domingo, 21 de agosto de 2011

PENAFIEL E A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (7)


A 17 de Novembro de 1939, o Conselho Supremo Aliado, reunia-se em Paris. Em caso de ataque alemão, decidiu-se concentrar a defesa desde o Mosa (rio que nasce em Langre, França) até Anvers.
Enquanto isso no burgo penafidelense um grande entusiasta do progresso, pretendia que no Verão se transformasse o vasto lago do Sameiro, numa formosa piscina forrada de azulejos, com caixas de profundidade para saltos de mergulhos. Dizia que a água poderia vir do rio de Cavalum puxada através de motores. Esta água que já se encontrava na tapada da Baronesa das Lages, era chamada "água de corpo lavado" e poderia ser utilizada para incêndios, regas, irrigações de ruas etc.etc.
Muito longe destas paragens, era Winston Churchil, que propunha a minagem das águas do Reno,  entre Estrasburgo e o rio Lauter, utilizando aviões. Mas acontecia o contrário. Aviões alemães eram vistos a lançar objectos no estuário do rio Tamisa. Ao baixar a maré seriam identificados, como minas magnéticas, caindo em mãos inglesas o segredo das suas espoletas. 


Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário