sábado, 13 de agosto de 2011

PENAFIEL E A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (5)


A 12 de Outubro de 1939, a Finlândia e a União Soviética iniciaram conversações para negociar limites fronteiriços. Na Polónia, vencida a última resistência, podia-se considerar concluída a Campanha Polaca. No discurso no Reichstag, Hitler, propõe a paz, convidando as potências ocidentais a que reconheçam a nova divisão da Europa oriental. Contudo a paz não acontece. Dá-se nessa altura o primeiro ataque alemão sobre o território britânico. Aviões alemães atacam a base de Fih of Froth danificando dois cruzadores e um contratorpedeiro britânicos.
Enquanto isso, em Penafiel havia música no Sameiro. Um artista que não se apurou o nome, deu um concerto musical no carrilhão do Santuário da Nossa Senhora da Piedade. Mas o artista em referência, impingiu uma autêntica salada musical, pois em vez de tocar clássicos ou temas religiosos, tocou viras, canções de ceifeiras e outras músicas de sabor profano. Houve indignação local e geral, pois os sinos, pela sagração, eram destinados ao culto divino e não se deviam executar músicas lascivas, impuras ou profanas.
Entretanto neste mês de Outubro de 1939, a Segunda Guerra Mundial no mar já atingia proporções alarmantes. A perseguição ao "Graf Spee", um dos mais famosos navios de guerra alemães, estende-se aos mares de todo o mundo. Quatro couraçados, catorze cruzadores e cinco porta-aviões encontravam-se empenhados na sua captura...

Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário