quarta-feira, 31 de agosto de 2011

JOHN DENVER - For You

John Denver nasceu no Novo México nos Estados Unidos e faleceu em 1997 com apenas 53 anos de idade. Deixou um vasto leque de canções que versavam temas como a guerra, o ambiente, o amor... O seu melhor trabalho será quanto a mim, este "For You" a dizer bem com o mês em que vamos entrar que tende para ser um interlúdio entre o Verão e o Inverno. Ouçam em silêncio total que vale a pena... Eu gosto muito...


PETER, PAUL AND MARY - 500 Miles

Para intervalar um pouco a minha "escrítica", aqui vos deixo um trio dos anos sessenta, que já me estava a esquecer. Ainda vou a tempo de repor alguma justiça  a esta gente que fez as delícias da minha juventude. A minha e a de milhões de outras pessoas por este mundo fora. O trabalho que mais se ouvia era "500 Miles". Muito bom...


AS PLACAS TOPONÍMICAS...





Eu já falei disto várias vezes, inclusive no meu jornal 3 de Março. Mas nunca é demais voltar ao assunto, uma vez que é gritante o mau gosto que impera nesta terra.
Reparem nas fotos. As actuais placas toponímicas são as cinzentas com letras pretas e as brancas com letras pretas são uma montagem minha. Apesar de as placas brancas não serem uma lindeza por aí fora, são sem sombra de dúvida muito mais clarificadoras que as que andam a povoar todo o concelho, num exemplo bem ilustrativo de mau gosto. Uma placa toponímica não é para ser lida mas sim para ser vista. Será necessário, por exemplo nas ruas dos irmãos Brandões colocarem os seus nomes na sua totalidade? Não. Claro que não. Bastava fazer como as brancas que aqui estão: dois, no máximo três nomes e... preto no branco. 
As nossas novas placas toponímicas são piores que as de Paredes. As de Paredes são piores que as do Marco e as do Marco são piores, muito piores que as do Porto, por exemplo.
Como disse, nesta terra continua a reinar o mau gosto um pouco por todo o lado. Francamente Penafiel...


A FRASE DO DIA...


"Para quê? Eis a pergunta que cada um de nós faz quando sabe que vai apertar o cinto outra e outra vez sem saber se o Estado acaba com a despesa pública da primalhada política".

Manuel Tavares
Director do JN

terça-feira, 30 de agosto de 2011

O BAR DO LAGO...



Este local é o lago do Sameiro e o que se vê é uma tristeza. Estes pilares que suportam a esplanada do Bar do Lago estão dentro de água, não fazendo o mínimo sentido. Então não ficava melhor com os pilares em terra, como se vê na imagem debaixo? Nem que a esplanada ficasse um pouco mais pequena, valia a pena. O lago ficava limpo e livre.
Andaram com obras de recuperação e não viram isto? Francamente Penafiel... 


A FRASE DO DIA...


"Com a pressa em catar impostos onde quer que eles estejam, um destes dias estaremos todos a exigir, como os puros do Bloco de Esquerda, que até as cabeças de gado sejam taxadas".

Paulo Ferreira
no JN

ANÓNIMOS...

O texto sobre a tourada em Baião teve um anónimo comentário insultuoso. Quem quiser comentar anonimamente, pode fazê-lo, mas com educação. Se utilizarem linguagem menos própria, o comentário será, logo que eu der por ele, pura e simplesmente eliminado. Não me assusto com esse tipo de comentários, eu às vezes até uso aqui neste blogue linguagem vernácula, mas nunca dirigida a quem quer que seja. Este anónimo deve ser aficionado da barbárie taurina e usa a mesma estratégia dos toureiros, que se escondem atrás de um pano vermelho para com isso conseguir os seus objectivos. Este blogue não é um arena, nem é de Baião, terra atrasada, como todas (incluindo a minha) as que ainda realizam esse tipo de espectáculos...

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

AGRIVAL "MAIS UM GRANDE SUCESSO"



