo que se está nas tintas para os pobres deste país. De paleiómetro está o povo de barriga cheia...
Não termino perguntando onde pára o PS de Penafiel? Anda a enviar postaizinhos de Natal! Tá bem...

VENDILHÕES...


Este governo está capaz de vender a própria alma para colocar as contas como a troika em dia, ou não. A EDP devia ser nacionalizada e não vendida a troco da perda cada vez maior de independência e soberania. Um dia destes vai o gás, a água e tudo o que há de mais elementar para o país e para os portugueses. Estes Passos a médio e longo prazo serão em direcção a um precipício cada vez próximo...

Recorte do jornal I

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

SOLSTÍCIO DE INVERNO...

Pintura de Van Gogh

Amigos alegrem-se que a partir de hoje, os dias vão crescer. Esta noite que passou foi a mais longa do ano e ontem foi o dia mais curto de 2011. Por isso é que eu gosto do Natal, os dias já dão saltos de pardal. 
Alegrem-se porra, que nem todos os dias se recebe pelo correio postais de Natal de deputados que já andam  a fazer campanha eleitoral para as próximas eleições autárquicas de 2013.
Eh,eh,eh,eh,eh,eh...  

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

MÁRIO MAGALHÃES...


O Dr. Mário Magalhães, ex-vereador de vários pelouros da Câmara Municipal de Penafiel e ex- Presidente da Administração da empresa municipal "Penafiel Verde", não se esqueceu dos penafidelenses, já que agora ele está longe do coração dos seus conterrâneos, exercendo funções como deputado na Assembleia da República. Enviou-lhes um postal de Boas Festas, agora que estamos no Natal. 
Muito gentil, muito atencioso, "sempre amigo", este gesto estava na minha caixa de correio. 
Sr. Dr. Mário Magalhães, respeito esta sua atitude, mas eu gostava de saber, em vez de me desejar Feliz Natal, o que o levou a ir para deputado, já que nas funções de presidente da Administração da "Penafiel Verde"e como vereador na Câmara, o senhor era o homem certo nos lugares certos. Isto segundo a apreciação que constantemente o Sr. Presidente da Câmara de Penafiel fazia passar para o exterior. 
Este postal está de facto bem concebido. Está bonito. É do PSD. Mas só é vistoso de um lado. Do outro não traz nada. Podia ter aproveitado esse espaço em branco para  esclarecer os penafidelenses das razões que o levou a virar a casaca, na função de deputado, em relação ao IC 35.
Esteja descansado que eu já esqueci aquela história das 26 facturas  que a sua ex-empresa das águas e saneamento enviou aos consumidores em 24 meses (2007/2008) , prejudicando-os em muitos milhares de euros. Eu já esqueci isso. Não sou de ódios.
De qualquer forma, senhor candidato à presidência da Câmara Municipal de Penafiel em 2013, desejo-lhe um Bom Natal também...

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Penafiel morreu um pouco...


