sábado, 20 de agosto de 2011

REGENERAÇÃO URBANA DA CIDADE...



Ainda a festa mal começou e já andam a deitar foguetes. Saiu à rua um folheto a falar das obras que se estão a iniciar e outras que vêm para as ruas mais lá para a frente. Os jotinhas sociais democratas do blogue "riquezas e tradições" já batem palmas. Pudera, são do PSD e tudo o que Alberto Santos fizer, está bem feito. Cegueira. A isto eu chamo cegueira política. Estou a falar  da Paula Mota "João Jardim", do "lápis azul" Tiago Daniel Lopes e seus amigos comentadores de  profundíssimos comentários.  
Por princípios meus, só costumo achar mal, do que acho não estar bem, e não dizer bem do que acho não estar mal. O que está bem toda a gente vê, salta logo aos olhos. E o que está mal (na minha opinião) normalmente as pessoas que andam anestesiadas politicamente, não têm olhos para ver.
Devo dizer que sou favorável, às obras que se estão iniciar nas zonas do Centro de Saúde de Penafiel, na zona das piscinas municipais, no Parque Infantil, porque pior do que estavam  aqueles locais não pode ficar. Em zonas degradadas, ou desaproveitadas, tudo o que se fizer,  ficará sempre melhor. Não tenho dúvidas disso. Tenho algumas dúvidas nas obras da Avenida Gaspar Baltar. Vamos esperar para ver.
Os meus grandes receios vão para a zona histórica da cidade, concretamente na Praça Municipal. As obras que por ali se impõem deviam ser apenas de melhoramento e não de fundo como se prevê. Vão gastar 10 milhões não sei em quê. Nunca estarei de acordo se houver corte de uma árvore que seja, defronte do edifício da Câmara Municipal. Nunca estarei de acordo se retirarem a pedra que envolve o monumento dos Mortos da Grande Guerra. Nunca. É crime de lesa património. Nunca estarei de acordo se retirarem a "pedrinha" do passeio da Câmara. Nunca. É crime mexer no que está bem feito. Crimes que já foram perpetrados quando granitaram os passeios, que tanto desfeiam a nossa cidade. Eu já disse isto muitas vezes. Já estou cansado de chamar a atenção para o mau gosto que impera na secção de urbanismo da CMP. O surrealismo chega ao ponto de quererem fazer uma rotunda junto à Loja do Cidadão.
Não tenho nenhuma confiança nesse pelouro. Esta Câmara anda obcecada pelo granito. Quer colocar granito em todo o lado. Querem melhorar  o piso da Rua do Carmo e Rua Direita, quando o seu maior problema está na degradação habitacional. A maioria destas casas está a cair. E não é só lá. A zona histórica da cidade está a cair aos bocados.
Vamos ver como vai ficar a cidade depois das obras, se vai ficar como diz Alberto Santos no folheto distribuído recentemente à população:     


Vamos ver. Se ficarem mal contem com as minhas palavras amargas, se ficarem bem contem com o meu silêncio. Oxalá fique silencioso...

1 comentário:

  1. Se a minha opinião contar ,subscrevo inteiramente ete artigo... Parabéns

    ResponderEliminar