sábado, 25 de fevereiro de 2012

"FOGE CÃO..."


Devo dizer que este cartaz referente às comemorações de mais um ano da mudança da vila Arrifana de Sousa para cidade de Penafiel, é dos mais bem concebidos que eu me lembre. Lindíssimo. Está de parabéns o seu autor.
Só que esta obra de arte, não acompanha em mérito o conteúdo das festas que se realizam durante o mês de Março. Refiro-me concretamente à atribuição de medalhas a algumas individualidades penafidelenses.
Uma Medalha de Ouro do Concelho para uma instituição bancária, para mim não faz sentido. Depois, medalhas de Mérito Municipal douradas a pessoas que têm currículos destes: " Dedicação a diversas actividades de carácter social e religioso, na comunidade"; " Presidente da Conferência de S. Vicente de Paulo, em S. Miguel de Paredes"; Sócio co-fundador do Centro Cultural e Rancho Folclórico de Paço de Sousa", vulgarizam, desvalorizam o que podia ser de facto uma acto grande num grande dia de Penafiel
Há também a atribuição a título póstumo a um ex-presidente de Junta de Freguesia. Com todo o respeito que o falecido Inácio Conceição Teixeira merece de toda a gente, até porque não está cá para alegar o que quer que seja, dá-me a impressão que esta medalha é atribuída apenas por este autarca ter falecido e ser do PSD.
Eu não sei quem se lembra destes nomes para serem homenageados. Há aqui muita política, o que vem demonstrar que esta cerimónia de homenagem a figuras de Penafiel, está ferida na sua credibilidade.  
Mais uma vez está justificada a frase de outros tempos: "Foge cão que te fazem varão. Para onde se me fazem conde?"...

Sem comentários:

Enviar um comentário