O Sr. presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Alberto Santos, no dia 18 de Dezembro, pelas 15 horas, fechou a última janela de esperança de Penafiel voltar a ter uma sala de espectáculos na cidade. Ao lançar a primeira pedra para a construção de Centro Escolar no espaço que já foi de touradas e serração, desfechou um tiro na cultura na nossa terra.
Depois de gorada a hipótese do espaço (verdadeiro espaço) onde funcionou o Cine-Teatro S. Martinho, eu acalentei a esperança que o antigo Magistério Primário fosse o local ideal para algo que lacuna a cultura penafidelense. Debalde. Negativo. O antigo edifício do Paço, depois de desvirtuado na sua recuperação, situado num centro privilegiado foi alugado à Cespu não sei para quê, sinceramente. Um Teatro Municipal ali naquele local era de facto uma autêntica regeneração cultural. Claro que com outra arquitectura que não aquela que é de morrer de desgosto.
Restava a hipótese dos terrenos da Serração, onde Agostinho Gonçalves tentou construir uma nova Câmara Municipal nos anos noventa. Devo dizer que também não era a melhor solução. Era tão boa como esta que está destinada agora. Um Centro Escolar naquele local não me parece correcto. Esta é uma situação igual a muitas que ocorreram no país e que ainda há poucos dias ocorreu em Lisboa: Construíram um Centro Comercial no antigo Cinema Odeon. Claro que foi melhor fazer algo, nem que fosse um "mono", do que ver o cinema a apodrecer e a cair aos bocados. É novo, envidraçado, colorido e pronto, estão aí estão todos os condimentos para as pessoas aplaudirem a obra. Aqui também vai ser assim. Há muito tempo que aquele espaço da serração estava a monte. Era necessário arranjar uma solução para aquela zona degradada e degradante. Era necessário regenerar o local. Fosse com que fosse. E o melhor que arranjaram foi um Centro Escolar, que segundo informações não é necessário. (Não percebo. Nos últimos tempos fecharam 16 escolas neste concelho por falta de alunos e agora vão construir um "palácio" escolar? Não entendo)
Aqui em Penafiel, eu se fosse presidente, não faria isto. Depois de saber que o antigo espaço do Cine-Teatro S. Martinho foi um ar que se lhe deu, eu construiria ali o Centro Cultural de Penafiel. O Centro Escolar iria direitinho para a zona das Lages, junto às piscinas municipais, onde decorre uma das fases das regeneração urbana, que até vai ter uma Praça António Nobre quando este poeta já tem uma rua com o seu nome. Também não entendo. Também não tenho que entender, não é senhor presidente? O senhor faz e desfaz consoante lhe apetece ou lhe é aconselhado por um núcleo muitíssimo restrito de cidadãos, completamente desfazado das realidades e necessidades desta cidade. 
Por isso é que eu digo que Penafiel morreu um pouco... 

domingo, 18 de dezembro de 2011

Penafiel, sinal menos...


Hoje falei de duas vozes que desapareceram do mundo dos vivos. Mas também hoje, 18 de Dezembro, Penafiel morreu um pouco. Às 15 horas celebrou-se uma cerimónia que coloca a nossa terra com sinal menos. Falarei disto amanhã, se calhar...

A MORTE SAIU À RUA - SÉRGIO BORGES

Neste momento são 22 horas de Domingo. O meu amigo Oliveira colocou-me ao corrente de mais uma morte que saiu à rua. Sérgio Borges, o vocalista do Conjunto Académico de João Paulo, que nas décadas de 60 e 70 maravilhou gerações inteiras. Aqui fica a minha homenagem e o registo com algumas canções deste conjunto que encheu as bocas do "nosso" mundo...

A MORTE SAIU À RUA - CESÁRIA ÉVORA

Quase uma semana sem vir aqui ao blogue é de facto muito tempo. Fui de "férias". Abstinência forçada, melhor dizendo. 
Regresso na pior altura, pois a morte votou a sair à rua. Cesária Évora foi-se embora, mas deixa um lastro de sons mágicos que não podemos ignorar. Ouçamos este para não esquecer a DIVA...


segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

SALVADOR...


Este senhor chama-se Salvador Mendes de Almeida e segundo a vereadora da mobilidade da Câmara Municipal de Penafiel, Eng.ª Paula Teles, via Jornal +, ele vem a Penafiel circular pela cidade para mostrar como a nossa terra é inclusiva, como a cidade é para todos. Vai poder ir onde quiser em cadeira de rodas, que não vão haver barreiras arquitectónicas que o façam parar.  Isto no contexto da regeneração urbana. 
Não tenho nada contra o Salvador. Praticamente não o conheço. A última vez que o vi foi na televisão e foi na campanha do Cavaco Silva para as últimas eleições presidenciais. Deve ser PSD, logo é da família, logo é a figura mais qualificada e a que melhor se enquadra para tal "exibição".
Não tenho nada contra ele como disse, mas só pergunto: será necessário recorrer ao Salvador para ir dar uma volta à cidade? Não há pessoas em Penafiel nas mesmas condições físicas? Se calhar não há. Se não há, porque razão se vai fazer a famigerada e ridícula ponte para fazer chegar os "deficientes" à Loja do Cidadão? Porquê recorrer a uma figura como o Salvador? 
Depois chama-se a televisão, a rádio, os jornais e está montado mais um espectáculo de show-off. 
Tá bem...

domingo, 11 de dezembro de 2011

A Regeneração Urbana de Penafiel...