"Mais um grande sucesso".
Quem o disse foi o Sr. vereador Antonino de Sousa a um jornal de Paredes. Jornal onde eu escrevia e muito por causa dele deixei de escrever.  Não, claro que não me esqueço, Dr. Antonino de Sousa.
Mas vamos ao que me trouxe aqui: a frase “Mais um grande sucesso”, relacionada com a Agrival.  
Todos os anos é a mesma história: um sucesso.  Mas  se a Agrival não fosse um sucesso, era na mesma um grande sucesso, fosse qual fosse o número de visitantes e expositores. A Agrival é sempre um sucesso e haja quem diga o contrário.
Mas eu podia dizer que a Agrival foi um fracasso. Bastava  colocar a fasquia nos 200 mil visitantes e esperar para ver. Se esse número não fosse  atingido, aquela festa não passava de um fiasco. Isto é mesmo assim. Alguém me sabe dizer o tamanho do sucesso? Podem alvitrar que o sucesso está onde não couber mais nada, quando alguma coisa dá lucro, quando se esperava menos e afinal foi mais.
Eu só sei que o sucesso na boca dos seus organizadores é suspeito. Era o que faltava dizer que a Agrival não tem correspondido às expectativas nela depositadas. Era o que faltava dizer mal  do que é meu. Tudo na maior. Todos os anos a Agrival é um sucesso.
Não sou um apaixonado pela Agrival. Este ano nem lá pus os pés, nem as mãos nem coisa nenhuma. Não vejo lá nada que me interesse. 90 por cento da animação musical, não presta, é foleira, é pirosa é sempre mais do mesmo, tirando raríssimas excepções, como já foi o caso há anos das presenças do Vitorino, da Ronda dos Quatro Caminhos e pouco mais. Não vou lá para comer  e beber, não vou pela música, e depois a confusão é medonha. Não faz o meu género. Sou adepto de outras calmarias. Mas a minha não adesão à Agrival não é só de agora, já vem de longe. Não sou consumidor desse produto, não sou militante desse partido. 
Pode de facto a Agrival ter uma afluência de “grande sucesso” como diz Antonino de Sousa. E isso deve-se de facto a dois motivos que arrastam multidões: Comes e bebes e música pimba, que é aquilo que o povão mais gosta. Tomemos como exemplo, o S. Martinho que cresceu de popularidade e afluência de forasteiros, tudo porque há vinho à borla, e onde houver boa pinga há gente até mais não.  Alberto Santos e Adolfo Amílcar são bons alfaiates, se calhar ainda melhores do que eu fui. Sabem muito bem as linhas com que se cosem.
Na minha opinião, a Agrival passou de uma feira para um parque de diversões. O seu paradigma mudou. Não digo para melhor, mudou para mais. E é isso que os responsáveis pela Feira pretendem todos os anos. Enchem a boca a dizer que o balanço positivo e superou todas as nossas expectativas. Na minha opinião a Agrival vale pela quantidade e não prima pela qualidade.
Claro que eu não posso dizer que a Agrival não é um sucesso. Nem sou tão treteiro ao ponto de o afirmar e depois não sei onde foi colocada a fasquia, para aquilatar se aquilo é um êxito ou não.
O Dr. Antonino de Sousa é que é suspeito ao dizer o que disse. Todos (os organizadores e quase toda a classe política do concelho) são suspeitos para afirmar o êxito da Feira Agrícola. Agrícola que nunca o foi. Estou de acordo com Alberto Santos, quando há anos (para aí 14 ou 15, quando era vereador ou deputado municipal) disse que a Agrival estava desvirtuada, na medida em que se tinha transformado numa feira onde valia tudo. Hoje se calhar já não pensa assim. Lá vem outra vez o Camões: "mudam-se os tempos…"

A foto é de Napoleão Monteiro

A FRASE DO DIA...


"Não se pode continuar a gastar como se tem feito na Madeira, sempre a contar com os dinheiros públicos. O paradigma mudou, e todos os líderes, regionais, autárquicos, locais e nacionais têm de o aprender, sob pena de Portugal, como um todo, não ter futuro. É preciso pensar cada nova obra, cada endividamento. Não se pode continuar como se não houvesse crise. Neste caso os Açores, apesar de gastarem, têm-no feito com contenção. A Madeira é o regabofe".

Catarina Carvalho
na Notícias Magazine

domingo, 28 de agosto de 2011

PETIÇÃO IC 35


Li num jornal que o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr. Alberto Santos, que andava muito frenético, extremamente agitado com a petição pela construção do IC 35, congelou a sua apresentação na Assembleia da República. Porquê queria eu saber. Teria sido pela mudança de governo e agora deixou de ser tão reivindicativo? Teria sido porque no parlamento, uma proposta do PCP para a construção da dita estrada, foi chumbada pelos seus amigos da direita (PSD/PP)? 
O deputado penafidelense Mário Magalhães já anda para aí a desunhar-se com desculpas esfarrapadas sobre o assunto. Palavras que não convencem ninguém. É assim que se defende o Vale do Sousa e Penafiel? Ele diz que sim, eu digo que não. Limitou-se a seguir a vontade do chefe parlamentar.
O problema aqui é aquilo que Camões dizia "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades". 
O blogue "Riquezas e Tradições de Penafiel", que solicitava que se assinasse a petição para uma obra tão importante, está quedo e mudo. Enche a barriga com a Agrival do CCC  (Carreira, Canários e Companhia).  
Isto é que é bairrismo. Isto é que é elevar Penafiel, como dizem os seus amigos e amigas comentadores...
Por falar em Mário Magalhães, quem é agora o presidente da famigerada empresa municipal "Penafiel Verde? É que tanto quanto vamos sabendo, agora não se pode acumular "tachos"... 


A FOTO DO DIA...


A FRASE DO DIA...


"A China comunista por dentro e capitalista por fora, parece imbatível nas relações internacionais e a nossa melhor porta para a saída para a crise seria mesmo vender-lhe o nosso modelo social"

Manuel Tavares
no JN

sábado, 27 de agosto de 2011

A FOTO DO DIA...


O fontanário em baixo e a bandeira no alto...


Alguém saberá dizer o que se passou com este fontanário?  Secou porquê? E assim de repente? De um dia para o outro deixou de deitar água, que era boa para consumo. 
Estava capaz de perguntar à Junta de Freguesia de Penafiel, mas não temos junta. E a Câmara Municipal saberá do que se passa?  Não deve saber. Anda muito afadigada com os galegos que vêm cá comer à Agrival. 
Uma coisa é certa podemos não ter água neste fontanário, mas temos uma bandeira espanhola içada na varanda da edilidade. Como se não bastasse o Barcelona nos ter chatiado a pinha... 



A VOZ DOS RIDÍCULOS...


Recorte retirado do jornal "Sol"

A FRASE DO DIA...


"O mais grave de tudo isto, é que a Europa comunitária tem um presidente que me parece estar completamente ausente de todas as barbaridades económicas, e não só, infligidas dentro da sua esfera de acção. Se ele é Durão, talvez o tenha sido contra o indefeso, esquartejado e martirizado povo iraquiano, quando andou de mãos dadas (e como foi pago!!!) com Bush, o belzebu de todas as crenças e aflições".

José Amaral
no JN

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

GUERRA DE INTERESSES...


Esta é a melhor imagem para retratar a nossa Europa e América civilizados. Entretanto esta gente anda preocupada com o ditador líbio Kadafi. O despudor é tanto que se dão ao luxo de mostrar através de uma comunicação social  sedenta de sangue, a piscina do homem que domina a Líbia há 42 anos. Parece que era proibido ele ter uma casa luxuosa. Em Portugal (país que apoia esta guerra) qualquer jarreta tem isso e muito mais. São palacetes, são piscinas, são lucros de milhões, no entanto se as suas empresas tiverem uma pequena oscilação, não hesitam em lançar na miséria trabalhadores, enviando para um futuro desgraçado. E muitos deles são ditadores com as leis feitas à medida deles, com as tais parcerias publico-privadas.  Sabem o que é isso? Perguntem-lhes.
Eu continuo a pensar que para destituir o chefe líbio do governo daquele país, não era necessário a Nato, organização fantoche nas mãos de americanos, fazer bombardeamentos e apoiar os rebeldes. O interesse como se sabe é o ouro negro líbio, tal como foi o petróleo iraquiano. Entretanto o TPI (outro fantoche) continua à espera de Kadafi para lhe aplicar a receita do costume.  
É ultrajante ver um  ocidente miserável, esfomeado e cada vez mais pobre, por causa dos ricos, fazer guerra a um país que  se calhar tem melhores estruturas sociais, que muitos destes que se armam em democratas em países onde quem manda são os euros e os dólares...   

Recorte retirado do jornal Avante

A FOTO DO DIA...


A FRASE DO DIA...


"Pai nosso, sai do céu. Vem à terra, traz a nós a tua justiça para impor o teu poder. Para castigar aqueles que continuam a tirar o pão da boca dos que têm fome e mandar para  o inferno todos aqueles que te mataram, por tu, senhor, ajudares os fracos e esfomeados e que hoje continuam a matar para encherem os seus alforges à custa daqueles que trabalham e são humildes e morrem aos milhões".

Carlos Figueiredo
no JN

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

CARLA BRUNI - Quelq`un m`a dit

Neste momento que coloco este vídeo neste blogue, o Tony Carreira na Agrival faz as delícias de um povo atrasado culturalmente... 
Gostos discutem-se... Eu prefiro a primeira dama da França a cantar uma canção que é de facto um anti depressivo. Ouçam que é uma maravilha...


A FOTO DO DIA...


PASSOS NO JARDIM...


Ao dar o braço a Jardim, Passos Coelho arrisca-se para além de ficar maneta, a não colocar as contas em ordem neste país. Assim se vê o nível do PSD. Este partido desde sempre se curvou cobardemente perante o ditador da Madeira. Ninguém tem "tomates" para mandar calar este gastador de dinheiros públicos. Ao ser amigo de Jardim, Passos mostra que é inimigo de Portugal e dos portugueses, ao contrário de Portas, que num  lampejo saudável de política, ainda vai batendo o pé àquela tropa da Madeira.
Como está na moda privatizar, porque não privatizar a Madeira? Vendam-na, não a quem der mais. Vendam-na por qualquer preço e verão o dinheiro que se poupa, não pela venda, mas pelos dinheiros que deixam de ser canalizados para a ilha do Kadafi madeirense...

A FRASE DO DIA...


"Depois da Maçonaria e da Trilateral, Alberto João Jardim culpa agora o "Estado Central" e o "sistema capitalista" pela catástrofe situação orçamental a que levou a Madeira. Entretanto, o Tribunal de Contas, revelou que a festa dos 500 anos do Funchal, custou mais 75% do que o previsto. Aposto que, desta vez, a culpa foi do Opus Dei, da "Al Qaeda" e da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol".

Manuel António Pina
no JNP

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

TOURADA EM BAIÃO...



Nas touradas há coisas afinal de que eu gosto: É isto que a imagem mostra. O touro de pé e o homem no chão. Adoro estas imagens. Só tenho pena é que estes valentões forcados, não ficassem de maneira a nunca mais poderem pisar uma arena para gozar com um animal, que foi forçado a ir para ali, ao contrário dos forcados.  Não sei se a Câmara Municipal de Baião patrocinou este "espectáculo", mas se interferiu nesta realização sanguinária, lamento que a inteligência de José Luís Carneiro seja posta em causa. 
Por falar em carneiro, porque não vai ele para a arena, proporcionar momentos de prazer e gozo às massas ululantes, sedentas de sangue, quais Dráculas desta era... 
Coitado do concelho de Baião que se diverte com estas coisas e depois no inverno, quando cai uns flocos de neve, fica logo isolado do mundo... Pobre gente que este mundo tem...

Recorte retirado do Jornal de Notícias

A FRASE DO DIA...



"Nem sequer o facto despiciendo de Passos Coelho e (acessoriamente) Paulo Portas faltarem agora ao que prometeram na campanha consegue indignar um país por enquanto resignado e dormente". 

Vasco Pulido Valente
no Público

terça-feira, 23 de agosto de 2011

AGRIVAL...


Não é grave, nem sequer merecia um comunicado do PS de Penafiel. Mas de facto a senhora ministra da agricultura Assunção Cristas, não fez os trabalhos de casa. Deu-lhe na cabeça para dizer que em 32 anos de Agrival, esta era a primeira vez que um membro do governo inaugurava o certame. É mentira, e aqui está a prova. Esta foto reporta-se ao ano de 2001. Foi a primeira Feira no actual espaço. Aqui está junto a Sousa Pinto e Rui Silva o ministro da agricultura Capoulas Santos...
No mesmo comunicado que o PS lançou, este partido manifesta preocupação por uma eventual má distribuição de lugares aos expositores na Feira. Meus amigos, reparem com quê o PS se preocupa. Francamente! Eu gostava era de ver os responsáveis socialistas desta terra a preocupar-se com o que está e vai acontecer em Penafiel, no campo do urbanismo, da mobilidade, da recuperação urbana, etc., etc.
É este o PS que Penafiel tem. 


Foto retirada do Jornal 3 de Março

A FRASE DO DIA...


"Foi preciso a troika lembrar que existe o Dr. Jardim e o seu incontrolável governo para que o ministro das Finanças também se atrevesse a aflorar o assunto".

Miguel Sousa Tavares
no Expresso

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

TEXTO RECUSADO...


                                                               
Normalmente leio os textos do Dr. Alfredo de Sousa no jornal “ O Penafidelense”. Exceptuando uma frase de um artigo publicado há tempos, em que dizia que o bairrismo era um sentimento pacóvio, estou mais ou menos de acordo com o pensamento do distinto cronista. Tenho pena que não fale mais de Penafiel, uma vez que este jornal é local/regional.
Hoje eu venho aqui para corroborar com o que disse no texto “Valha-nos o Dom Armando”, publicado em 21 de Julho, concretamente quando se pronuncia sobre a crise que se instalou em Portugal ao rebater afirmações do jornalista e escritor Baptista Bastos (BB)  contra o actual governo. Reagiu então Alfredo de Sousa: “É pena que BB, não seja mais completo e não diga aos leitores que o mal não nasceu com este governo mas que, existindo já, agravou-se com o governo anterior…”
Estou completamente de acordo com estas palavras “EXISTINDO JÁ”. Ao dizê-las,  Alfredo de Sousa concretiza melhor a realidade das coisas que fazem parte da história de Portugal mais recente.
De facto a crise não é de agora, já tem alguns anos, e quase tenho a certeza de que  Alfredo de Sousa estará de acordo com o que disse o professor Boaventura Sousa Santos numa entrevista ao “Jornal de Negócios” em 1 de Julho, ao recuar aos tempos de Cavaco Silva, enquanto primeiro-ministro, classificando-o como o principal autor do actual problema financeiro português, indo ao encontro das palavras de Miguel Cadilhe seu ex-ministro das finanças quando o rotulou como o “pai do monstro”.
Com certeza que Alfredo de Sousa leu a dita entrevista, porque é um “viciado” em leitura. Por isso disse, e disse muito bem, que a crise já vem de trás. De facto, a crise já existia. Se calhar Alfredo de Sousa falou como falou, depois de ter focalizado a sua atenção num pequeno extracto da entrevista que o sociólogo de Coimbra deu à jornalista Anabela Mota Ribeiro, que passo a transcrever: 
“O Presidente da República é o grande responsável histórico disto. Não tenho medo de o dizer: é o homem que mais mal fez a Portugal. Pela forma como geriu os fundos. É do tempo de Cavaco o abate dos nossos barcos, da frota de pesca. É do tempo de Cavaco dizerem aos nossos agricultores: “ não agricultem, arranquem as vinhas e as oliveiras e pagaremos por isso”. Cometeu um outro estrago que na minha opinião foi um crime: quando vieram os fundos destinados à formação profissional. Foram muitíssimos fundos. Lutávamos para que fossem geridos pelas universidades técnicas. Cavaco Silva, que tinha um contencioso com as universidades, decidiu que seriam os Centros de Formação a fazê-lo. E foi a mais completa , a mais secreta, a mais profunda, a mais prejudicial corrupção que alguma vez houve em Portugal. Criaram cursos fantasma, para dar formação fantasma, que não permitiria a requalificação da nossa mão de obra…”
Pode-se dizer que estas palavras se tratam de uma mera opinião de Boaventura Sousa Santos. Mas vamos ser intelectualmente honestos para dizer que a sua opinião, não é uma opinião qualquer. O Dr. Alfredo de Sousa conhece muito bem o autor de “Pela Mão de Alice”, por isso nunca poderia estar de acordo com os ataques desferidos ao actual governo pelo autor de “Um Homem Parado no Inverno”.
Falou bem o Dr. Alfredo de Sousa, embora eu ache que exagerou um pouco quando disse que o governo de Sócrates pôs este país na penúria. José Sócrates podia de facto ter feito algumas coisas erradas, mas não esquecerei nunca, que a ele se deve a eliminação em 2005, de um “crime” que foi praticado pelo bloco central (PS e PSD) em 1985, quando foram criados, a subvenção vitalícia e subsídio de reintegração, regalias que passaram a ser atribuídas aos políticos que estivessem nestas funções, primeiro oito e depois doze anos. Regalias contranatura que durante 20 anos serviram para engordar políticos e emagrecer  o erário público. Como se sabe, uma subvenção vitalícia é um vencimento extra para políticos e para toda a vida
Boaventura Sousa Santos até podia ter ido mais longe nas suas considerações se se tivesse lembrado dos milhões que Cavaco Silva deu de mão beijada à função pública, sem que esta tivesse tido um milímetro de merecimento. Tenho amigos professores que no tempo da retoma e do oásis, diziam, esfregando as mãos de contentamento: “chove dinheiro na minha conta”.
Portanto fico satisfeito por o Dr. Alfredo de Sousa ter colocado os pontos nos is ao autor de “Elegia para um Caixão Vazio”, Baptista Bastos, que apesar de tudo, continua a ser um nome grande das letras deste país.