O texto que se segue pintado de vermelho, é de autoria do professor e poeta Joaquim Amândio Santos, publicado na última edição do jornal Imediato: 
"Percorrem estas minha palavras o seu "caminho das pedras" enquanto confortavelmente viajo numa moderna carruagem do não menos moderno Metro do Porto. A minha mente não resiste e coloca no escaparate da minha lembrança o mupi na estação de Manuel Becerra, destacando ser o Metro de Madrid "um dos melhores do mundo".
Bem se-lo-á pela eficiência notável que testemunhei nas oito viagens que fiz em plena estada na capital vizinha. Só se for mesmo por esse "pormenor negligenciável" do serviço feito pois, numa fria e calma comparação com o seu congénere portuense, sairá derrotado e mesmo humilhado no que respeita à pompa quase "skate of the art" que o trem citadino tripeiro ostenta numa demanda pelo favor das musas da elegância extrema sempre presentes: elas são as carruagens com bancos almofadados e design contemporâneo, elas são os percursos imaculadamente ajardinados e o mobiliário urbano de topo, elas são as estações de autor, transformadas em "minis casas da música", cuja construção deverá ter obedecido ao saudável (...) princípio de gastar à tripa forra o que se tem pois o luxo é essencial!
Em Madrid, essa capital imperial de um antigo forte Império, nada disso vi, nem nas linhas mais recentes: estações limpas e funcionais, comboios modernos mas espartanos, mobiliário aceitável quanto baste, mesmo nas linhas mais recentes..."
Porque razão estou a usar este texto de Amândio Santos? Servi-me dele para o aplicar àquilo que se vai fazer em Penafiel na regeneração urbana: luxo, ostentação, megalomania e um gastar à tripa forra tão comum nestas paragens. Em vez de se aplicar as verbas no essencial, lá vão milhões para o acessório. Com a agravante da  edilidade ter um défice a rondar os quarenta milhões de euros.
Já o disse e volto a dizer: Há coisas em que estou de acordo nesta "regeneração", mas também há outras que não estou nem um bocadinho, nesta "onda destruidora" que se promete para o próximo ano nesta indefesa cidade. Indefesa sim, das garras de um slogan "Sentir Penafiel" que mais não é do que há de mais falso nesta terra. Há obras que se vão realizar que são autênticos crimes contra o património da cidade. Nesta câmara municipal já é uso e costume trocar-se o SER pelo PARECER. Desenganem-se aqueles que me rotulam de "velho do restelo". Não sou do Belenenses, sou portista de alma e coração. Aliás estou-me nas tintas para quem me cola um selo desses nas costas. Sim nas costas, porque na cara ninguém tem coragem para o fazer. 
Claro que voltarei a este assunto porque elas, as obras, já estão aí...

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A Regeneração Urbana...


Hoje deu à estampa um novo jornal regional. Chama-se "Jornal+" e destaco nas suas páginas intervenções de Alberto Santos e Paula Teles. Falam da Regeneração Urbana de Penafiel. 
Vou ler com mais atenção o que eles dizem, embora me pareça que se tratam de ecos de outras intervenções. E eu se calhar vou exercer um direito que tenho, que é o de falar dessa "coisa" que já está  acontecer em Penafiel. Eles falam a toda a hora dessas obras e eu vou fazer o mesmo. Vou tentar não me repetir, coisa que eles fazem constantemente: Penafiel vai ficar mais bonita; Penafiel vai ficar mais inclusiva; Penafiel vai ser uma cidade para todos. Penafiel vai ficar mais moderna, mais amiga, enfim, como já perguntei uma vez: Esta terra vai continuar a chamar-se Penafiel?
Também li num outro jornal que alguns cidadãos penafidelenses vai ser expropriados dos seus lugares de estacionamento para se fazer um elevador para levar os "deficientes" (devem ser milhares!!!!) à Loja do Cidadão. 
Isto agora é assim? Expropria-se e toca andar? O tempo da reforma agrária e das expropriações já foi. 
Ah, é verdade, já li tanta aversão ao passadiço que vai feito na Praceta da Alegria. Tenham calma. É apenas uma ponte. Não passa disso... 

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Florbela Espanca, imaculada rainha...