Este texto de opinião foi liminarmente recusado pela direcção do jornal "O Penafidelense", a exemplo de outros que viram o mesmo destino. 
Assim vai a imprensa de Penafiel...

A FRASE DO DIA...


"A senhora Merkel não consegue já fingir que é uma rainha santa: do seu regaço não saem pães mas sim rosas com espinhos".

Fernando Sobral
no "Jornal de Negócios"

domingo, 21 de agosto de 2011

PENAFIEL E A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (8)



Em Dezembro ainda do mesmo ano de 1939, o concelho de Penafiel viu-se envolvido numa euforia nacionalista. O padre, poeta e escritor Moreira das Neves, natural de Paredes e chefe de redacção do jornal "Novidades" de Lisboa, fazia um apelo para que todas as freguesias de Penafiel se juntassem no sentido de levantar no ano de 1940, que se avizinhava, um cruzeiro da Independência com letras gravadas a ouro para comemorar a Restauração de Portugal. Este cruzeiro seria erigido em todas as freguesias do concelho de Penafiel.
Na Finlândia, o avanço inicial russo acabava com um travão que ensombraria o mundo. A linha defensiva Mannerhein, no istmo de Carela, suportava a pressão soviética e os finlandeses infligiam grandes perdas nos russos. Atacavam os carros de combate utilizando granadas incendiárias: os cocktail molotov.  Durante a noite de 16 de Dezembro, um golpe de mão finlandês deixava fora de serviço 70 carros de combate russos. Os finlandeses aguentavam os soviéticos a 30 graus  negativos. Apesar dos ataques russos, a primeira batalha acabaria  com a derrota do Exército Vermelho. Os soviéticos viram-se obrigados a retirar. 
Quem não se retirou foi uma multidão de operários que se pespegou junto a uma das centrais e concorridas igrejas de Penafiel (não se apurou qual), batendo com ferros na aparelhamento de pedra. Semelhante "música" tornou-se herética aos olhos e ouvidos dos passantes e moradores. O autor da notícia terminava dizendo que se fosse o 1º de Maio, então a música seria outra... nem que não houvesse pão para a ceia. A censura não deixou que se soubesse o motivo de tal chinfrineira.

Continua...

PENAFIEL E A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (7)


A 17 de Novembro de 1939, o Conselho Supremo Aliado, reunia-se em Paris. Em caso de ataque alemão, decidiu-se concentrar a defesa desde o Mosa (rio que nasce em Langre, França) até Anvers.
Enquanto isso no burgo penafidelense um grande entusiasta do progresso, pretendia que no Verão se transformasse o vasto lago do Sameiro, numa formosa piscina forrada de azulejos, com caixas de profundidade para saltos de mergulhos. Dizia que a água poderia vir do rio de Cavalum puxada através de motores. Esta água que já se encontrava na tapada da Baronesa das Lages, era chamada "água de corpo lavado" e poderia ser utilizada para incêndios, regas, irrigações de ruas etc.etc.
Muito longe destas paragens, era Winston Churchil, que propunha a minagem das águas do Reno,  entre Estrasburgo e o rio Lauter, utilizando aviões. Mas acontecia o contrário. Aviões alemães eram vistos a lançar objectos no estuário do rio Tamisa. Ao baixar a maré seriam identificados, como minas magnéticas, caindo em mãos inglesas o segredo das suas espoletas. 


Continua...

A FRASE DO DIA...


"Fui, não há muito tempo, operado num hospital público e pior e mais penoso do que a cirurgia foi ter estado uma semana inteira enfiado numa enfermaria com o televisor ligado de manhã à noite. De manhã Goucha ou Praça da Alegria, à tarde telenovelas e Júlia Pinheiro, depois Preço Certo, depois mais telenovelas, Ídolos, concursos, sei lá o quê, e tudo sem anestesia!"


Manuel António Pina
na revista Notícias Magazine 

sábado, 20 de agosto de 2011

REGENERAÇÃO URBANA DA CIDADE...



Ainda a festa mal começou e já andam a deitar foguetes. Saiu à rua um folheto a falar das obras que se estão a iniciar e outras que vêm para as ruas mais lá para a frente. Os jotinhas sociais democratas do blogue "riquezas e tradições" já batem palmas. Pudera, são do PSD e tudo o que Alberto Santos fizer, está bem feito. Cegueira. A isto eu chamo cegueira política. Estou a falar  da Paula Mota "João Jardim", do "lápis azul" Tiago Daniel Lopes e seus amigos comentadores de  profundíssimos comentários.  
Por princípios meus, só costumo achar mal, do que acho não estar bem, e não dizer bem do que acho não estar mal. O que está bem toda a gente vê, salta logo aos olhos. E o que está mal (na minha opinião) normalmente as pessoas que andam anestesiadas politicamente, não têm olhos para ver.
Devo dizer que sou favorável, às obras que se estão iniciar nas zonas do Centro de Saúde de Penafiel, na zona das piscinas municipais, no Parque Infantil, porque pior do que estavam  aqueles locais não pode ficar. Em zonas degradadas, ou desaproveitadas, tudo o que se fizer,  ficará sempre melhor. Não tenho dúvidas disso. Tenho algumas dúvidas nas obras da Avenida Gaspar Baltar. Vamos esperar para ver.
Os meus grandes receios vão para a zona histórica da cidade, concretamente na Praça Municipal. As obras que por ali se impõem deviam ser apenas de melhoramento e não de fundo como se prevê. Vão gastar 10 milhões não sei em quê. Nunca estarei de acordo se houver corte de uma árvore que seja, defronte do edifício da Câmara Municipal. Nunca estarei de acordo se retirarem a pedra que envolve o monumento dos Mortos da Grande Guerra. Nunca. É crime de lesa património. Nunca estarei de acordo se retirarem a "pedrinha" do passeio da Câmara. Nunca. É crime mexer no que está bem feito. Crimes que já foram perpetrados quando granitaram os passeios, que tanto desfeiam a nossa cidade. Eu já disse isto muitas vezes. Já estou cansado de chamar a atenção para o mau gosto que impera na secção de urbanismo da CMP. O surrealismo chega ao ponto de quererem fazer uma rotunda junto à Loja do Cidadão.
Não tenho nenhuma confiança nesse pelouro. Esta Câmara anda obcecada pelo granito. Quer colocar granito em todo o lado. Querem melhorar  o piso da Rua do Carmo e Rua Direita, quando o seu maior problema está na degradação habitacional. A maioria destas casas está a cair. E não é só lá. A zona histórica da cidade está a cair aos bocados.
Vamos ver como vai ficar a cidade depois das obras, se vai ficar como diz Alberto Santos no folheto distribuído recentemente à população:     


Vamos ver. Se ficarem mal contem com as minhas palavras amargas, se ficarem bem contem com o meu silêncio. Oxalá fique silencioso...

A FRASE DO DIA...


" Passos Coelho foi ao Pontal fazer o quê? Autopropaganda, sem explicar as relações civis, a vida política, a gestão da economia, a natureza dos sacrifícios que nos impõe. Nada de nada."

Baptista Bastos
no Diário de Notícias

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

OPORTUNISMO...

Li num jornal que alguém desta terra se aproveitou deste logótipo da câmara para o colar ao vinho que produz. Tratou-se de uma atitude de chiquespertismo, de oportunismo bacoco. Também por parte da Câmara, houve muito laxismo. Então não registam as marcas, as suas imagens, as suas patentes?  Não compreendo este "deixa andar" do executivo de Alberto Santos e Companhia. Para mim tratou-se de um roubo, de um aproveitamento, ainda por cima de alguém de Penafiel. Deve ser alguém  que sente muito Penafiel. Eu sou insuspeito neste caso. Não simpatizo com esta frase. Porque acho que a Câmara nunca sentiu Penafiel. Mas pior esteve o senhor fulano que se aproveitou de uma infantilidade do executivo camarário.