Esta sim. Esta é que é a minha Imaculada Rainha. Florbela Espanca de seu nome. Nasceu a 8 de Dezembro de 1894 e morreu neste mesmo dia 8 de Dezembro, mas de 1930. Viveu apenas 34 anos mas foi rainha. Foi rainha do amor e da poesia. Esta  existiu de facto. Não é como uma outra que dizem que foi rainha Padroeira de Portugal por obra e graça de D. João IV. Aqui fica um soneto dela "Ser poeta", musicado e cantado pela melhor banda portuguesa de todos os tempos: Os Trovante...


BEATICES E CRENDICES...


Imaculada Conceição é segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha ("mácula" em latim) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. Também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.[1]
festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi definida como uma festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV.


Tretas e mais tretas. Até dizem que ela foi rainha. Mas rainha de quem e de quê? De beatices e atrasados mentais, está este país cheio. Este é um feriado que devia ser pura e simplesmente eliminado...

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A barracada...


Penafiel vai ter neste fim de semana o II Festival de Colesterol, mais concretamente "Doces e Sabores". Para isso andaram a distribuir, a colocar barracas em vários pontos da cidade. Tudo bem. Mas o que me parece é que a colocação desta barraca em frente do quiosque, não há doce que aguente. É caso para perguntar: Não tinham outro local para vender a doçaria? Claro que tinham. Bastava olhar em frente. Meus amigos, pôr isto ou aquilo onde bem apetece, não é assim. Tem que haver discernimento e alguma lógica. É mesmo armar barraca. 
Esta mensagem não me foi recomendada por ninguém. O proprietário do quiosque nada tem a ver com isto. Eu é que acho que as coisas assim não estão bem. Já agora a AEP podia-se preocupar era com as iluminações natalícias da cidade que são uma pobreza franciscana...

Penafiel - Porto, outra vez...


Trago de novo esta foto par dar mais alguns esclarecimentos: Já sei a origem desta foto. Veio do blogue de Rafael Telmo de Paredes, o qual eu agradeço. 
Só são identificáveis, quatro pessoas, as que estão em primeiro plano da direita para a esquerda, a saber: O primeiro é o Sr. "Zé Grande" engraxador, que trabalhava também na Gaz Cidla, na Praça Municipal, e que viveu sempre na Travessa dos Fornos. O segundo, o que está sentado, é o meu tio Gervásio Coelho, que foi empregado no Café Imperial e morava na Travessa da Matriz. O terceiro é o Sr. Mário "Bispo", que vivia na zona do Sameiro, pai de dois grandes jogadores do Futebol Clube de Penafiel: o guarda redes Gustavo Cerqueira e o defesa Joaquim Cerqueira. E por último o quarto é um senhor chamado Vitorino, também residente na zona do Sameiro, pai do Carriço, que também jogou no clube penafidelense e na primeira divisão nacional, na década de oitenta. 
Poderá haver mais gente conhecida, inclusive as esposas destes nomes citados, mas não estão reconhecíveis.
Daqui envio um abraço a Rafael Telmo de Paredes.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Cavaco Silva...


Se o ridículo matasse, Cavaco Silva, já não era presidente da república. Já estava a fazer tijolo. Ontem veio dizer que por causa da crise já não havia presentes para os filhos dos funcionários da casa presidencial onde ele habita há seis anos. Então os 16 milhões de euros que o gabinete dele gasta por ano não dá para dar uns brinqueditos aos filhos dos seus empregados? Se calhar não dá mesmo. 
Então, porque não experimenta retirar uma verba das suas reformas e faz o gosto aos papás infelizes? Coitados dos cachopos que vão ter um Natal tão pobre como os outros pobres deste país. Isso não se faz, Sr. Presidente da República. Isso não se faz...

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Virar a página...


Passos Coelho ainda pensa que está em campanha eleitoral. Ainda anda a prometer coisas. E depois coisas que vamos ver quando estarão à vista. Esta gente ainda não se cansou de dizer o que o povo já não acredita? Mudem o discurso, usem outro vocabulário porque esse já fede. Virem a página para começarem a dizer: já fizemos, já temos, já concluímos...

Recorte do Primeiro de Janeiro

domingo, 4 de dezembro de 2011

SÁ CARNEIRO...


Hoje, 4 de Dezembro, faz anos que faleceu o político que mais ruas, avenidas, rotundas, praças tem com o seu nome. Até um aeroporto. Vá-se lá saber porquê! 
Será que foi por ter sido um anti fascista? Teria estado preso no Tarrafal, Peniche ou Caxias? Teria dado algum piparote no Salazar? Não, nada disso. Sá Carneiro tem o seu nome espalhado por todo o Portugal por ser bom rapaz e ter assistido comodamente sentado na Assembleia Nacional ao 25 de Abril.
Estou admirado, ninguém ter falado nesta data, em que Camarate vem sempre ao de cima...

Silêncio às pazadas...

Antigo Posto da GNR

Porta degradada na Av. Sacadura Cabral

O lago que já foi dos cisnes

Uma das muitas casas degradadas da Rua do Carmo

Antigo posto médico - Clicar nas fotos para ampliar

Neste fim de semana li a imprensa local, como sempre faço. Claro que o que me leva a abrir os periódicos, semanais ou quinzenais, são as páginas de opinião. É uma tristeza franciscana. Ninguém fala de Penafiel. Ninguém se atreve a falar desta cidade, deste concelho. Porquê?
Sérgio Brochado no "Imediato", escreve sobre a crise, que agora parece que temos governo. Joaquim Amândio Santos, também no "Imediato", diz que fez greve à greve geral. No Penafidelense, Alfredo de Sousa conta-nos, como se fossemos todos analfabetos o que se passou no 1 de Dezembro de 1640. Reinaldo Beça continua com a saga dos primórdios do nascimento de Penafiel, honra lhe seja feita. Não me chegou às mãos o Notícias de Penafiel, mas normalmente as opiniões neste jornal, são de tudo menos desta terra. 
Quero dizer que, para toda esta gente, Penafiel ou não existe, ou está tudo bem, ou então são todos do PSD e não têm liberdade, nem independência para dizerem o que sentem, ou então estão todos de acordo com tudo quanto se faça cá no burgo  Não dizem nada sobre a regeneração urbana da cidade. Parece que não vai acontecer nada. Nem uma palavra sobre tanta coisa, para o bem ou para o mal. O silêncio é às pazadas. Olhem, a paz esteja convosco.
Umas palavras finais para falar de Penafiel, já que ninguém fala. Então as iluminações natalícias vão ser aquelas que já estão colocadas? Claro, é preciso poupar. Aqui Penafiel é pobre, é triste. Mas noutras coisas é rica, é alegre. Basta olhar para trás e ver a festança da Agrival, do Caldo da Quintandona e do S. Martinho, por exemplo. Sabem porquê? Porque houve "comes e bebes", houve "pinga". Neste campo Penafiel é uma nação. A comer e a beber é que a gente dança e se enche a pança. Da Escritaria não vale a pena falar. Não falo porque tenho "dor de corno" e depois já falei desta "feira de vaidades" ene vezes. Por isso ponto final. 
É verdade, e o prémio de poesia Daniel Faria sempre foi ao ar? Ninguém diz nada. Ó Sr. Presidente da Câmara, Dr. Alberto Santos diga à gente o que se passa. Ó Dr. Alfredo de Sousa, não está incomodado com a eliminação deste acto cultural? Lá se foi mais uma oportunidade de o senhor mandar mais uns bitaites na Biblioteca. Não está incomodado, claro que não está. Sabem porquê? Claro que sabem porquê...

Em cima estão algumas fotos de Penafiel, que demonstram o quanto a regeneração urbana em alguns locais da cidade é inoportuna...

A FUGA...

Clicar para ampliar

Ironias dos destino! Eu não sabia que o Hitler, tinha dado de presente um carro ao Tio Tónio de Santa Comba. Deu um jeitaço à malta do PCP, pois foi nesse mesmo automóvel que fugiram da cadeia de Caxias. "Abençoado" nazi...

Recorte do DN

Passos misteriosos...


Que Passos este senhor deu para desencantar esta verba? Mistério! Há tempos descobriu um buraco com os mesmos números! Mistério! Que Passos andará este homem a dar para nos dar esta tanga? Mistério...

Recorte do Público 

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Fidel de Castro...


Faz hoje 35 anos que Fidel de Castro (na foto acompanhado de Che Guevara)  se tornou presidente de Cuba. É dele uma frase que aqui se destaca:

"Esta noite milhões de crianças dormirão na rua, mas nenhuma delas é cubana".