A FRASE DO DIA...


"Afinal, com a queda do muro de Berlim parecia ter chegado a paz perpétua e um futuro de confiança sem temor. Mas tudo está terrivelmente complicado."

Anselmo Borges
Padre e professor de filosofia
no Diário de Notícias


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

NOTAS DA IMPRENSA...


Cá está um dos maiores cancros da sociedade. Não é por acaso que a função publica está estigmatizada como uma classe que não faz puto... 

Recorte do JN

A FRASE DO DIA...


"Segundo eles (o governo), os mais carenciados não deve usufruir dos direitos constitucionais, mas sim do direito a esmolas, como a sopa dos pobres salazarenta de má memória, porque continua a ser esta a concepção ideológica desta gente, fermentada dentro da caridadezinha católica que ainda os caracteriza de benfeitores!" 

Albano Silva
no JN

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A FRASE DO DIA...


"Consumo sim, todos gastamos para além do que devíamos. Mas não se esqueçam de que não teremos recuperação económica se não for travado o empobrecimento da classe média." 


Manuel Tavares
no JN

terça-feira, 16 de agosto de 2011

NOCTURNOS...


Já escureceu o suficiente para eu me esconder do mundo. O luar seguiu as minhas pisadas, foi clarear outras latitudes, tão remotas como estas em que eu habito, vegeto, sentindo-me invulgarmente remetido para paragens onde o autocarro não pára. Parado, escuto e olho. Não oiço nem vejo um rosto que me deve, que tem uma dívida para comigo, que nem o vento consegue pagar.
Esse rosto tem uma marca que devora os meus pensamentos, os meus passos, as minhas atitudes, as minhas atenções e distracções. É uma espécie de papel manchado por um poema ainda mal começado, mas que já vai dando sinais da mensagem que pretende insinuar. Pressente-se o rosto, mas não é palpável, não é visível. Sente-se o seu bafo de inverno precoce. Sente-se a sua quentura de um verão repousado em setembros infindáveis. Não tenho esse rosto que procuro. Não tenho esse poema por acabar. Não tenho ventos. E eu para aqui submetido a um espaço que só cabe uma partitura acabada de compor.
No escuro, vejo o suficiente para saber que o teu rosto está por encontrar. Espero melhores noites, porque isto dos dias, não há espuma que chegue para os desmaiar...

A FRASE DO DIA...


"Se a democracia é o poder do povo, quem é o maior responsável pelo descalabro deste país? É pena que a democracia não seja mais abrangente, de forma a que os sacrifícios, a começar pelo corte no 13º mês, fossem suportados pelas maiorias que têm legitimado as políticas seguidas desde 1976."


J. Nazareno Ramos
no JN

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PENAFIEL E A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (6)



Aproximava-se o inverno de 1939. A Polónia ocupada desde finais de Setembro, desapareceu de cena e o seu território foi dividido entre Reich, e a URSS, a qual obteve o direito de se instalar nos países bálticos. Mas enquanto a Finlândia rompia as suas negociações com a URSS sobre os territórios limítrofes, esta potência denunciava o tratado de não agressão de 1932 com a Finlândia como protesto por um presumível incidente fronteiriço em Leninegrado.
Em Novembro de 1939, Penafiel andava toda entretida com os futebóis, ou com as condições para tal. O Comissariado do Desemprego reforçava a comparticipação de fundos para as obras de um estádio de futebol. Também a Câmara desta cidade, numa das suas reuniões, deliberava entre outros assuntos, a terraplanagem e muros para a construção do Estádio Municipal,  (nesta altura era presidente de uma Comissão Administrativa que orientava os destinos do município, o padre Carlos Pereira Soares). Por sua vez o Fundo do Desemprego concedia ao município penafidelense 40 mil escudos para o mesmo fim.
Entretanto, no norte da Europa, os acontecimentos precipitavam-se. Moscovo exigia as bases na Finlândia mas esta recusava-se a ceder. Foi então que as tropas soviéticas invadiram aquele país, concentrando o seu assalto no istmo de Caleria. Helsínquia era bombardeada. Ainda assim os filandeses resistiam à agressão do exército vermelho.

A FRASE DO DIA...


"A RTP, que nunca inspirou aos portugueses o mais leve respeito, não passa neste ano de 2011 de uma instituição arcaica, que não merece continuar. Ainda por cima, gastando o dinheiro que gasta"

Vasco Pulido Valente
no Público

domingo, 14 de agosto de 2011

A FRASE DO DIA...


"Enquanto Portugal dormia sossegado, na doce ignorância, uma data de gente conhecida arruinava o BPN, como está documentado nos 70 volumes e 700 apensos que constituem o processo legal de uma catástrofe financeira"

Jorge Fiel
no JN

sábado, 13 de agosto de 2011

PENAFIEL E A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (5)


A 12 de Outubro de 1939, a Finlândia e a União Soviética iniciaram conversações para negociar limites fronteiriços. Na Polónia, vencida a última resistência, podia-se considerar concluída a Campanha Polaca. No discurso no Reichstag, Hitler, propõe a paz, convidando as potências ocidentais a que reconheçam a nova divisão da Europa oriental. Contudo a paz não acontece. Dá-se nessa altura o primeiro ataque alemão sobre o território britânico. Aviões alemães atacam a base de Fih of Froth danificando dois cruzadores e um contratorpedeiro britânicos.
Enquanto isso, em Penafiel havia música no Sameiro. Um artista que não se apurou o nome, deu um concerto musical no carrilhão do Santuário da Nossa Senhora da Piedade. Mas o artista em referência, impingiu uma autêntica salada musical, pois em vez de tocar clássicos ou temas religiosos, tocou viras, canções de ceifeiras e outras músicas de sabor profano. Houve indignação local e geral, pois os sinos, pela sagração, eram destinados ao culto divino e não se deviam executar músicas lascivas, impuras ou profanas.
Entretanto neste mês de Outubro de 1939, a Segunda Guerra Mundial no mar já atingia proporções alarmantes. A perseguição ao "Graf Spee", um dos mais famosos navios de guerra alemães, estende-se aos mares de todo o mundo. Quatro couraçados, catorze cruzadores e cinco porta-aviões encontravam-se empenhados na sua captura...

Continua...

BRACALÂNDIA A SALDO...


"É entrar, minha gente, é entrar que hoje é mais barato. Preços nunca vistos. Paga três entradas pelo preço de uma. À dúzia é mais barato. Descontos especiais neste de dia de romaria. É entrar, minha gente, é entrar que a festa já vai começar." 

À Bracalândia vai quem quer. Eu ainda não fui e não tenciono ir. Os preços são inacessíveis, para a minha bolsa. Era o que faltava despender 18 euros, para ver aquilo. Não gosto nem desgosto do "Paraíso da Brincadeira". Não me passa ao lado, passa-me longe, porque aquilo fica no meio do monte, numa freguesia vizinha da minha. Ou seja, não me interessa a Bracalândia e pelo número de visitas não interessa a muito mais gente. Na altura do anúncio, foi dito que as visitas ao parque temático seriam na ordem dos 350 mil por ano. Parece que afinal, foram 150 mil no primeiro ano. Sendo que normalmente é no primeiro ano que funciona  o estado de graça, o efeito surpresa e a novidade. E os 150 mil visitantes só são alcançados porque de vez em quando vai lá a criançada e os idosos, com bilhetes pagos pela autarquia. Ainda ontem o preços dos bilhetes estiveram a saldo. Cinco euros era o preço de entrada, com direito a publicidade em blogues que abrem a boca de espanto a tudo e a qualquer coisa, nesta terra, nem que seja mau. Não é, não Tiago e Paula Mota? Só com promoções, saldos nos bilhetes de ingresso é que aquilo se safa. Penso que só assim é que a gente lá aparece. Não me incomoda nada o êxito ou o fracasso da Bracalândia.  Mas revolta-me saber, que o preço do terreno foi ao preço da chuva, e não pagam impostos durante dez anos ao município, enquanto que eu tive de pagar os olhos da cara por alguns metros quadrados para fazer a minha casa na Rua de Crasto. Isso eu não perdoo à Câmara Municipal de Penafiel.  
Quero lá saber da... Penafidelândia...

FRASE DO DIA...



"Por que é que quando uma empresa declara uma insolvência, os seus donos e os credores têm que se amanhar com o que sobra e no caso do BPN o Estado achou que tinha de lhe pôr a mão por baixo?"

Manuel Serrão
no Jornal de Notícias

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

RTP - TOURADAS


A nossa maldita RTP, continua a querer embrutecer ainda mais este país. Agora a transmissão vem da terra dos chouriços: Vinhais. Não vou acrescentar mais nada ao que tenho aqui dito sobre esta festa para atrasados normais. Sim porque em Portugal é normal ser-se atrasado.
Portanto, não vejam a RTP a partir das 22 horas, porque o espectáculo é sanguinário.   

GASPAR FALOU E DISSE...


O ministro das Finanças anunciou hoje o aumento do IVA sobre a eletricidade e o gás natural, da taxa mínima para a taxa normal, perspetivando o Governo obter com a medida uma receita adicional de 100 milhões de euros.


E faz muito bem. Com o congelamento das pensões existente, os pobres vão ficar mais ricos de... impostos. Que não deve sentir estes agravamentos é o novo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Santana Lopes. Já está reformado com uma pensão para a qual trabalhou meia dúzia de anos, está a receber a fascistóide subvenção vitalícia e agora vem dizer que não vai ser remunerado. Meus caros, se Santana Lopes não vai ter vencimento, está lançado o clima de suspeição, uma vez que vai receber com certeza em mordomias. Não me acredito que este senhor vá trabalhar de borla. A não ser que ele nem sequer ponha os pés na Santa Casa. Um provedor o que é que faz? Aproveita...
Viva Portugal. Viva este Governo.  
E agora vamos cantar o hino: Heróis do bar...