Fazer greve à greve...


O poeta e professor Joaquim Amândio Santos, não me vai levar a mal por estar a utilizar uma foto que "roubei" ao seu face-book. Com certeza assim será porque é uma pessoa extremamente bem educada e com uma formação que não dá hipótese a qualquer mal entendido.
Isto para dizer o quê? Para dizer que li mais um artigo de sua autoria no jornal  "Imediato", este intitulado "Para os devidos efeitos declaro que vou exercer o meu direito de fazer Greve à greve". Mas o que me traz aqui é o seu Post-Scriptum que diz: : "Estou fungoso mas nem a gripe me colocou de greve. E já agora, dão-se alvíssaras a quem encontrar uma Arma de Destruição Maciça especificamente construída para aniquilar o meu vírus da gripe!"

Olhe meu caro amigo Amândio Santos, prepare essas alvíssaras, porque eu arranjo-lhe  quem  lhe tire a gripe, lhe tire a tosse e lhe tire tudo, seja lá que vírus for esse. Conheço uns fulanos que sabem onde encontrar essas armas de destruição maciça. Pode estar descansado que esse vírus já era. Não tenho o contacto deles, mas deixo-lhe os seus nomes: Durão Barroso, Francisco José Viegas, Pacheco Pereira, José Manuel Fernandes, Vasco Graça Moura, entre outros. Tudo gente competente e informada para lhe fornecer todos os dados sobre armas químicas. Eles sabem onde elas estão. Posso-lhe adiantar umas dicas, mas parece-me que as tais armas de... coisa, estão um bocadinho longe, mas nada que um blindado do Portas, não possa remediar, indo lá buscá-las.  Aquilo é remédio santo. Vai ver que para a próxima vez já não vai poder fazer greve à greve.
Não se esqueça das alvíssaras, vem aí o Natal e as alvíssaras podem fazer muito jeito. E depois alvíssaras, sempre são alvíssaras... 

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O feriado...


Oje é dia 1 d Dezembru, feriadu nasiunal. Cumemora-se a independência de Purtugal q ocureu em 1640. U rei D. Juão IV ispadeirou tudu. Cureu com us ispanhóis e Purtugal voltou a ser nosu.
Este anu não s trabalhou, mas para u próximo anu e igual, também não s fas nada, purqe e sábadu.
Já devem ter reparadu q istou a iscrever mal i porcamente. Parese mas não istou. Istou a escrever curetamente, d acordu com u novu acordu ortugráficu.  Este e q e um verdadeiru acordu. Asim s fala em purtugês. Não temus q falar em brazileiru coiza nenhuma, cumo eles qerem. Para mim, cumo se fala, cumo s iscreve. Pensu q só asim a jente se entende. Nada d trucar as letras. Um i e um i. Um e e um e i por aí fora. U e não presiza d asentu.
Us feriaduzitus nasiunais são presizus para as pesoas descansarem. Quantus mais melhor. D oje a oitu dias também   ficamus em caza. E dia santu. Dia da Imaculada Conseisão. Não sei qem e a senhora, mas tambem não  presizu d saber. Mas com mais ou menos feriadus, u q s sabe e q u cumérsiu agora istá sempre abertu.  Pur falar em cumérsiu abertu, vou apruveitar i vou à sidade cumprar u jurnal  i venhu já. Pur oje xega d dizer coizas isqzitas...

A Troika...


Cá está a troika sorridente, que troikou o purgatório pelo inferno: O padre Gaspar, as Portas do sorriso pepsodente e o Sr. Passos para trás. 
Com a abstenção do PS, o orçamento lá passou, mesmo inconstitucional, mas passou. Quem vai passar desta para melhor, somos nós. Nem todos. Conheço muita, muitíssima gente que vai passar ao lado da crise: políticos, magistrados, gestores, a troika dos costume.
Quanto ao PS, aquilo nem aquece nem arrefece. Já estamos habituados à sua água morna, ao seu cinzentismo, ao seu "nem pra lá nem pra cá". 
Volta Cavaco, volta Durão, volta Santana, que estais perdoados. Outra troika. 
Isto hoje é só troikas...


Recorte do Público